Peças de estudos melódicos para Flauta
por Nilson Mascolo Filho
Peças de estudos melódicos para flauta são composições para flauta com melodias, porém com objetivo de desenvolver a técnica, sonoridade e musicalidade. Segue uma seleção e indicação das melhores e mais usadas peças de estudos melódicas para flauta. Apresentamos os estudos na Ordem por Compositores, com breve descrição sobre cada compositor, e também pelo grau de dificuldade de cada estudo.  Em cada estudo melódico indicaremos aonde deva baixar ou comprar impresso os estudos. Se você deseja ser um grande flautista, é essencial estudar todos eles. 

Todos estes estudos estão disponíveis em pdf na Área Vip Estudantes de Flauta. Seja um assinante da Área Vip deste site.

>>>Ordem por Compositores<<<
Segue na ordem alfabética de compositores os estudos melódicos para flauta e uma breve descrição dos compositores.

Altes
Joseph-Henri Altes (18 janeiro 1826 em Rouen - 24 julho 1895 em Paris ) foi um flautista Francês e compositor. Altes foi o primeiro flautista da Ópera de Paris e em 1868 se tornou professor de flauta no Conservatório de Paris, onde permaneceu até 1893. Entre seus alunos estava Georges Barrère e Paul Taffanel. 

Nível Intermediário II

Altes, 26 Estudos para flauta  (Twenty-Six Selected Studies). 


Andersen
Carl Joachim Andersen (29 de abril de 1847 - 07 de maio de 1909) foi um flautista dinamarquês, maestro e compositor nascido em Copenhagen, filho do flautista Christian Joachim Andersen. Foi um virtuoso flautista e compositor de músicas de flauta,  era considerado um dos melhores do seu tempo. Seus estudos para Flauta são do mais alto nível,  usados ​​em todo o mundo por grandes Mestres, Conservatórios e flautistas.

Nível Intermediário I

Andersen, 18 Etudes for Flute, , opus 41.
Andersen, 26 pequenos caprichos, opus 37.

Nível Intermediário II

Andersen, 24 Etudes for Flute, opus 30.
Andersen, 24 Etudes for Flute, opus 21.

Nível Avançado

Andersen, 24 Etudes for Flute, opus 15.
Andersen, 24 Virtuosity Studies for Flute, opus 60.
Andersen, 24 Technical Studies for Flute, opus 63.



Berbiguier
Antoine Benoit Tranquille Berbiguier (Caderousse , 21 dezembro 1782 - Pontlevoy 20 janeiro 1835 ) foi um grande flautista, pedagogo e compositor francês. Berbiguier estudou no Conservatório Nacional de Música de Paris. Berbiguier compôs duetos, concertos, sonatas e diversas outras peças para flauta. Por volta de 1818, seus excelentes estudos foram publicados nos quais ainda hoje são usados.

Nível Intermediário I e II

Berbiguier, 18 exercícios para flauta (Eighteen Exercises or Etudes). 


Boehm
Theobald Böhm ou Theobald Boehm, (09 de abril de 1794 - 25 de novembro de 1881) foi um inventor alemão, um virtuoso flautista e compositor célebre para flauta. Depois de estudar acústica na Universidade de Munique, Boehm desenvolveu a flauta moderna com chaves, flauta transversal que usamos até hoje. Os estudos para flautas de Boehm são excelentes, usados ​​em todo o mundo por grandes Mestres, Conservatórios e flautistas.

Nível Intermediário I e II

Boehm, 24 Melodious Studies, Op.37

Boehm, 24 Caprices for Flute, Op. 26

Nível Avançado


Caratge
Fernand Caratgé (1902-1991) nasceu em Béziers. Ele estudou no Conservatório de Paris com Philippe Gaubert e obteve seu Premier Prix em 1924. Caratgé foi assistente de Gaston Crunelle no Conservatório de Paris 1951-1969, onde entre seus alunos incluí Pierre Yves Artaud, William Bennett, Roger Bourdin, Adrian Brett, Peter Lloyd, Jean-Pierre Rampal e Günther Rumpel. Muitos jovens flautistas consultavam Caratgé na performances de Bach, pois era a especialidade dele. Caratgé era um professor comprometido que produziu estudos para Flauta e edições de música para a editora Paris Alphonse Leduc. Caratgé ensinou a flauta na École Normale de Musique de Paris a uma idade avançada, onde ele inspirou seus alunos com o seu extraordinário conhecimento do repertório.

Nível iniciante para Intermediário I

Cavally
Robert Neil Cavally (24 de Fevereiro, 1906-1925 abril de 1994) foi um flautista americano, professor de muitos flautistas e professores notáveis. Cavally compilou e editou muitas peças solos e estudos para flautas. Os Livros e Métodos para flauta de Cavally são excelentes e muito utilizados por alunos e professores do mundo todo. 

Os Estudos para flauta melódicos e progressivos de Cavally não são composições próprias dele, mas uma excelente seleção e edição de excelentes estudos de Andersen, Gariboldi, Koehler, Terschak e outros.

Nível Intermediário I

1- Estudos para flauta melódicos e progressivos - Livro 1 (Melodious and Progressive Studies Book 1)

Nível Intermediário II

2- Estudos para flauta melódicos e progressivos - Livro 2 (Melodious and Progressive Studies Book 2)

Nível Avançado

3- Estudos para flauta melódicos e progressivos - Livro 2 (Melodious and Progressive Studies Book 3)
Drouet
Louis Drouet (*14 de Abril de 1792 em Amsterdam ; † 30 de Setembro de 1873 em Berna ) foi um flautista, fabricante de flauta, compositor e maestro franco-holandesa. Em Amsterdam, Drouet estudou com o flautista Arnoldus Dahmen e mais tarde estudou no Conservatório de Paris. Drouet deixou mais de 400 obras, incluindo 10 concertos para flauta e orquestra, inúmeras variações sobre árias de ópera e canções, bem como obras de ensino e estudos para Flauta. Seus estudos para flauta são excelentes e essenciais.

Nível Intermediário I e II

Drouet, 25 Estudos solos para flauta (25 Etudes Solo Flute)

Drouet, 72 Estudos para flauta (Studies for the boehm flute)


Gariboldi
Giuseppe Gariboldi (Macerata, 17 de março de 1833 - Castelraimondo, 12 de abril de 1905) foi um virtuoso flautista e compositor italiano. Após estudos com Giuseppe D'Aloe, Gariboldi mudou-se para Paris, onde trabalhou como um virtuoso flautista e compositor. Alguns anos, também ensinou no Conservatório de Paris. Seu trabalho inclui inúmeras composições para flauta e seus estudos são usados ​​em todo o mundo em muitos Conservatório.

Nível Intermediário I 

Gariboldi, Études mignonnes, Opus 131

Gariboldi, 20 Studies for flute, Op 132

Gariboldi, Exercices Journaliers pour Flute, Opus 89


Nível Intermediário II

Gariboldi,24 Etudes Chantantes, Opus 88

Gariboldi, Grandes études de style, Opus 134


Nível Avançado

Gariboldi, Grands Exercices Op139 
Gaubert
Philippe Gaubert (05 de julho de 1879 - 08 de julho de 1941) foi um virtuoso flautista francês e respeitado maestro e compositor. Gaubert estudou com Claude-Paul Taffanel. Gaubert compôs muitas musicas para flauta e após o falecimento de seu célebre professor Claude-Paul Taffanel, ele terminou sua obra que deixara inacabada, os 17 Grands Exercícios Journaliers De Mecanisme, conhecido como os EJs de Taffanel e Gaubert. Uma obra usada por muitos flautistas em conservatório do mundo todo.

Nível Intermediário I e II

Gaubert & Taffanel, 24 Études progressives - EP (Quinta parte do Método Completo de Taffanel & Caubert)

Nível Avançado

Gaubert 
& Taffanel, 12 Grandes Études de Virtuosité - EV (Sexta parte do Método Completo de Taffanel & Caubert)



Hugues
Luigi Hugues (27 de outubro de 1836 - 5 de março 1913) foi um geógrafo italiano e um flautista amador. Ele é mais conhecido hoje como compositor e arranjador de obras virtuosas para a flauta, e por suas contribuições no ensino da história de geografia. Hugues era engenheiro e ensinou em vários institutos técnicos antes de se tornar professor de geografia na Faculdade de Letras da Universidade de Turim , em 1897. Luigi Hughes morreu em Casale Monferrato com a idade de 76. Viale Luigi Hugues, uma rua em Turim , é nomeado em sua honra. Hugues também escrever excelentes estudos para flauta, usados até hoje.

Nível Intermediário I e II

Hugues, 40 Esercizi per flauto, Op.101

Hugues, 40 Nuovi Studi per flauto, Op. 75


Karg-Elert
Sigfrid Karg-Elert (Oberndorf am Neckar , 21 de novembro de 1877 - Leipzig , 9 de abril de 1933) foi um compositor Inglês de considerável fama no Início do Século XX. Muito conhecido por suas canções, música de Câmara e Peças Pará de piano, órgão e harmônico. Karg-Elert também compôs peças para flautas e estudos.

Nível Intermediário II e avançado 

Karg-Elert, 30 Caprices for Flute, Op. 107.
Köhler
Ernesto Köhler (04 de dezembro de 1849 - 17 de marco de 1907) foi um virtuoso flautista italiano e compositor. Ele foi considerado um dos melhores flautistas de sua época. Nascido em Modena, Köhler aprendeu flauta com seu pai, Venceslau Joseph Köhler. Köhler mudou-se para Viena e em 1871 se tornou membro da orquestra da Ópera Imperial em São Petersburgo. Köhler também dirigiu a orquestra do Instituto Imperial de Engenharia e lecionou no Instituto Oldenburg Prinz. Köhler eram um compositor para flauta notável, ele escreveu mais de 100 obras para flauta, entre estudos, duetos e solos. Ele também produziu uma ópera e vários ballets. Seus estudos para flauta são conhecidos e usados por grandes mestres, conservatórios e flautistas do mundo inteiro. 

Nível Intermediário II

Köhler, 25 Romantic Studies op. 66

>>>Série de Estudos do Opus 33

Nível Intermediário I

Köhler, 15 Easy Exercises for flute, Opus 33 - Book 1

Nível Intermediário II

Köhler, 12 The Flutist's Progress, Opus 33 - Book  II

Nível Avançado

Köhler, The Flutist's Progress, Opus 33 - Book III
>>>Série de Estudos do Opus 75

Nível Avançado

Koehler, 30 Virtuoso Etudes for Flute Op.75 - Vol. I

Koehler, 30 Virtuoso Etudes for Flute Op.75 - Vol. II

Koehler, 30 Virtuoso Etudes for Flute Op.75 - Vol. III

Mascolo
Nilson Mascolo (*1981-) e Cinthia Mascolo(*1985) são flautista ítalos-brasileiros que se dedicaram ao ensino de flauta. São criadores deste site Estudantes de Flauta e compuseram vários métodos para flauta destinado aos flautistas iniciantes e intermediários.

 
Nível iniciante para Intermediário I

Mascolo, 17 Estudos para Flauta Transversal


Reichert
Matheus André Reichert (Pays-Pas, 1830-1880) foi um virtuoso flautista Belga, ele chegou ao Brasil em 1859, contratado pelo Imperador Pedro II. Conhecido e admirado por músicos eruditos como Carlos Gomes, Reichert também desenvolveu suas afinidades com o Brasil, com os seresteiros e boêmios da época. Sua brilhante síntese musical é recuperada aqui pela pesquisa pioneira de Odette Ernest Dias. Entre suas inúmeras composições para flauta, Reichert compôs seus sete exercícios diários no qual é usado por todos os flautistas do mundo todo.

Nível Intermediário I e II

Reichert , 7 Daily Exercises, Op. 5


Taffanel
Claude-Paul Taffanel (16 de Setembro 1844-1822 November 1908) foi um flautista francês, maestro e professor. Nascido em Bordeaux, França, Taffanel recebeu suas primeiras lições na flauta com seu pai, com a idade de nove anos. Depois de dar o seu primeiro concerto com a idade de dez anos, ele estudou com Vincent Dorus no Conservatório de Paris. Taffanel se formou em 1860 e ganhou seu primeiro de vários prêmios aos dezesseis anos de idade. Taffanel construiu uma grande carreira como solista e músico de orquestra por mais de 30 anos.  Taffanel escreveu inúmeras composições para flauta, estudos e exercícios diários.   Taffanel também começou a escrever um método para flauta, 17 Grands Exercícios Journaliers De Mecanisme, que foi terminado depois de sua morte por dois de seus alunos, Louis Fleury e Philippe Gaubert. Hoje, seu Método se tornou padrão por muitos flautistas em conservatório do mundo todo. 

Nível Intermediário I e II

Taffanel & Gaubert, 24 Études progressives - EP (Quinta parte do Método Completo de Taffanel & Caubert)

Nível Avançado

Taffanel & Gaubert, 12 Grandes Études de Virtuosité - EV (Sexta parte do Método Completo de Taffanel & Caubert)




Todos estes estudos estão disponíveis em pdf na Área Vip Estudantes de Flauta. Seja um assinante da Área Vip deste site.




>>>Ordem por nível de dificuldade<<<
Segue os mesmos estudos melódicos acima, mas na ordem por nível de dificuldade. Esta ordem apresentada lhe ajudará em que seqüência poderá estudar todos eles.

>>>Nível iniciante para Intermediário I


Mascolo, 17 Estudos para Flauta Transversal

>>>Nível Intermediário I

Andersen, 26 pequenos caprichos, opus 37.

Cavally, Seleção de estudos para flauta melódicos e progressivos - Livro 1 (Melodious and Progressive Studies Book 1)
Gariboldi, Études mignonnes, Opus 131

Gariboldi, 20 Studies for flute, Op 132
Gariboldi, Exercices Journaliers pour Flute, Opus 89


>>>Nível Intermediário I e II e também Nível Intermediário II

Altes, 26 Estudos para flauta  (Twenty-Six Selected Studies). 

Andersen, 24 Etudes for Flute, opus 30.
Andersen, 24 Etudes for Flute, opus 21.

Berbiguier, 18 exercícios para flauta (Eighteen Exercises or Etudes). 

Boehm, 24 Melodious Studies, Op.37

Cavally, Seleção de estudos para flauta melódicos e progressivos - Livro 2 (Melodious and Progressive Studies Book 2)

Drouet, 25 Estudos solos para flauta (25 Etudes Solo Flute)

Drouet, 72 Estudos para flauta (Studies for the boehm flute)


Köhler, 12 The Flutist's Progress, Op.33 -, Opus 33 - Book 1
Reichert , 7 Daily Exercises, Op. 5

>>>Nível Avançado

Andersen, 24 Etudes for Flute, opus 15.

Andersen, 24 Virtuosity Studies for Flute, opus 60.
Andersen, 24 Technical Studies for Flute, opus 63.

Cavally, Seleção de estudos para flauta melódicos e progressivos - Livro 2 (Melodious and Progressive Studies Book 3)
Gariboldi, Grands Exercices Op139 

Gaubert & Taffanel, 12 Grandes Études de Virtuosité - EV (Sexta parte do Método Completo de Taffanel & Caubert)


Köhler, The Flutist's Progress, Op.33 -, Opus 33 - Book III
Koehler, 30 Virtuoso Etudes for Flute Op.75 - Vol. I

Koehler, 30 Virtuoso Etudes for Flute Op.75 - Vol. II

Koehler, 30 Virtuoso Etudes for Flute Op.75 - Vol. III

Gaubert & Taffanel, 12 Grandes Études de Virtuosité - EV (Sexta parte do Método Completo de Taffanel & Caubert)
Alem destes estudos, existem outros para flauta, mas estes compõe os melhores e mais agradáveis Estudos Melódicos para Flauta Transversal.



Venda e Compra de Flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas. 
Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.


Conheça a Área Vip Estudantes de Flauta
Um verdadeiro universo do conhecimento da flauta
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/area-vip-estudantes-de-flauta

 Área Vip do Site Estudantes de Flauta é a área para assinante do site Estudantes de Flauta. Temos aqui um verdadeiro universo do conhecimento da flauta para você se tornar um grande flautista, tudo o que você precisa em um clique. Temos uma grande Biblioteca com Estudos para flauta e Partituras de músicas, Videoaulas com ensino de pontos importantes com grandes flautistas, muitas gravações dos grandes Mestres de flauta em mp3, Artigos exclusivos, Teoria musical, Planos de estudos para orientá-lo quais matérias deva estudar em sua sequencia, de iniciante ao nível avançado e uma seção dedica para auxilio dos professores de flauta, com dicas, planos de aula e os melhores materiais.  Área Vip do Site Estudantes de Flauta é para todos os flautistas, seja iniciantes, estudantes, amadores, profissionais e professores. Nela contém um vasto material que servirá a todos os flautistas.
R$98,00 por ano, equivalente a R$8,16 por mês. 
Assine a vista ou em até 12 vezes no Cartão de Credito
Para maiores informações acesse da Área Vip.

Os melhores métodos para Flauta Transversal
https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/metodos