Logo que desejamos tocar flauta, somos tomados pela ansiedade de tocar algo e nos decepcionamos com a notícia de que não será tão rápido tocar a música que desejamos. Este método foi criado com o objetivo de acelerar o processo, de modo a realizar seu sonho mais rápido. Para um aprendizado mais rápido, filtramos e reduzimos as informações e habilidades ao mínimo necessário. A ideia desse método é que você aprenda rápido e depois se aperfeiçoe. Mas, com o que aprender, já será um flautista, tocando músicas e até mesmo as músicas que sonha, mesmo que de forma mais simples.
Este método e suas aulas também são ideais para crianças, pessoas idosas ou para quem tem dificuldade em aprender a tocar flauta.
Ao invés de chamarmos de capítulos, chamamos de aulas, porque cada uma contém uma aula gravada e as partituras de estudo. Portanto, não é apenas um livro, mas uma verdadeira aula. Na aula 1, temos o aprendizado para ler partituras de forma rápida; na aula 2, temos as informações gerais sobre as posturas básicas. A partir da aula 3 até a aula 10, aprenderemos as notas da primeira, segunda e até nota mi da terceira oitava.
Embora ensinemos e forneçamos as partituras, grande parte do sucesso depende da dedicação do aluno. Se não estudar e não se empenhar, não haverá desenvolvimento. Portanto, estude pelo menos 40 minutos diários para aprender a tocar flauta transversal.
As aulas são baseadas no Método de Flauta Aprenda Rápido, de Nilson Mascolo e Cinthia Mascolo.
Este método foi criado com o objetivo de acelerar o processo, de modo a realizar seu sonho mais rápido. Para um aprendizado mais rápido, filtramos e reduzimos as informações e habilidades ao mínimo necessário. A ideia desse método é que você aprenda rápido e depois se aperfeiçoe. Mas, com o que aprender, já será um flautista, tocando músicas e até mesmo as músicas que sonha, mesmo que de forma mais simples.
Baixe o método para fazer as aulas.
Nestas aulas, aprenderemos a ler partituras em três lições, visando um aprendizado rápido e fácil, reduzindo as informações ao mínimo necessário. Na primeira aula, introduziremos conceitos musicais e abordaremos a altura. Na segunda aula, aprenderemos sobre duração. E, finalmente, na terceira aula, abordaremos a junção desses dois elementos e a leitura de partituras.
Nesta aula 2, aprenderemos as posições da flauta, das mãos, do corpo e como formar a embocadura para tirar os primeiros sons.
Agora que já conseguiu tirar som apenas com o bocal e se familiarizou com a emissão de som, nesta Aula 3, aprenderemos a tocar com a flauta toda montada. Vamos tocar as notas mais fáceis na flauta: Si, Lá e Sol da primeira oitava.
Nesta Aula 4, continuamos nosso aprendizado. Agora temos as notas Fá, Mi e Ré da primeira oitava, que exigem um pouco mais de ar. Quanto mais grave a nota, maior o volume de ar necessário para produzir o som.
Nesta Aula 5, vamos aprender os bemóis e sustenidos da primeira oitava, além das notas que vimos até aqui.
Neste aula 6, aprenderemos sobre a Escalas e o Dó gravíssimo. O estudo das escalas é essencial para o desenvolvimento do flautista. Praticar escalas diariamente melhora a capacidade de tocar em diferentes tonalidades, aperfeiçoa a precisão e coordenação dos dedos, a fluidez dos movimentos e a consistência do som. A repetição diária fortalece a musculatura e os reflexos necessários para uma execução precisa.
Nesta aula 7, aprenderemos Dó, Ré, Mi e Fá da segunda oitava e continuaremos a desenvolver o que já aprendemos.
Nesta aula 8, aprenderemos notas Sol, Lá e Si da segunda oitava e continuaremos a desenvolver o que já aprendemos.
Nesta aula 9, vamos aprender os bemóis e sustenidos da segunda oitava, além das notas que vimos até aqui.
Na aula 10, vamos aprender algumas notas da terceira oitava. A terceira oitava na flauta é a mais difícil tanto na digitação, por ser diferente da primeira e da segunda, quanto na embocadura.
Aqui se concluem as aulas deste método. Esperamos que você tenha se dedicado e alcançado os seguintes objetivos:
Excelente embocadura
Bela sonoridade
Articulação clara e precisa
Postura corporal e posição das mãos adequadas, confortáveis e naturais
Excelente digitação de todas as notas
A flauta transversal exige muitos anos de estudo e dedicação. Não pare por aqui: continue desenvolvendo seus estudos. Lembre-se de que este método foi criado para proporcionar seu primeiro contato com o instrumento e um rápido desenvolvimento inicial. Agora, porém, é necessário se aprimorar em diversos aspectos.
Recomendamos a continuidade dos estudos com o Método de Iniciação em Flauta Transversal, iniciando pela partitura da Lição 31 da Parte II.
Continue seus estudos com o Método de Iniciação em Flauta Transversal, iniciando pela partitura da Lição 31 da Parte II. As aulas correspondentes estão disponíveis gratuitamente no curso "Vídeoaulas Gratuitas de Iniciação em Flauta Transversal", começando pela aula da Lição 31 da Parte II.
Neste Curso de Flauta de Nilson Mascolo Filho e Cinthia Mascolo, as aulas são baseadas no Método de iniciação em Flauta e têm como objetivo ensinar desde o início, passo a passo, nota por nota, o aprendizado deste maravilhoso instrumento.
Comece pela aula da Lição 31 da Parte II