Musica Contemporânea para Flauta

Na música contemporânea, classifico em dois grupos. O primeiro grupo contemporâneo é composto por composições a partir do final do século XX em diante, que mantêm a harmonia com músicas belas e melódicas. O segundo grupo de música contemporânea tem a ideia de romper com a tradição tonal, rítmica e melódica da música ocidental, e pode parecer desafiador, aparentemente sem melodia, ritmo coerente e sons musicais convencionais. Nesta seção, vamos focar no segundo grupo de música contemporânea que tem a ideia de romper com a tradição tonal, rítmica e melódica da música ocidental.

II. Musica contemporânea sem melodia

A música contemporânea pode ser difícil de ser apreciada e até mesmo diferenciada de ruídos e sons não musicais por algumas pessoas. O termo "contemporâneo" não é totalmente apropriado para descrever a música contemporânea, já que nem todas as composições do nosso tempo são similares a ela. Em termos simples, a música contemporânea é uma ruptura com a tradição tonal, rítmica e melódica da música ocidental, e pode parecer desafiadora, aparentemente sem melodia, ritmo coerente e sons musicais convencionais. No entanto, é importante persistir na apreciação, pois a música contemporânea pode apresentar grande virtuosismo na performance e alguns compositores contemporâneos utilizam tons, som, ritmos e melodias de maneira similar a compositores clássicos. 

 Aitken

Robert Morris Aitken CM (nascido em 28 de agosto de 1939) é um compositor e flautista canadense. Ele começou sua carreira na adolescência tocando em várias orquestras, tornando-se o flautista principal mais jovem da história da Orquestra Sinfônica de Vancouver em 1958, aos 19 anos. Em 1971, ele abandonou a performance em conjunto para seguir uma carreira solo de grande sucesso. . Ele apareceu como solista com grandes orquestras sinfônicas em toda a América do Norte, Europa e Ásia e fez mais de 40 gravações comerciais. Robert Morris Aitken é um flautista americano conhecido por sua dedicação à música contemporânea. Algumas de suas composições mais conhecidas incluem "Streams", "The Light that is Felt", "Sonata for Flute Alone", "Three Duos for Two Flutes" e "Kumak's Fish: A Tale from the Sepik River". Seu trabalho é conhecido por sua abordagem inovadora para a flauta, que combina elementos da música clássica, da música popular e de tradições musicais de todo o mundo. Aitken é também conhecido por sua dedicação à música contemporânea e à promoção de novos compositores e suas obras. 

Aitken - Icicle for Solo Flute

Robert Aitken - My Song: Shadows IV for two flutes (1994). Flautista Wolfgang Wendel

Robert Aitken - Solesmes for Flute Orchestra

Amy

Gilbert Amy é um compositor e maestro francês nascido em 29 de setembro de 1936 em Paris. Ele estudou no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, onde teve como professores Olivier Messiaen e Darius Milhaud. Amy é conhecido por suas obras de música clássica contemporânea, incluindo peças para orquestra, música de câmara e ópera.

Gilbert Amy, Trois Études pour flute seule. Flautista Chien Chia-Chi

Berio 

Luciano Berio (Oneglia, 24 de Outubro de 1925 - Roma, 27 de Maio de 2003) foi um compositor, instrumentista e diretor musical italiano, considerado um dos mais importantes e influentes compositores do século XX. Ele nasceu em Oneglia, na Itália, e começou a estudar música ainda jovem. Depois de completar seus estudos em música, Berio passou a trabalhar como professor e diretor musical. Berio é conhecido por sua abordagem inovadora e experimental à música. Ele incorporou elementos da música popular e tradicional em sua obra, bem como elementos de música electrônica e tecnologia de som. Além disso, Berio foi um dos primeiros compositores a explorar as possibilidades da música colaborativa, trabalhando com outros artistas para criar peças únicas e experimentais. Algumas das obras mais importantes de Berio incluem a sua série de peças para voz e orquestra "Sequenzas", bem como sua obra de música eletroacústica "Sinfonia". Berio também é conhecido por sua colaboração com o poeta e escritor americano e. e. cummings em uma peça intitulada "Circumcomplete Song Cycles".

Berio, Sequenza for flute solo. Flautista Emmanuel Pahud


Cervo

Dimitri Cervo é criador de obras multifacetadas como As Quatro Estações Brasileiras, Toronubá e Concerto para Trombone, que têm sido amplamente apresentadas no Brasil e no exterior. Como intérprete de sua obra tem atuado como regente e ao piano, junto a diversos grupos e orquestras. Em 2021 estreou a sua obra As Quatro Estações Brasileiras regendo a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com solo de violino de Francisco Coser. Em 2022 teve o seu Concerto para Trombone estreado por Peter Steiner nos Estados Unidos e foi nominado ao Latin Grammy na categoria “Melhor Obra Clássica Contemporânea”. Tem obras gravadas em CDs de diversos artistas, e por selos como Universal Music, Naxos, Parma e Centaur Records. Por sua discografia autoral recebeu seis Prêmio Açorianos, nas categorias de melhor CD e compositor clássico. 

Dimitri Cervo, Pattapiana for flute solo & string orchestra

Dimitri Cervo, Concerto for Flute and Strings. Flautista James Strauss

Dimitri Cervo, Charmosinha. Flautista Artur Elias Carneiro

Dimitri Cervo "Concerto para duas flautas e orquestra de cordas". Flautista José Ananias e Sebastião Interlandi JR

Campana

José Luis Campana é um compositor franco-argentino. Recebendo uma bolsa do governo francês, ele decidiu se estabelecer em Paris, onde completou sua formação como compositor (1979-1985) com Ivo Malec para composição, Betsy Jolas para análise e Pierre Schaeffer e Guy Reibel para técnicas eletroacústicas.

José Luis Campana,'My'. Flutist Patrice Bocquillon

Clarke

Ian Clarke é um compositor e flautista britânico conhecido por sua música de flauta e composições virtuosas para flauta solista. Ele é considerado um dos mais importantes compositores contemporâneos de música para flauta e tem uma ampla gama de estilos, desde peças clássicas até música eletrônica e jazz. Clarke tem se apresentado em todo o mundo como solista e também trabalha com orquestras e outros músicos. Além disso, ele é conhecido por suas técnicas inovadoras de tocar flauta, incluindo o uso de efeitos de som e tecnologia.  Algumas de suas composições mais populares incluem "The Great Train Race", "Circadia", "Hummingbird", "Zephyr" e "Sonic Boom". Essas composições são conhecidas por sua combinação única de técnicas avançadas de flauta com elementos de música clássica, jazz e música world. Além de suas composições para flauta, Clarke também é conhecido por suas colaborações com outros músicos e compositores, incluindo a participação em grupos de música eletrônica e orquestras. Seu trabalho tem sido amplamente elogiado pela crítica e ele é considerado um dos mais talentosos flautistas e compositores de sua geração. 

The Great Train Race

Zoom Tube 

Hypnosis

Curves

Orange Dawn

Zig Zag Zoo

The great train race for flute

Dalbavie

Marc André Dalbavie é um compositor francês nascido em 24 de março de 1961 em Neuilly-sur-Seine. Ele estudou no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, onde teve como professores Messiaen e Boulez. Dalbavie é conhecido por suas obras de música clássica contemporânea, incluindo peças para orquestra, música de câmara e ópera.

Marc-André Dalbavie, Flute Concerto. Flutist Yubeen Kim

Durieux

Frédéric Durieux é um compositor francês nascido em 28 de dezembro de 1959 em Paris. Ele estudou no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, onde teve como professores Gérard Grisey e Ivo Malec. Durieux é conhecido por suas obras de música clássica contemporânea, que abrangem uma ampla variedade de gêneros e instrumentações.

Frédéric Durieux - Enkin. Piccolista Camille Guenot

Ferneyhough

Brian Ferneyhough é um compositor e professor inglês de música contemporânea. Ele nasceu em 1943 e é considerado um dos compositores mais influentes e inovadores do século XX e XXI. Sua música é conhecida por sua complexidade rítmica e harmônica, bem como por sua abordagem rigorosa e teórica para a composição. Algumas de suas obras mais conhecidas incluem "Carmen Arcadiae Mechanicae Perpetuum" (1973-1974), "In Nomine a 4" (1977) e "Unity Capsule" (1984). Algumas de suas composições mais conhecidas para flauta incluem "Cassandane' s Song", "Terrain", "La Chute d'Icare" e "Carmen Anachronisticum". Ferneyhough é considerado um dos mais importantes compositores da música contemporânea, e suas obras são regularmente apresentadas em festivais de música de todo o mundo. Seu trabalho é conhecido por sua abordagem experimental e inovadora para a música, que combina elementos da música clássica, da música popular e de tradições musicais de todo o mundo. Ferneyhough também é conhecido por sua dedicação à educação musical, tendo lecionado em várias universidades ao redor do mundo.

Cassandane' s Song

 Unity Capsule for solo flute (1976)

La Chute d'Icare

Fukushima

Kazuo Fukushima ( japonês 福島 和 夫, Fukushima Kazuo ; nascido em 11 de abril de 1930 em Tóquio ) é um compositor japonês. Fukushima começou como um compositor autodidata. Em 1953 juntou-se ao grupo experimental Jikken Kobo , fundado por Toru Takemitsu e Jōji Yuasa . Em 1961 participou dos cursos de verão de Darmstadt , morou em Cambridge em 1961/1962 e depois voltou para o Japão. Em 1964 recebeu o cargo de professor na Academia de Música Ueno Gakuen em Tóquio. Em sua música, que prefere a flauta como instrumento e transfere elementos do shakuhachi para a flauta , as correntes ocidentais contemporâneas se combinam com a tradição japonesa do não-teatro e do gagaku .

Kazuo Fukushima, "Mei" for solo flute. Flautista Nozomi Kanda

Kazuo Fukushima, Voice for solo flute. Flautista Juliette Hurel

Kazuo Fukushima - Mei for alto flute (1962)

Gnattali

Radamés Gnattali (Porto Alegre, 27 de janeiro de 1906 — Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 1988) foi um arranjador, compositor e pianista brasileiro.

Radamés Gnattali, Sonatina for Flute and Guitar 

Radamés Gnattali - Sonata em Ré maior (1º movimento)

Radamés Gnattali, Seresta nº 2 para Flauta e Cordas 

Radamés Gnattali, Sonatina para Flauta e Violão

Radamés Gnattali, Suite Retratos

 Glass 

Philip Morris Glass (Baltimore, 31 de janeiro de 1937) é um compositor americano nascido em Baltimore, Maryland, em 1937. Ele é amplamente considerado um dos compositores mais influentes da música minimalista contemporânea e é conhecido por sua abordagem repetitiva e estruturada à composição.

Philip Glass, Façades. Flautista Julien Beaudiment

Philip Glass, 'Love Divided By'. Flautista Emma Resmini

Philip Glass, Arabesque in Memoriam. Flautista James Strauss

Philip Glass, Piece in the Shape of a Square. Flautistas  Lisa Cella & Carrie Rose

Philip Glass, Serenade for solo flute. Flautista Dainer Schmidt

Guarnieri

Mozart Camargo Guarnieri (Tietê, 1 de fevereiro de 1907 — São Paulo, 13 de janeiro de 1993) foi um compositor, professor e regente brasileiro.

Camargo Guarnieri - Sonatina para Flauta e Piano

Camargo Guarnier, Três Improvisos para Flauta Solo 

Guerra-Peixe 

César Guerra-Peixe (Vitória, 18 de março de 1914 - Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1993) foi um compositor e maestro brasileiro, considerado uma das figuras mais importantes da música brasileira do século XX. Ele estudou música no Rio de Janeiro e em Paris, onde teve contato com importantes compositores e músicos da época. Guerra-Peixe é conhecido por suas obras que combinam elementos da música brasileira e da música erudita europeia. Suas composições para orquestra, como a série de Sinfonias Brasileiras, são consideradas obras-primas da música brasileira do século XX. Além de compositor, Guerra-Peixe também atuou como professor de música e maestro de importantes orquestras brasileiras. Entre suas obras mais conhecidas para flauta estão a Suíte Popular Brasileira para Flauta e Orquestra, a Fantasia para Flauta e Orquestra e o Concertino para Flauta e Orquestra de Cordas.

Guerra-Peixe, O Travesso

Guerra-Peixe, Em duas Flautas

Guerra-Peixe, Suíte Popular Brasileira para Flauta e Orquestra

Guerra-Peixe - Quatro Coisas, flauta e piano

Guerra-Peixe, Melopéia nº 3


Hurel

Philippe Hurel é um compositor e professor de música francês, conhecido por suas obras de vanguarda e experimentais na música clássica contemporânea. Nasceu em 1953 e é considerado um dos mais importantes compositores de sua geração na França. A música de Hurel é caracterizada por seus ritmos complexos, uso de técnicas estendidas e exploração de timbre e textura. Algumas de suas composições mais conhecidas para flauta incluem "Toc", "Etreinte", "Loops" e "Forlane". Hurel é considerado um dos mais importantes compositores da música contemporânea, e suas obras são regularmente apresentadas em festivais de música de todo o mundo. Seu trabalho é conhecido por sua abordagem inovadora e experimental para a música, que combina elementos da música clássica, da música popular e de tradições musicais de todo o mundo. Além de sua atividade como compositor, Hurel também é professor de música e dedica-se à formação de novos compositores. 

Loops for solo flute

Éolia for Solo Flute 

Phonus, pour flûte & orchestre

Jarrel

Michael Jarrell é um compositor suíço nascido em 8 de outubro de 1958 em Genebra. Ele estudou no Conservatório de Genebra, bem como no IRCAM (Instituto de Pesquisa e Coordenação Acústica/Música) em Paris, onde teve como professores Pierre Boulez e Luciano Berio. Jarrell é conhecido por suas obras de música clássica contemporânea, que são frequentemente realizadas em todo o mundo.

Michael Jarrell (*1958)... Un temps de silence..., for flute and ensemble. Flutist Emmanuel Pahud

Jolas

Betsy Jolas é uma compositora franco-americana nascida em Paris, França, em 1926. Ela estudou piano e teoria musical desde jovem e mais tarde se matriculou no Conservatório de Paris, onde estudou composição com Darius Milhaud e Olivier Messiaen.  Jolas é conhecida por suas composições experimentais e inovadoras, que frequentemente apresentam técnicas de vanguarda e sonoridades incomuns. Ela é particularmente conhecida por seu trabalho com música eletroacústica e sua exploração de novas formas de notação musical.

Betsy Jolas, Épisode I. Juliette Hurel Flute

Jolivet

André Jolivet (8 de agosto de 1905 - 20 de dezembro de 1974) foi um compositor francês. Conhecido por sua devoção à cultura francesa e ao pensamento musical, Jolivet se interessou por acústica e atonalidade, além de influências musicais antigas e modernas, principalmente em instrumentos utilizados nos tempos antigos. Ele compôs em uma ampla variedade de formas para muitos tipos diferentes de conjuntos. André Jolivet escreveu seu primeiro Concerto para Flauta em 1949. É tocado para flauta e cordas solo e estreou em 24 de janeiro de 1950 pelo solista Jean-Pierre Rampal.

Jolivet, Cinq Incantations

Gravação com Jean-Pierre Rampal

Jolivet,  5 Encantations solo Flute

Gravação com Jean-Pierre Rampal

Landuzzi

Cristina Landuzzi é uma compositora italiana contemporânea nascida em Milão, em 1951. Ela estudou composição com Franco Donatoni no Conservatório de Milão e frequentou cursos de verão na Academia de Verão de Darmstadt, um importante centro de música contemporânea. A música de Landuzzi é frequentemente descrita como tendo um caráter dramático e expressivo. Ela trabalha com uma ampla variedade de gêneros musicais, incluindo música de câmara, música orquestral, ópera e música eletroacústica.

"Rondò" - Esta obra para flauta e piano é uma das composições mais conhecidas de Landuzzi. É uma peça virtuosa e expressiva que exige habilidades técnicas avançadas do flautista.

"Introduzione e Aria" - Esta peça para clarinete e piano também foi adaptada para flauta e piano. É uma obra lírica e expressiva que destaca a beleza e a expressividade da flauta.

"Notti di Baghdad" - Esta obra para flauta, violoncelo e piano é inspirada na literatura árabe. É uma peça dramática e exótica que explora novas sonoridades e técnicas para os instrumentos.

"Suono Segreto" - Esta peça para flauta solo é uma obra experimental que explora as possibilidades sonoras do instrumento. Landuzzi usa técnicas estendidas, como respiração circular e efeitos sonoros incomuns, para criar uma paisagem sonora única.

Lee

Tzyy-Sheng Lee é um compositor taiwanês contemporâneo. Embora eu não tenha informações específicas sobre suas composições para flauta, ele é conhecido por sua abordagem inovadora à música e por sua colaboração com músicos e performeras de todo o mundo. Lee tem trabalhado em uma ampla variedade de gêneros e estilos musicais, incluindo música clássica, música experimental e música eletrônica. Seu trabalho é conhecido por sua combinação única de elementos tradicionais e modernos, e por sua abordagem sensível à tecnologia e à cultura.

Lee, Tzyy-Sheng 李子聲 - Duo senza uno for flute. Flautista Wolfgang Wendel

Levinas

Michael Levinas Nascido em Paris, Levinas foi aluno de Olivier Messiaen no Conservatório de Paris. Como intérprete fez várias gravações, principalmente para Adès. Entre eles estão obras de Beethoven, Fauré, Scriabin, Schubert e o Cravo Bem Temperado completo de J.S. Bach. Seu pai era o filósofo Emmanuel Levinas e ele é casado com a filósofa e musicóloga Danielle Cohen-Levinas.

Michäel Lévinas Froissements d'ailes

Lima

Rodrigo Lima (nascido em 1976) é um compositor brasileiro cujo trabalho tem sido executado em todo o mundo. Ele estudou composição na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e posteriormente concluiu seu doutorado em música na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.  A música de Rodrigo Lima é caracterizada por um estilo altamente expressivo, com elementos de dissonância, texturas complexas e um senso agudo de drama. Ele tem sido descrito como um compositor altamente técnico e habilidoso, que usa uma variedade de técnicas modernas para criar obras emocionantes e desafiadoras.

Rodrigo LIMA - Matizes for flute and ensemble (2006)

Rodrigo Lima - Uruá for solo flute (Sarah Hornsby, bass flute)

Rodrigo LIMA - Tinha um pássaro cantando lá em casa para 4 flautas (2018)

Rodrigo Lima - MATIZ IX "Canto Noturno" for bass flute (2020) Sarah Hornsby (excerpt)

Mannis

José Augusto Mannis (nascido em 1977) é um compositor brasileiro contemporâneo, cuja obra é influenciada por uma ampla variedade de gêneros musicais, desde a música popular brasileira até a música clássica contemporânea.

Messiaen

Olivier Messiaen (Avinhão, 10 de dezembro de 1908 – Clichy, 27 de abril de 1992) foi um compositor, organista e ornitologista francês.  Autor de vasta produção, que se estende pela música para órgão, piano, de câmara, vocal (com ou sem instrumentos), concertante, sinfónica, coral-sinfónica e uma ópera – Sétimo Quadro do São Francisco de Assis.

Messiaen, Le Merle Noir. Flautista Christian Lardé 

Murail

Tristan Murail (nascido em 1947) é um compositor contemporâneo francês considerado um dos principais representantes da música espectral. Estudou no Conservatório de Paris e na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, onde teve contato com as tendências mais inovadoras da música contemporânea.

Tristan Murail - Lachrymae (for alto flute and string quintet) (2011)

Tristan Murail - Unanswered Questions pour flûte

Nodaira

Ichiro Nodaira é um compositor japonês nascido em 18 de junho de 1953 na cidade de Nagano. Ele estudou na Universidade de Artes de Tóquio, onde teve como professores Akira Miyoshi e Toshi Ichiyanagi. Nodaira é conhecido por suas obras de música clássica contemporânea, que são frequentemente realizadas em todo o mundo.


Petit 

Jean-Louis Petit (nascido em 1957) é um compositor francês contemporâneo que tem se destacado na cena musical internacional. Ele estudou no Conservatório de Paris e na Universidade Paris-Sorbonne, onde se graduou em filosofia. Além de compositor, também é professor de composição eletroacústica e tecnologia musical no Conservatório de Lyon. A música de Petit é caracterizada por uma abordagem interdisciplinar que combina elementos da música erudita e popular, da música eletroacústica e da performance multimídia. Suas obras frequentemente exploram temas como a interação entre a tecnologia e a música, a relação entre som e espaço e a conexão entre música.


Prado

Almeida Prado (1943-2010) foi um compositor brasileiro nascido em Santos, São Paulo. Ele é conhecido por seu estilo musical diverso e inovador, que incorporou influências de diversas tradições musicais e explorou novas técnicas e sonoridades.

Almeida Prado, Concerto para Flauta e Orquestra. Flautista Leandro Porfírio

Almeida Prado, Sonata pra Flauta e Piano. Flautista Cássia Lima



Porfírio

Leandro Porfírio é um flautista que iniciou seus estudos em Campinas, Brasil, e posteriormente estudou na Universidade Estadual de Campinas. Em 1994, foi admitido no Curso Superior de Música da Escola Nacional de Música e Dança de Paris, na França, onde estudou flauta transversal e música de câmara. Durante o curso, foi premiado e obteve diplomas de aperfeiçoamento em flauta transversal e música de câmara. Estudou o repertório musical do período barroco ao contemporâneo e apresentou-se como solista em muitas orquestras. Seu CD Respiração foi premiado e reconhecido.  Porfírio se dedica atualmente a musica contemporânea.

CD Respiração de Leandro Porfírio 

Improviso Japonês .....sakurashi ...shinoboe

Musica Contemporânea para Flauta de Leandro Porfírio.

Reynolds

Roger Reynolds é um compositor americano nascido em 1934. Ele é amplamente reconhecido como um dos compositores mais importantes e influentes da música contemporânea e é conhecido por sua abordagem inovadora e experimental para a música. Reynolds é professor emérito na Universidade da Califórnia, San Diego, onde ele ensinou composição durante vários anos. Reynolds é conhecido por sua abordagem inovadora para a forma, a harmonia e a estrutura musical, e é influenciado por diversas fontes, incluindo a música clássica, a música popular e a teoria musical. Suas obras são apresentadas em festivais de música de todo o mundo e são amplamente reconhecidas pela comunidade musical internacional.  Roger Reynolds é um compositor americano conhecido por suas composições para flauta. Algumas de suas obras mais conhecidas para flauta incluem: "Whispers Out of Time" (1981), "The Chopin Projects" (1987), "Winds of Nagual" (1993), "Three Echoes" (1999) e "Transparent Things" (2004). Estas composições combinam elementos da música clássica com elementos da música contemporânea, criando uma sonoridade única e inovadora. Além disso, Reynolds frequentemente trabalha com tecnologias avançadas de processamento de som e efeitos sonoros para ampliar a expressividade da sua música.

Image for flute

Transfigured Wind I 

Mosaic for Flute and Piano 

Quick Are the Mouths of Earth

Roger Reynolds - „.... b.a. ...." for Bob Aitken (2004) from: "...brain ablazed...she howled aloud") Flautista Wolfgang Wendel

Souza

Rodolfo Coelho de Souza (nascido em 1969) é um compositor, professor e pesquisador brasileiro, cuja obra é caracterizada por uma abordagem interdisciplinar e pela exploração de técnicas inovadoras de composição.

Souza, Serenata para flauta e quarteto de cordas. Flautista Rogerio Wolf

Rodolfo Coelho de Souza - Salamandra (flauta e sons eletrônicos)

Rodolfo Coelho de Souza - Divertimento para flauta e piano

Stahmer

Klaus Hinrich Stahmer é um compositor alemão contemporâneo. Ele é conhecido por sua abordagem inovadora à música e por sua colaboração com músicos e performeras de todo o mundo. Stahmer tem trabalhado em uma ampla variedade de gêneros e estilos musicais, incluindo música clássica, música experimental e música de dança. Seu trabalho é conhecido por sua intensidade emocional e sua habilidade de combinar elementos musicais tradicionais com tecnologias avançadas.

Klaus Hinrich Stahmer - König Wiedehopf. Flautista Wolfgang Wendel

Stockhausen

Karlheinz Stockhausen (1928-2007) foi um compositor alemão considerado um dos mais influentes compositores da música contemporânea. Ele é conhecido por sua abordagem experimental e inovadora para a música, que incorpora elementos da música elektronische Musik (música eletrônica) e da teoria musical. Stockhausen é amplamente considerado um dos fundadores da música eletrônica e é conhecido por suas obras de música eletrônica e seus trabalhos para orquestra e outros conjuntos de música. tockhausen é conhecido por sua abordagem inovadora para a forma, a harmonia e a estrutura musical. Ele é influenciado por diversas fontes, incluindo a música clássica, a música popular e a teoria musical. Além de sua atividade como compositor, Stockhausen também é professor de música e dedica-se à formação de novos compositores. Seus trabalhos são apresentados em festivais de música de todo o mundo e são amplamente reconhecidos pela comunidade musical internacional. Stockhausen escreveu algumas composições para flauta ao longo de sua carreira como compositor. Essas obras são caracterizadas por sua abordagem experimental e inovadora para a música, que incorpora elementos da música elektronische Musik (música eletrônica) e da teoria musical. Algumas das composições para flauta mais conhecidas de Stockhausen incluem "Solo", "Refrain" e "Zodiac". Essas obras são conhecidas por seu uso inovador de tecnologia de música eletrônica e por sua abordagem experimental para a forma, a harmonia e a estrutura musical.

Stockhausen também compôs várias obras para conjuntos que incluem a flauta, como "Inori" e "Stimmung". Essas obras são conhecidas por seu uso inovador de técnicas vocais e instrumentais, incluindo o uso de efeitos de som e o trabalho com a voz humana.

Em geral, as composições para flauta de Stockhausen são consideradas desafiadoras e técnicas, e exigem muito do executante. No entanto, elas também são consideradas importantes contribuições para a música contemporânea e são amplamente reconhecidas pela comunidade musical internacional.

TIERKREIS FOR FLUTE AND ELECTRONICS

Rogier de Pijper

Kathinkas Gesang für Flöte und Elektronische Musik

FLAUTINA für flöte mit piccolo und altflöte

SUKAT (1989) für Altflöte und Bassetthorn (duo 1010)

Taira 

Yoshihisa Taira (ou Taïra) (平義久, Taira Yoshihisa, 3 de junho de 1937 - 13 de março de 2005) foi um compositor francês nascido no Japão. Yoshihisa Taïra nasceu em Tóquio em 1937. Inicialmente, ele estudou na Tokyo University of the Arts. Chegou à França em 1966, onde estudou no Conservatório de Paris. Entre seus professores estavam André Jolivet, Henri Dutilleux e Olivier Messiaen. Foi professor de composição na École Normale de Musique em Paris. Entre seus alunos mais conhecidos na École Normale estavam Chien-Hui Hung, Mansoor Hosseini e Malika Kishino. Taïra morreu em Paris em março de 2005.

Yoshihisa Taira, "Synchronie" für 2 Flöten. Flutist Emmanuel Pahud & Gisela Mashayekhi-Beer

Yoshihisa Taira, SYNCHRONIE pour deux flutes. Flutist Julieta Blanco & Alexis Nicolet

Yoshihisa Taira : Maya for Bass flute (1972)

Ying

Kwang-I Ying é um compositor e músico taiwanês. Ele é conhecido por sua abordagem inovadora à música e por sua colaboração com músicos e performeras de todo o mundo. Ying tem trabalhado em uma ampla variedade de gêneros e estilos musicais, incluindo música clássica, música experimental e música eletrônica. Seu trabalho é conhecido por sua combinação única de elementos tradicionais e modernos, e por sua abordagem sensível à tecnologia e à cultura. Não tenho informações específicas sobre composições para flauta de Kwang-I Ying, mas ele pode ter composições para outros instrumentos ou para ensemble. Se você estiver interessado em explorar a música de Kwang-I Ying, recomendo procurar por gravações disponíveis ou por oportunidades para ouvi-lo ao vivo.

Ying, Kwang-I 應廣儀 - Meditation II for bass flute. Flautista Wolfgang Wendel

Flautistas de Musicas Contemporânea

Existem inúmeros flautistas que tocam música contemporânea, mas a lista aqui se restringe a flautistas que se dedicam praticamente 100% à música contemporânea.

Aulas de Flauta  Contemporânea

Books

O CDMC (Centro para a Difusão da Música Contemporânea) se dedica à promoção e difusão da música contemporânea. Foi fundado como uma iniciativa para dar suporte à criação musical contemporânea e para divulgar a obra de compositores espanhóis e estrangeiros.

O CDMC realiza diversas atividades, como concertos, exposições, conferências e workshops, que visam apresentar ao público a música contemporânea de diferentes partes do mundo, incluindo a música erudita, experimental e eletrônica. Além disso, o centro oferece apoio e recursos para compositores e intérpretes interessados na música contemporânea.

O CDMC também possui uma ampla coleção de partituras, gravações e materiais relacionados à música contemporânea, que pode ser acessada por pesquisadores, estudantes e músicos interessados no assunto.

Desde a sua criação, o CDMC tem sido um importante centro de referência para a música contemporânea, contribuindo para o desenvolvimento e reconhecimento da música contemporânea e seus criadores.

A Maison de la Musique Contemporaine (MMC) é um centro cultural localizado em Lyon, na França, dedicado à promoção e divulgação da música contemporânea. Foi fundado em 1987 pela associação Musiques Nouvelles en Liberté e desde então tem sido um local de encontro e colaboração para músicos, compositores, investigadores e público interessado em música contemporânea.

O MMC organiza regularmente concertos, exposições, projecções de filmes, conferências e workshops de apresentação da música contemporânea em todas as suas vertentes, incluindo música acústica, electrónica, experimental e multimédia. Também abriga residências artísticas para estimular a criação e a pesquisa em música contemporânea.

O MMC possui um extenso acervo de partituras, discos, livros e outros materiais relacionados à música contemporânea, que é disponibilizado a pesquisadores, estudantes e músicos interessados ​​no assunto.

A Maison de la Musique Contemporaine é um lugar dinâmico e inovador que contribui para o reconhecimento e valorização da música contemporânea na França e no exterior. Incentiva a colaboração entre os vários atores da cena musical contemporânea e oferece uma plataforma para a criação, pesquisa e divulgação da música contemporânea.

Com a fusão do Núcleo de Integração e Difusão Cultural (NIDIC) e da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), a Unicamp conta agora com o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural, o CIDDIC, já em plena atividade. A nova unidade, ligada à Coordenadoria de Centros e Núcleos (COCEN) da Unicamp, tem, desde a interseção, as atividades focadas na música contemporânea, principalmente no repertório produzido por compositores brasileiros dos séculos 20 e 21. A ideia é intensificar tanto a execução quanto a pesquisa de obras desta área.

Apresentamos o bocal Mascolo artesanal, cuidadosamente criado à mão com prata maciça. Esse bocal é capaz de produzir um som suave e equilibrado em todas as oitavas. Seu design de alta qualidade oferece uma ampla gama de cores musicais, grande flexibilidade, projeção e dinâmica que tornam o bocal Mascolo uma excelente escolha para músicos de todos os níveis de habilidade. Experimente o bocal Mascolo artesanal e veja sua música alcançar um novo nível de excelência.  Mais detalhes.

Luthieria de Flauta Transversa da Mascolo Flute Center - Nilson Mascolo Filho

Nilson Mascolo Filho - WhatsApp ou Telegram ou Fone (11) 99366-0470 ou nilsonmascolo@gmail.com

Rua Abadiânia, 673 - 900 metro do Metro Guilhermina/Esperança-

Vila Guilhermina - São Paulo, SP - CEP 03541-000

Sob a direção de Nilson Mascolo Filho e Cinthia Mascolo, a Mascolo Flute Center oferece uma ampla gama de serviços para flautistas. Com uma equipe especializada em reparação e conserto de flautas transversais, sapatilhamentos e fabricação artesanal, bem como venda de bocais, flautas, videoaulas e métodos, a Mascolo Flute Center fornece tudo o que um flautista precisa com qualidade, segurança e ótimo custo-benefício. Nilson Mascolo Filho é um engenheiro, flautista, professor de flauta, luthier de flauta e fabricante de bocais artesanais para flauta. Além disso, ele é o autor do site Estudantes de Flauta, um dos maiores do mundo sobre o assunto. Juntamente com sua esposa Cinthia Mascolo, pedagoga, flautista, professora e luthier de flauta, eles trabalham para fornecer um serviço completo e de alta qualidade para todos os flautistas.

Clique aqui para maiores informações