Robert Dick

Robert Dick (nascido em 4 de janeiro de 1950) é um flautista de música contemporânea, compositor, professor e autor.

Seu estilo musical é uma mistura de música clássica, world music, eletrônica e jazz. Em 2014, a National Flute Association concedeu a Dick o Prêmio pelo conjunto de sua obra. O New York Times disse que seus “recursos técnicos e imaginação parecem ilimitados” enquanto o JazzTimes o chamou de “revolucionário”.

Dick inventou o "glissando headjoint" uma modificação de flauta personalizada que permite ao músico obter efeitos semelhantes à barra de golpe de uma guitarra elétrica.

Início da vida e história

Robert Dick nasceu e foi criado na cidade de Nova York. Ele começou a tocar flauta na quarta série, depois de ouvir o flautim no rádio no hit Top 40 "Rockin 'Robin". Seus professores primários foram Henry Zlotnik, James Pappoutsakis, Julius Baker e Thomas Nyfenger.

Quando adolescente, Dick queria se tornar um flautista de orquestra e tocou a primeira flauta na Orquestra Sênior da High School of Music and Art [e também na New York All-City High School Orchestra. “Os estudos com ele (Julius Baker) eram voltados para me tornar um instrumentista de orquestra, e esse era o meu sonho na época. Mas, à medida que superei esse sonho, percebi que meu treinamento realmente não havia fornecido uma visão interior da música, que é o que eu precisava - particularmente a ideia de que a música é gerada a partir da audição interna e do reconhecimento do que você está ouvindo. ”Tornou-se solista e compositor.

No Yale College, Dick se formou bacharel e conheceu Robert Morris, um compositor e teórico, que o orientou enquanto escrevia suas primeiras composições. Enquanto estava em Yale, Dick escreveu seu primeiro livro: THE OTHER FLUTE: A Performance Manual of Contemporary Techniques,[e depois obteve seu mestrado em composição, estudando com Morris, bem como música eletrônica com Bulant Arel e Jacob Druckman.

Enquanto cursava a pós-graduação em Yale, Dick compôs "Afterlight", uma peça para flauta que usava multifônicos como base. "Afterlight" recebeu o prêmio BMI Oliver Daniel.

Carreira

Depois de deixar a escola na primavera de 1973, Dick morou em New Haven, Connecticut, até setembro de 1977, quando se mudou para Buffalo, Nova York, para ingressar no grupo de música contemporânea Creative Associates. Dick foi membro do grupo até junho de 1980. Enquanto estava em New Haven, ele escreveu seu segundo livro Tone Development through Extended Technique e começou a se desenvolver como improvisador e compositor.

Dick passou seis meses em Paris, de julho a dezembro de 1978, trabalhando no I.R.C.A.M. (Instituto de Pesquisa e Coordenação, Acústica e Música) desenvolvendo sua ideia para um novo mecanismo de flauta. O primeiro protótipo foi feito por Albert Cooper em Londres em 1984. Este projeto permanece inacabado.

Do outono de 1980 até a primavera de 1992, Dick morou na cidade de Nova York, desenvolvendo suas composições, improvisações e escreveu Circular Breathing for the Flutist.  Nesse período, ele autopublicou a edição revisada de THE OTHER FLUTE: A Performance Manual of Contemporary Technique e seus últimos livros, composições e gravações instrucionais por meio de sua Multiple Breath Music Company.  Em 1986, deixou o papel de solista concertista na música contemporânea para executar exclusivamente a sua própria música e a música de compositores-intérpretes colaboradores. Dick realizou um recital de suas próprias obras como parte do Festival Horizons 84 da Filarmônica de Nova York no Avery Fisher Hall em 1984.

Em maio de 1992, mudou-se para a Suíça por dez anos, continuando sua carreira como compositor-intérprete. Retornou aos Estados Unidos em 2002, como Professor Assistente Visitante de Flauta na Universidade de Iowa. Em julho de 2003, ele voltou para a cidade de Nova York. Desde julho de 2013, Dick divide seu tempo entre Nova York e Kassel, na Alemanha, onde seus filhos Sebastian (nascido em 2006) e Leonie (nascido em 2008) vivem com sua mãe, o compositor e pianista Ursel Schlicht.

Os recitais de Dick hoje consistem principalmente em suas composições e improvisações, ocasionalmente incorporando as influências de Paul Hindemith, Georg Philipp Telemann e Jimi Hendrix em seu repertório.

Como instrutor, Dick criou um método e uma prática de ensino para flautistas que ele documentou em seus livros: Tone Development through Extended Techniques e Circular Breathing for the Flutist e os dois volumes de FLYING LESSONS: Six Contemporary Concert Etudes. Ele dá aulas de mestrado em centenas de universidades internacionais.[

Dick é o inventor do Glissando Headjoint®, um bocal de flauta telescópico que permite ao flautista deslizar e estender as notas.[

Como compositor, o trabalho de Dick foi reconhecido por uma comissão da Fundação Koussevitzky, uma bolsa Guggenheim e duas bolsas NEA Composers, entre muitas bolsas e comissões. Dick compôs um novo trabalho para o National Flute Association Young Artist Competition. Ele gravou mais de 20 álbuns e apareceu como convidado em muitas outras gravações.