Música e tecnologia na FIL – projeto “e-maestro”

Post date: Mar 8, 2012 10:00:14 PM

A FUTURÁLIA 2012, a maior feira dos setores da educação, formação e emprego, de 14 a 17 de Março na FIL, vai receber a estreia em Lisboa de uma apresentação

multimédia globalmente inovadora concebida pelo investigador português Rui Avelans Coelho. Trata-se do projeto “e-maestro” desenvolvido no âmbito do doutoramento em Media Digital, da Universidade Nova de Lisboa e numa parceria entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Texas (Austin, EUA). Além da colaboração de diversas entidades tecnológicas, teve ainda o apoio financeiro da Secretaria de Estado da Cultura / Direção Geral das Artes, tendo sido o único projeto na área das Artes Digitais apoiado durante o ano 2011.

A instalação é composta por três telas unidas entre si (uma frontal e duas laterais), com as dimensões 4 x 2,50 metros cada. Nelas são reproduzidas as imagens de três projetores de vídeo sincronizados com uma instalação sonora que envolve por completo o utilizador. Nesta instalação é reproduzida a atuação da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana executando a Abertura da Ópera “Carmen”, de Bizet.

No centro da instalação encontra-se a consola de controlo − que funciona como “a-estante-do-maestro” − que permite ao utilizador interagir com a aplicação

de vídeo, ficando assim com a sensação de estar a “dirigir” a banda.

As várias peças da instalação foram concebidas de forma a serem acessíveis a todos, desde crianças a adultos, não esquecendo as pessoas com deficiência física (utilizadores de cadeiras de rodas) ou sensorial (pessoas cegas).

A consola de controlo apresenta vários botões implantados em sectores coloridos que correspondem à disposição dos naipes de instrumentos na banda.

Cabe ao utilizador “dar as entradas” aos vários naipes, bastando para isso carregar nos respetivos botões da consola. Logo as imagens mudam, ficando a tocar os músicos correspondentes a cada grupo de instrumentos: o naipe dos trombones, o naipe dos clarinetes, a percussão, etc.! Além disso, como os naipes tocam “à-vontade-do-maestro” podem criar-se sempre novos arranjos musicais, segundo a inspiração ou habilidade de cada um…

Local: Feira Internacional de Lisboa (FIL), Parque das Nações (Lisboa)

Pavilhão 1, Stand 1P05

Data: 14 a 17 Março 2012

Horário: 10:00 às 19:00 (dias 14, 15 e 16) / 11:00 às 20:00 (dia 17)