Faça do seu Casamento com a
Benção, lugar da presença de Deus
Igreja Apostólica Conexão em Cristo
São Paulo – SP
Orientações aos noivos
Apresentação
Se vocês estão planejando o seu casamento, eu gostaria muito de poder ajudá-los, e para isso escrevo-lhes as seguintes orientações.
Uma data especial
A cerimônia do casamento religioso é muito importante na vida do casal, é uma data recordada com carinho por toda a sua vida, por isso, deverá ser realizada com toda reverência e beleza.
O Local
Este Santo Sacramento deve ser realizado preferencialmente na Igreja, mas pode ser realizada também em buffet, sítio ou outro lugar apropriado.
O Salão de Festa
Se a cerimônia for realizada na Igreja e, havendo interesse dos noivos, possuímos um salão onde vocês poderão receber os convidados. Nesse caso, para que os vizinhos não sejam incomodados, a sua cerimônia deverá ser realizada durante o dia e estabeleceremos um horário limite para o fim da sua festa, favorecendo assim o bem estar de todos.
Visita no lar
Para que tudo transcorra bem sugerimos que haja duas entrevistas. Que uma seja realizada na igreja e outra, quando possível, seja realizada no futuro lar do casal. Assim o Reverendo estará orientando-os, e ouvindo-os sobre suas expectativas e preocupações quanto ao casamento e a cerimônia religiosa.
Bênção da Família
Nestas oportunidades o sacerdote cuidará de prover o aconselhamento pré-nupcial, fará uma oração pelo casal, e abençoará o seu futuro lar. Uma data para o casamento poderá ser previamente agendada pelo casal em acordo com a agenda do Reverendo.
O Casamento religioso com efeito civil
Nos termos da lei federal nº 6015/73 é possível realizar casamentos religiosos com efeito civil, ou seja, o ministro que estiver oficiando o casamento religioso fará também o civil. No entanto, os noivos obrigatoriamente, devem levar o requerimento expedido pela Igreja e solicitar o casamento religioso para efeito civil, no cartório do seu domicílio.
A Documentação:
a) Realizar entrevista com o pastor que realizará o casamento;
b) apresentar carteira de identidade ou equivalente;
c) certidão ou declaração de batismo Cristão;
d) certidão de habilitação para casamento (ou certidão de casamento civil) ou solicitação de casamento religioso com efeito cívil;
e) Por decisão favorável podem casar os divorciados, de acordo com a lei civil, e após entrevista com o celebrante do novo casamento.
Sobre a taxa
A taxa da manutenção da Igreja/celebrante, e eventual despesas com transporte (quando for realizado fora da Igreja), deverá ser quitada integralmente até a data da cerimônia, sem o que a Igreja e o celebrante reserva-se o direito de não realizá-la. Não haverá devolução da taxa no caso de cancelamento da cerimônia, a não ser que o horário esteja preenchido por outro casal.
Considerações Finais
Seu enlace matrimonial receberá a bênção de Deus, por isso, é uma cerimônia que merece todo o seu cuidado e planejamento. Nossa Igreja não possui o curso de noivos, por isso pedimos a gentileza que os noivos frequentem o número de celebrações estabelecidas pelo Reverendo no momento das entrevistas. Isso será pensado conjuntamente, levando-se em conta a data da cerimônia e o local onde os noivos residem. Dessa forma vocês estarão demonstrando o devido interesse pela presença de Deus em suas vidas, além de favorecer a sintonia necessária que deve haver entre os noivos e o Reverendo para a realização da cerimônia.
Desde já, nos colocamos à sua inteira disposição para uma consulta, oração e os devidos procedimentos.
Deus vos abençoe,
Rev. Ricardo Maiolini
Fones: (11)98839 1648
e-mail: rmaiolini@gmail.com
Pergunta-se principalmente sobre 3 aspectos ligados ao matrimônio
(1) a Igreja Apostólica Conexão em Cristo realiza casamentos entre pessoas que aspiram uma segunda união (pessoas divorciadas?
(2) a Igreja Apostólica Conexão em Cristo realiza válido matrimônio?
(3) a Igreja Apostólica Conexão em Cristo efetua cerimônias fora dos templos da igreja?
Respondemos afirmativamente a todas as perguntas.
Sim, casamentos entre pessoas que já foram casadas anteriormente (uma delas ou ambas), e que tenham a convicção em foro interno de que o seu anterior casamento está morto e de que haja o propósito de se efetivar uma nova união entre homem e mulher de uma forma autêntica, sólida e permanente.
Para isso, há algumas premissas
· Necessidade do casamento civil prévio ou concomitante à cerimônia religiosa (a Apostólica Unidos em Cristo pode realizar casamentos com efeitos civis), segundo as Leis do País, em especial quanto à compaixão para com aquelas Pessoas que estão divorciadas por conta de adultério do antigo cônjuge pelo privilégio paulino (conforme as normas deixadas pelo Apóstolo Paulo) ou pela condição da convicção em foro interno dos pretendentes de que a união anterior extinguiu-se de fato, em definitivo. A análise do matrimônio anterior de pessoas divorciadas segundo a Lei. Havendo a declaração de nulidade, imediatamente os pretendentes estarão aptos a realizar seu novo matrimônio sob a presidência de um ministro qualificado da Igreja, seja ele Pastor, Presbítero ou diácono ou ministro autorizado por esta
· Quanto à validade do matrimônio, seja em primeiras núpcias, ou casamentos em 2a união, são válidos em plenitude, pois são realizados obedecendo-
a) As leis do País
b) Aos Cânones da Igreja, segundo o consenso geral dos fiéis (realizar um ato sacramental segundo a intenção de sempre da Igreja de Cristo), isto é, na reta intenção
c) Ao princípio de que os ministros ordinários do matrimônio são os noivos, sob vontade livre destes, e sob a presidência de ministro da Igreja que dará a Benção Nupcial em nome de Cristo
Em relação aos locais da realização do casamento, a Igreja Apostólica Conexão em Cristo respeita a vontade dos noivos. Não há interferência dos ministros nessa escolha, exceto quanto à dignidade do local para que se realize um rito sacramental
Por fim, o Rito Matrimonial é realizado conforme segundo o Livro de Oração Comum - LOC (versão pós-1662).
As espórtulas para a realização do matrimônio são fixadas em Regulamento próprio, para suprir os gastos do ministro que preside o ofício litúrgico, bem como sua disponibilização para o evento, segundo antigo tradição da igreja cristã
Os contatos com os ministros mais próximos podem ser efetuados pelos meios indicados na Página Inicial.
Deus é um Deus de compaixão, de liberdade, de Amor. Não é um Deus de temor, ou de fardos sobre o Ser Humano, sua criatura mais amada!