Data de postagem: 09/12/2016 15:44:04
A Christingle é um objeto simbólico utilizado nos serviços advento de muitas denominações cristãs. Tem suas origens na Igreja da Morávia.
No Natal de 1747, na Alemanha, o bispo Johannes de Watteville pensou em como ele poderia explicar o amor de Jesus a todos, e que o Natal realmente significa para as crianças na igreja. Ele decidiu fazer um símbolo simples de expressar a mensagem de Natal de uma maneira nova e animada. Pastor Johannes de Watteville deu a cada criança uma vela acesa envolto em uma fita vermelha, com uma oração que dizia: "Senhor Jesus, acende uma chama no coração destas crianças". Este foi o primeiro serviço Christingle.
Muitos anos depois, em 1968, John Pensom da Children's Society introduziu serviços Christingle à Igreja Anglicana, onde o costume espalhou rapidamente.
O Christingle consiste em:
- uma laranja que representa o mundo;
- uma fita vermelha ao redor dele que representa o sangue de Jesus;
- 4 palitos com misturas de frutas secas ou doces empurrado para dentro da laranja, representando os frutos da terra
- uma vela acesa empurrado para o centro da laranja, representando Jesus Cristo como a luz do mundo.
Este simples recurso visual representa vividamente o propósito por trás da vinda de Cristo — trazer luz às trevas e redimir um mundo decaído derramando o Seu sangue.
No relato de João sobre a vida de Cristo, o discípulo descreve Jesus como a Luz do mundo. Ele escreveu sobre Cristo: “…a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (João 1:9). Não apenas Cristo, a Luz, veio para penetrar as trevas de nosso mundo, mas Ele é também “…o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (v.29).
Pense nisso! O bebê de Belém tornou-se o Cristo vivo e ressurreto que nos resgatou do nosso pecado. E desta maneira, João nos instrui a “…andarmos na luz, como ele está na luz…” (1 João 1:7). Que todos os que experimentaram o Seu resgate encontrem em Jesus a paz de andar em Sua luz.
No Brasil este constume ainda não foi difundido