Avaliação das ações 2015/2016 [Desp. 4595/2015, art. 3º .4 c)

Avaliação global

021516 A Construção de Planos de Formação de Escola/Agrupamento, numa Perspetiva Pós- Moderna, e respetivo enquadramento normativo

Avaliação muito positiva nos objetivos traçados à partida e para a relevância, da formação, para a melhoria organizacional da Escola, sendo um pouco menos boa para os restantes aspetos - a melhoria do ensino e dos resultados escolares (âmbitos que não eram desígnio direto desta formação).

031516 Língua Gestual Portuguesa (LGP): uma língua de corpo inteiro

Apenas quanto à relevância, da formação, para a melhoria organizacional da Escola, a avaliação ficou aquém (embora próxima) dum muito bom nível.

Sendo a escala avaliativa utilizada de 1 (muito negativo) a 6 (muito positivo), os 2/3 atingidos em todos os âmbitos da avaliação são reveladores duma avaliação positiva, como boa, e coerente, embora abaixo da perceção do grupo, antes apresentada.

041516 A multimédia como estratégia para a produção de material didático

Avaliação de nível excelente, com uma apreciação muito boa no que se refere à melhoria do ensino e dos resultados.

071516 a Língua Gestual Portuguesa nas aprendizagens

Avaliação de muito bom nível em todos os aspetos a considerar

131516 PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM SAÚDE ESCOLAR (PASSE) - PROGRAMA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR (AE do Cerco)

Apreciação muito boa no que concerne aos resultados escolares e à relevância organizacional da formação, sendo ainda melhor nos restantes aspetos

Sendo a escala avaliativa utilizada de 1 (muito negativo) a 6 (muito positivo), na avaliação da formadora releva a contribuição da formação para a melhoria do ensino, que é considerada em pleno, e o nível muito bom nos restantes itens

141516 Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida

Avaliação excelente para o desenvolvimento profissional dos(as) formandos(as) e muito boa nos restantes aspetos

15151 Folha de Cálculo - Microsoft Excel para Professores

Apreciação que se situa entre o muito bom, na melhoria do ensino e dos resultados, e o excelente nos objetivos, no desenvolvimento profissional dos(as) formandos(as) e na relevância para o âmbito organizacional da Escola

Sendo a escala avaliativa utilizada de 1 (muito negativo) a 6 (muito positivo), a apreciação é excelente (também muito boa na melhoria do ensino e dos resultados escolares).

161516 Estratégias de Ensino Cooperativo em sala de aula - Alunos com Necessidades Educativas Especiais e/ou problemas de aprendizagem I

Globalmente excelente, a avaliação desta ação regista também coerência entre todos os aspetos avaliados

171516 Aprender a Ser Saudável - a importância da higiene oral na criança

Muito boa perceção global, com nível de excelência nos objetivos traçados

211516 Didática da imagem animada e o cinema de animação com as TIC para o pré-escolar e 1.º ciclo

Muito bom nível atingido, sendo excelente nos objetivos traçados e na relevância da formação para o desenvolvimento profissional dos(as) docentes

Relatório da Formação

Com vinte e seis projectos formativos, o Centro concretizou ou concretizará vinte ações tradicionais, com acreditação do CCPFC ou direccionadas a assistentes, ficando, por variadas razões, seis por efectivar, o que significa um aumento em quatro ações, face ao ano transacto (mais duas para cada categoria de formandos).

Das levadas à prática, dezassete foram dirigidas a docentes e três a assistentes, tendo duas (uma em cada tipo de destinatários) custos com formador(a).

Das dezassete dirigidas a docentes, uma teve custos para os(as) formandos(as), sendo que três tiveram uma abrangência superior ao território deste Centro, e uma das dirigidas a assistentes teve custos com a formadora, assumidos pela instituição onde se concretizou.

Assim, dezasseis ações para docentes e duas para assistentes tiveram apenas custos burocráticos.

Quadro de análise de resultados:

Quadro comparativo:

Registe-se o aumento, ainda que pouco significativo, do número de turmas e de formandos.

Estas vinte ações serviram 412 docentes e 59 assistentes; ainda é cedo para se saber a percentagem que concluiu, mas será, como anos anteriores, bem mais relevante nos Assistentes do que nos Docentes, onde continua a registar-se um elevado número de desistências.

Em 29 de junho de 2016

O Diretor do CFAE

Dr. José Maria Silva

Formadores(as)

Os(as) formadores(as) são avaliados(as) e certificados(as) nos termos das normas em vigor para os(as) formadores(as) que prestam este serviço sem retribuição, pelo que todos(as) [exceto a formadora da ação que teve custos para docentes] tiveram Muito Bom - 8,9 (oito, nove); numa escala de 1 a 6, como se traduz no presente relatório, todos(as) atingiram o nível 5,3 (cinco, três).

Dra. Célia da Conceição Pereira

Dr. António Alves

Dra. Cristiana Azevedo

Dras. Andreia Vreia e Patrícia Santos

Dr. Rui Espírito Santo

Dra. Eduarda Ferreira

Dras. Helena Paz dos Reis e Maria João Castro

Dras. Débora Cláudio e Isabel Paiva

Dra. Maria José Carvalho

Dr. Vítor Tété

Dra. Mariana Dolores

Dr. Paulo Fernandes

Dra. Ana Cláudia Cardoso

Formadora que prestou o serviço sendo remunerada, foi avaliada pelo Centro de Formação com a média da avaliação da formação que desenvolveu - Muito bom - 8,7 (oito, sete)