A Ação Social Escolar (ASE) é uma medida de apoio ao estudo e às famílias.
É uma medida pública de combate à exclusão social e ao abandono escola, destinada a alunos do ensino público pré-escolar, básico e secundário que pertençam a agregados familiares sem capacidade económica para suportar os encargos nas diferentes áreas relacionadas com a educação, como a alimentação ou os materiais pedagógicos.
O OPE permite que estudantes do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário decidam o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.
Todos os anos quem pretende participar deve apresentar propostas sujeitas a um tema (este ano algo que releve para a Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão de todos, mas sobretudo dos alunos mais vulneráveis e mais afetados pela pandemia). Os vencedores têm de ser conhecidos até ao final do mês de março/2024 e as propostas têm de estar executadas até ao final do ano de 2024.
A Associação de Pais divulgará a informação sobre a edição deste ano, quando estiver disponível.
Até lá, podes procurar informação sobre edições passadas em https://www.opescolas.pt.
Pergunta com resposta longa, porque é um papel essencial ao bom funcionamento da escola e à fluidez da informação.
Articular o diálogo entre os Pais e Encarregados de Educação da Turma e a Diretora de Turma;
Divulgar pelos Pais e Encarregados de Educação da turma a informação recebida nos Conselhos de Turma Intercalares;
Articular o diálogo entre os Pais e Encarregados de Educação da Turma e a Associação de Pais da Escola;
Melhorar a comunicação entre os Pais e Encarregados de Educação da Turma e os Órgãos de Gestão da Escola.
Elaborar uma lista de contactos (telefone e/ou e-mail) de todos os Pais e EE da Turma que representa;
Manter o contacto necessário ao longo do ano letivo entre DT e EE;
Participar nos encontros/reuniões promovidas pela Associação de Pais;
Comunicar aos Pais e EE da Turma as deliberações/ informações emanadas pelos Órgãos de Gestão da Escola e pela Associação de Pais, bem como pelo Conselho deTurma;
Solicitar, previamente, contributos aos Pais e EE da Turma sobre os assuntos a serem abordados nas reuniões do Conselho de Turma;
Participar em todas as reuniões do Conselho de Turma, à excepção das destinadas à avaliação sumativa dos alunos;
Identificar situações e problemas transversais à Turma e contribuir para a resolução das mesmas;
Os representantes dos EE da turma são eleitos no início do ano lectivo pelos Pais e EE da turma, na primeira reunião convocada pelo DT;
Todos os EE presentes na reunião e que tenham os seus educandos na turma são elegíveis;
Serão Representantes de Turma os dois EE que obtiverem o maior número de votos, sendo ainda designado um suplente;
Após a votação, o(a) DT em colaboração com os representantes de Turma eleitos, elaborarão um documento (acta), onde conste o resultado da votação e os nomes dos escolhidos.
Existem diversas iniciativas — mais, ou menos formais — que permitem e fomentam a participação de alunos e encarregados de educação.
À cabeça, e logo no início do ano, os alunos podem candidatar-se à posição de Delegado e Subdelegado de turma; os encarregados de educação, à de Representantes. Os alunos também podem envolver-se ativamente através da associação de estudantes.
Ao longo do ano existem diversas atividades e iniciativas (do desporto escolar às promovidas pela bibliotecas; da Associação de Pais às dos grupos disciplinares) em que podes participar, seja na organização, seja usufruindo.
E podes, ainda, organizar ou propor iniciativas que te pareçam necessárias, oportunas ou simplesmente divertidas.
Já os pais devem ter presente que manterem-se em contacto e participarem no dia a dia da escola é uma forma de contribuir para uma escola melhor... talvez a mais eficaz ao seu alcance.