Estás no Agrupamento de Escolas de Benfica! E chegaste à Escola Secundária José Gomes Ferreira (também conhecida por "secundária de Benfica").
A partir de agora, fazes parte de uma comunidade de cerca de 1100 alunos, 85 professores e 24 funcionários. É muita gente, são muitas disciplinas, muitas salas, muitos pavilhões, muitas coisas novas, que podem parecer confusas (e que, por vezes, são!).
O novo tem os seus desafios, mas quem já conhece os cantos à casa tem a oportunidade de ajudar quem chega. Alunos e pais. Além dos colegas, professores e auxiliares, também a AP tenta dar uma mãozinha na navegação através deste mundo novo. Se é sobre esta escola, contamos que esteja no nosso "sítio"; se não está nesta página, espreita nas "Perguntas Frequentes". Se não encontares, de todo, dá- nos um toque, para adicionarmos.
O edifício da Escola Secundária José Gomes Ferreira estrutura-se em cinco corpos alongados de diferentes comprimentos, à semelhança dos cinco dedos de uma mão,separados por escadarias e terminando cada um deles num volume cilíndrico.
Aos cinco pavilhões principais acrescem o pavilhão desportivo, o campo de jogos sintético e o refeitório do AEB, situado no espaço da Escola Pedro de Santarém, que é partilhado pelos dois estabelecimentos.
Os pavilhões são identificados pelas letras A a E, da direita para a esquerda de quem entra pelo portão principal.
As aulas distribuem-se, habitualmente pelo pavilhões A, B, D e E; o pavilhão C concentra actividades não lectivas, e.g., biblioteca, auditório, secretaria, direcção e associação de estudantes.
As aulas do 9º ano acontecem, maioritariamente no pavilhão B.
A escola tem cacifos, distribuídos pelos vários pavilhões.
Podes alugar na escola (PBX) ou alugar à Associação de Estudantes, mediante uma pequena comparticipação.
Tem em atenção que só podes usá-los fora dos horários das aulas, pelo que deves pensar bem no que lá guardas e quando. A escola não se responsabiliza pelo material guardado dentro dos cacifos.
Alguns estão em muito mau estado :-( — danificá-los ou destruí-los prejudica-vos a todos.
A Associação de Estudantes é uma novidade para quem chega. Podes juntar-te e participar, pois é uma oportunidade de desenvolver competências de comunicação, trabalho em equipa e liderança, além de te dar uma voz ativa na tomada de decisões que afetam o ambiente escolar.
A associação de estudantes é uma excelente oportunidade para os alunos contribuírem para a melhoria da sua escola e para representarem o interesse geral.
O bar serve bebidas e "snacks" (sandes, saladas, salgados). É uma alternativa, cá dentro, para matar um "ratito".
Está aberto nos períodos de intervalos dos alunos.
O "lounge" (ou zona de convívio interior), encontra-se no 1º andar do Bloco C e está aberto a todos os alunos.
Neste espaço encontra-se também a Associação de Estudantes.
Não está a funcionar :-(
Se és aluno beneficiário da ação social, deves dirigir-te à secretaria, para se poder agendar a tua ida à Pedro de Santarém e aí levantares os materiais de que necessitas.
Quando encontrares algo que não te pertence, entrega no PBX da escola ou à funcionária mais próxima.
Quando perderes alguma coisa, dirige-te ao PBX e pergunta.
Jornal, teatro, <há mais?>...
A escola tem vários clubes e projetos, nos quais te podes inscrever. Visita o sítio do AEB.
Informa-te e apresenta a tua proposta de inscrição ao teu Diretor de Turma.
Já és aluno da escola, tens uma noção de onde fica o quê, falta entrar... o Cartão do Aluno é o teu salvo-conduto na ESJGF, já que te identifica como aluno da Escola.
Tem o teu nome e número de aluno e deverás mantê-lo contigo, pois é com ele que registas as entradas e saídas das escolas e é nele que “carregas” as senhas de refeição.
A emissão do primeiro é gratuita; se o perderes, a emissão de uma 2ª via custa 10,00 euros.
O Regulamento Interno estabelece as regras de funcionamento do agrupamento. Ou seja, é aplicado em várias escolas, nos vários ciclos.
Existe uma secção sobre Alunos no capítulo V (Comunidade Educativa – Direitos e Deveres), e todo esse capítulo tem informação relevante sobre a vida na Escola, para alunos e Encarregados de Educação.
Podem (e devem) consultar o documento, aqui.
O Estatuto do Aluno e Ética Escolar é uma lei aprovada pela Assembleia da República, que define os direitos e deveres dos alunos.
O Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Benfica reflecte o conteúdo do Estatuto de Aluno, mas, se quiseres conhecer (e deves), o original, podes aceder ao link.