A ASAT - Associação Santacruzense de Táxis foi criada com o primeiro intuito de aproximar os taxistas da freguesia de Santa Cruz (seus associados), dos órgãos de soberania, assim como, facultar aos mesmos um interlocutor que fale e defenda os interesses da classe.
Com a sua criação a maioria dos taxistas de Santa Cruz passaram a falar em uníssono sempre com o intuito de solucionar os problemas da classe. Situação que não ocorria até à bem pouco tempo.
A associação surgiu da necessidade e dificuldade que esta classe tinha em se fazer ouvir na defesa dos seus interesses comuns, que até à data não tinham sido devidamente defendidos com claro prejuízo da classe.
Assim, através do advogado Joaquim Marujo - responsável pela constituição da associação - , foi celebrada no dia 14 de Agosto de 2008 a escritura de constituição da ASAT, tendo a mesma sido publicada na II Série do JORAM, Nº 218 de 13 de Novembro de 2008.
No período que mediou entre a constituição da ASAT e a sua publicação oficial foram eleitos os respectivos Órgãos sociais. Actualmente encontra-se em exercício como Presidente da Direcção o Sr. Manuel Pires Carvalho.
A ASAT tem tido o cuidado de apresentar uma imagem séria, credível e firme nos seus intentos e na defesa dos interesses dos seus associados.
Uma das prerrogativas da associação é a tentativa de evitar conflitos desnecessários tão prejudiciais à classe que defende.
Posta esta breve apresentação só nos resta subscrever com os mais cordiais e sinceros cumprimentos.
A Direcção da ASAT
Manuel Pires Carvalho