Na página anterior, vimos uma aplicação utilizando o track sensor da figura ao lado. Em projetos mais elaborados são necessários pelo menos três desses sensores de trilha para garantir que o robô siga as trilhas tanto com curvas para a direita quanto para esquerda.
Como usamos apenas um sensor, o nosso robô só "enxerga" curvas para a esquerda, perdendo a trilha frequentemente quando há alguma curva mais acentuada.
O track sensor da Itead é um electronic brick, ou seja, há conectores para facilmente ligar ao Arduino. A rigidez mecânica é uma vantagem no uso desse sensor, pois a placa é bem acabada, com poucos componentes, firmemente soldados e com um furo para prender no chassis do robô.
Na figura abaixo vemos como é simples o seu circuito eletrônico: um circuito integrado contendo dois amplificadores operacionais, sendo que somente um deles é utilizado. O sensor, propriamente dito, é o TCRT5000 (sensor de reflectância), formado por um led infravermelho e um fototransistor, além de resistores e um led para indicar a detecção de uma superfície refletora.
O funcionamento, também é simples: se o sensor está colocado em uma superfície que reflete a luz, o led acende.
Uma vez que entendemos como funciona, vamos construir o nosso próprio Sensor de Trilha Solucionática! E o desafio: com um único sensor desses, o nosso robô vai fazer curva para ambos os lados e ainda diferenciar a cor da trilha!