A imagem diz quase tudo: a pequena placa abaixo é um computador completo com um Arduino embutido!
Configuração:
CPU AllWinner A10 SoC, 1GHz ARM Cortex A8.
GPU OpenGL ES2.0, OpenVG1.1 Mali 400 core.
DRAM 1GB DDR3
Memória interna 2GB Flash, macro SD card slot para até 32GB.
Saída de víde: HDMI 720p ou 1080p 60Hz.
Interface de rede Ethernet (RJ45) e Wi-Fi (não incluída)
Fonte de alimentação 5V@2A (não incluída).
Conectores compatíveis com Arduino (3,3V).
Antes de tudo, uma crítica ao título dessa página. Não considero o PCduino um concorrente do Raspberry Pi. Poderíamos considerá-lo um concorrente do Raspbery+Arduino. Ou seja, se queremos conectividade por meio de um sistema com Linux embarcado, usando o Raspi ou o PCduino, e a tarefa de lidar com os diversos sensores, displays, acelerômetros etc fica a cargo do Arduino - em termos de preço - tanto faz comprar um Raspi e um Arduino, ou comprar o PCduino!
Porém, se quisermos ter a opção de usá-los separadamente, logo ter o Raspi é mais viável.
Na nossa opinião, vale a pena ter os três! Um PCduino (R$160,00) como CPU de projetos mais compactos ou como a porção smart de uma TV digital. Não podemos esquecer que o PCduino é uma placa de desenvolvimento Android! Serve para o interessado aprender Python e C++. Sem exagero, acho inconcebível que nas Universidades de Engenharia (todas elas!) e de Computação (todas, também) não incentivem cada aluno a comprar o seu.
O Raspberry Pi é um projeto de um computador educacional de baixo custo (em torno de R$80,00). Também dá para usá-lo para transformar sua TV, mesmo uma analógica, em smartv. As principais aplicações foram desenvolvidas em Python - não tem como fugir do Python - e é possível instalar a IDE do Arduino e pode programar e fazer o upload dos sketches diretamente pela porta usb (obviamente com um Arduino conectado). Testamos exaustivamente essa dupla e foi possível, muito facilmente, programar o Arduino remotamente via Raspberry Pi (o que, sem dúvida, é trivial no PCduino). Além disso, o Raspi tem uma GPIO (General Purpose Input Output), mas não há buffers para proteger a placa de uma queima acidental.
Aplicações
O PCduino já vem com alguns "sketches" para testar a interface "arduínica" dele. Assim podemos conectar um acelerômetro, um led e um botão, uma conexão serial etc. No site da Sparkfun, nossa fornecedora (nenhum tusta pela propaganda!), há muito mais informação - em inglês - sobre o PCduino. Um bom começo é pelo tutorial PCduino. A foto acima foi retirada desse mesmo tutoial.