SOBRE O SIGPROCESS
Você tem alguma demanda para o SIGPROCESS?
SOBRE O SIGPROCESS
O SIGPROCESS é o Escritório de Processos da SIGNOVE e tem como principal propósito desenvolver e dar sustentabilidade à Gestão por Processos de Negócio dentro da organização. Sendo assim, o principal objetivo do SIGPROCESS é institucionalizar a Gestão por Processos de Negócio na SIGNOVE Tecnologia. Após análises técnicas com o objetivo de identificar qual seria a melhor estratégia para atingir este objetivo, o escritório de processos estabeleceu três diretrizes como fundamentais:
Gerir por processos é, basicamente, uma maneira mais sensata para promover melhorias e inovações nas rotinas de trabalho e na execução das atividades da SIGNOVE.
Os profissionais da SIGNOVE estão habituados a gerir problemas, desafios e oportunidades de melhoria associadas ao seu trabalho. A rotina diária destes colaboradores engloba a identificação, análise e tratamento de erros, incidentes, falhas e novas ideias que surgem ao longo do dia a dia.
Desta maneira, gestores e colaboradores da SIGNOVE vêm reproduzindo múltiplas práticas para gerenciar e otimizar seus processos de trabalho. Frequentemente, essas práticas são desenvolvidas de forma intuitiva ou resultantes de um aprendizado empírico. Ademais, observa-se que tais práticas dificilmente são padronizadas entre as unidades organizacionais. Contudo, está claro que na SIGNOVE já existe uma forma de se promover melhorias e inovações nas rotinas de trabalho, que não poderia ser desprezada.
Nesta conjuntura, deve-se analisar se esta forma atual de promover melhorias e inovações é suficiente para o mercado em que a SIGNOVE está inserida. Conjecturando tais aspectos, a Gestão por Processos é entendida como um repositório organizado e bem fundamentado de conceitos, ferramentas e melhores práticas para promover melhorias e inovações na organização. Sendo assim, deve-se filtrar esse repositório e customizar os conceitos, ferramentas e melhores práticas que otimizem a maneira com que melhorias e inovações são concebidas, implementadas e monitoradas na SIGNOVE.
Gestão por Processos é, portanto, uma evolução sistemática, uma maneira de como os gestores e colaboradores da SIGNOVE promovem melhorias e inovações. Assim, definiu-se o "que é" e o "que não é" Gestão por Processos em relação a essa perspectiva:
O que é Gestão por Processos:
Uma evolução planejada e natural no modo com a SIGNOVE promove melhorias e inovações nos serviços;
Um conjunto de boas práticas para modernizar e sistematizar as práticas de gestão já adotadas; e
Um conjunto de conceitos, ferramentas e práticas para tratar as principais prioridades dos gestores da SIGNOVE.
O que não é Gestão por Processos:
Um novo modelo que de gestão que revolucionará o funcionamento da SIGNOVE;
Um novo conjunto de atividades a ser adicionado às atribuições dos colaboradores da SIGNOVE; e
Uma nova temática que irá competir pela prioridade na agenda dos tomadores de decisão da SIGNOVE.
A Gestão por Processos expande a capacidade da SIGNOVE em prestar melhores serviços e, portanto, gerar valor para os seus clientes.
Compreender a Gestão por Processos como uma melhor forma de promover melhorias e inovações não será suficiente para convencer os colaboradores da SIGNOVE a adotá-la. Normalmente, as pessoas encontram-se satisfeitas com as práticas adotadas atualmente, mesmo que essas sejam informais ou funcionais.
Desta maneira, a principal finalidade da Gestão por Processos é expandir a capacidade da SIGNOVE em gerar valor para os seus clientes. Este senso de valor deve ser baseado nos ganhos obtidos com os novos serviços e processos, comparando com os esforços e custos necessários para melhorá-los.
Neste contexto, melhorias são os diferentes tipos de transformações que podem ser concebidas e implementadas em um processo. Exemplos de melhorias incluem: otimização de rotinas, desenvolvimento/atualização de sistemas, treinamentos, redesenho de interfaces, revisão de políticas e de controles, etc.
Ganhos são os diferentes tipos de resultados obtidos com os novos processos implementados. Alguns exemplos de ganhos são: redução do tempo gasto nos serviços prestados, aprimoramento da qualidade e confiança em relação às ações da SIGNOVE, redução de custos ou melhoria da satisfação.
Deste modo, o valor de um novo processo é resultante do equilíbrio entre ganhos (porque nós mudamos um processo) e melhorias (como nós mudamos este processo). Colaboradores da SIGNOVE devem avaliar imparcialmente se os ganhos esperados (em todas as suas dimensões) com uma determinada ideia ou iniciativa são suficientemente impactantes em relação aos esforços (custos financeiros, cultura organizacional) para implementar as mudanças necessárias.
Adotar a Gestão por Processos é, portanto, motivar e capacitar colaboradores da SIGNOVE para que eles promovam continuamente melhorias e inovações que impliquem em melhores serviços prestados para os clientes. A Gestão por Processos inspira e mobiliza os profissionais para gerar e implementar ideias que transformem os processos da SIGNOVE criando valor para os clientes.
A Gestão por Processos deve ser traduzida em uma abordagem simples, acessível e empolgante para os colaboradores da SIGNOVE.
Uma vez que a SIGNOVE entendeu a Gestão por Processos como uma melhor forma de se promover melhorias e inovações e concordou que essa evolução seria efetivamente necessária para prestar melhores serviços aos clientes, passou-se para o último desafio: Como elaborar e implementar um método que poderia ser gradualmente absorvido e profundamente internalizado pela organização?
Para lidar com esse desafio, o SIGPROCESS decidiu elaborar seu framework de Gestão por Processos, abordando seus processos. A ideia de se desenhar os próprios processos de Gestão por Processos visa alinhar práticas atuais às melhores práticas de gestão e novas tendências.
Este framework deve ser descrito em uma abordagem simples e eficiente que motive colaboradores da SIGNOVE a: criar ideias de melhorias e inovação; transformar essas ideias em novos processos; quantificar e comunicar resultados gerados; e sustentar processos de alta performance ao longo do tempo.
Por fim, é importante enxergar que as unidades organizacionais também executam os processos da Gestão por Processos e, portanto, esta tarefa não está restrita ao Escritório de Gestão de Processos.
O Framework da Metodologia de Gestão por Processos de Negócios pode ser acessado aqui: Framework.
Veja também: Sobre o BPM na SIGNOVE
Veja também: Estrutura Funcional da Área de Processos