sobre a gestão por processos na signove
Você tem alguma demanda para o SIGPROCESS?
sobre a gestão por processos na signove
A Gestão por Processos de Negócio desenvolvida pelo SIGPROCESS (Escritório de Processos da SIGNOVE) consiste em um conjunto de ações e práticas de BPM que buscam estabelecer soluções coletivas e gerenciais comuns no âmbito da empresa, visando o aperfeiçoamento gerencial e sua evolução.
Essas ações e práticas também preconizam atividades que contribuirão com a modernização da gestão de todo o negócio, buscando padronizá-las para atingir o máximo de eficiência e eficácia em sua implementação. Dessa forma, sendo capaz de contribuir assertivamente para que a organização seja hábil a executar a Gestão por Processos.
O Gerenciamento por Processos da SIGNOVE pode ser entendido como uma atividade sistêmica atrelada à melhoria contínua da empresa, pautada no aperfeiçoamento dos processos e com operação integrada ao Planejamento Estratégico da organização.
Realizar o Gerenciamento de Processos pode produzir resultados significativos no desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão, possibilitando a compreensão, análise e aprimoramento das rotinas internas de trabalho, objetivando garantir a eficiência, eficácia, efetividade e a legalidade dos serviços executados, assim como, disseminando a cultura de Gerenciamento por Processos no âmbito da SIGNOVE.
A principal motivação para a Gestão por Processos é auxiliar na superação das limitações da atual forma de trabalho, buscando maior qualidade, celeridade e transparência nos processos, permitindo a valorização e estímulo dos profissionais envolvidos, gerando resultados positivos para a SIGNOVE.
A Gestão por Processos tem como objetivo contribuir com a implantação de rotinas que promovam a estruturação, monitoramento, análise e implantação de melhorias nos diferentes processos de trabalho e abrange:
Conhecer e modelar os processos de negócios e oferecer as informações sobre eles, promovendo a sua padronização e descrição em manuais;
Buscar, desenvolver e disseminar internamente metodologias e melhores práticas da Gestão por Processos;
Contribuir e fomentar o monitoramento e a avaliação de desempenho dos processos, de maneira contínua, mediante a definição de indicadores apropriados;
Instituir melhorias nos processos, visando alcançar maior eficiência, eficácia e efetividade no seu desempenho.
Como principais benefícios da adoção de uma metodologia estruturada na Gestão por Processos têm-se:
Eliminação de atividades e tarefas repetitivas ou desnecessárias buscando melhores resultados nos produtos e/ou serviços oferecidos aos clientes;
Foco direcionado para os usuários dos produtos e/ou serviços;
Melhorias nas maneiras e formas de realizar as tarefas e atividades com aperfeiçoamento das pessoas;
Redução nos prazos de execução dos processos de trabalho;
Redução da burocracia existente;
Busca de uma maior automação e emprego de tecnologias ou ferramentas nos processos de trabalho.
Para que a Gestão por Processos obtenha sucesso na organização, destacam-se três fatores:
ACEITAÇÃO DE MUDANÇAS
A preocupação com as propostas de mudanças quando da modificação ou transformação por processos é normal, pois, poderá haver impactos diretos ou indiretos na forma de realizar as atividades. A assimilação e aceitação destas mudanças que visam as vantagens acima relacionadas serão mais fáceis com planejamento e comunicação adequados, motivação e acompanhamento.
COMPROMETIMENTO
O engajamento e comprometimento de todos os envolvidos é um dos fatores mais complexos. Muitos projetos não apresentam os resultados adequados porque as pessoas não se comprometem com o seu desenvolvimento e implantação. A experiência tem mostrado que sem comprometimento organizacional, a prática e os benefícios da Gestão por Processos são improváveis de amadurecimento. Ainda assim, sem suporte da liderança, valores, crenças e cultura é improvável que a Gestão por Processos tenha sucesso dentro da organização (BPM CBOK, 2013).
CAPACITAÇÃO
O pleno conhecimento por todos os profissionais envolvidos de como as atividades devem ser executadas, quais procedimentos e regras deverão ser aplicadas em quais momentos, quais parâmetros deverão ser observados e, quais ações serão tomadas, será fundamental para uma gestão efetiva por processos. Este conhecimento será possível somente através de treinamentos conceituais e operacionais, sempre realizando o relacionamento com os instrumentos administrativos existentes na organização.