Enfermagem

CAPACITAÇÃO LEI LUCAS

Apresentação da Lei Lucas realizada no dia 11/09/2023 nos períodos manhã e tarde

A IMPORTÂNCIA DE PARTICIPAR DAS CAPACITAÇÕES

VIDEO LEI LUCAS LEGENDADO.mp4

Mais que uma profissão Enfermagem é fé na vida, amor e dedicação





Ações desenvolvidas pela equipe de Enfermagem Programa Saúde na Escola 

Conceito Enfermeiro e Técnico de Enfermagem

– O enfermeiro: que é o profissional de nível superior, tendo capacidade técnica, humana e científica e sendo responsável pela promoção da equipe de enfermagem, recuperação e prevenção da saúde dos indivíduos. O enfermeiro cuida do paciente até que ele seja capaz de assumir a responsabilidade de responder por suas necessidades básicas;

– O técnico de enfermagem: que é um profissional de nível técnico ele tem como funções básicas a prevenção e manutenção de saúde básica, ele auxiliar os enfermeiros no que abrange cuidar dos pacientes incluído reabilitação e recuperação de saúde pública e coletiva


Metodologia de trabalho 

A equipe de enfermagem é alicerce para as ações prioritárias do Programa Saúde na Escola, onde destacam-se avaliação antropométrica, verificação de situação vacinal e  palestras sobre  IST's, cultura de paz e prevenção à gravidez na adolescência. 

Encontros

Verificação de Situação Vacinal

Antropometria 

Encontros

Verificação vacinal

Objetivos da verificação vacinal

Antropometria

As medidas antropométricas em âmbito escolar consistem basicamente na avaliação do peso e do comprimento/altura, representando um importante recurso para avaliação do estado nutricional. 

São importantes para indicar o excesso de peso como também o risco de mortalidade infantil associado a desnutrição . Por isso a importância da avaliação do estado nutricional infantil como forma de prevenção a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), relacionada ao consumo excessivo de alimentos.

RESULTADOS  

ANTROPOMETRIA


As medidas antropométricas são realizadas em crianças de berçário até o pré II.

Em 2019 as medidas antropométricas foram realizadas em 10.470 crianças, e as crianças que apresentaram alguma alteração sendo para sobrepeso ou para desnutrição tiveram o acompanhamento com a nutricionista do PSE. 


PALESTRAS - Prevenção de gravidez e IST's.

As palestras de prevenção foram ministradas durante o todo o ano de 2019, em 26 escolas, com um alcance de 3.020 alunos, com interação por meio de debates e roda de conversas.


COBERTURA VERIFICAÇÃO VACINAL 

Cobertura da Verificação vacinal do município em 2019 abrangeu 1.289 salas de aula com 19.804 carteirinhas de vacinas.

DICAS E CUIDADOS 

Vacinação

Por que é importante vacinar?

Uma pessoa vacinada está sendo diretamente protegida pela vacina e protege indiretamente outras pessoas que vivem ao seu redor.

Vacinar é um ato de amor e cuidado. Proteja seus filhos para que possam crescer e se desenvolver com saúde! 

Você sabia?

Caderneta  da Criança

Passaporte da Cidadania

A carteira de vacina é um documento de saúde e deve ser guardado com outros documentos pessoais, como a Certidão de Nascimento. 

Importante no acompanhamento do desenvolvimento infantil.

Perdeu a carteira de vacina? Procure o posto de saúde onde a criança/ adolescente foi vacinado para obter a segunda via do documento. Um novo esquema vacinal pode ser necessário nesses casos.

Para vacinar, basta levar a criança/ adolescente a um posto ou Unidade Básica de Saúde (UBS) com a carteira de vacina da criança.


Saiba mais:

A Caderneta  da Criança é um importante instrumento de cuidado da saúde infantil. Contempla o registro de dados desde o nascimento até 10 anos de idade para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento .Depois disto os apontamentos devem ser feitos na Caderneta do adolescente.

A nova versão da caderneta está dividida e m duas partes 

O documento traz, na primeira parte orientações sobre cuidados com a criança para que ela cresça e se desenvolva de forma saudável; direitos e deveres das crianças e dos pais; aleitamento materno; alimentação complementar saudável; vacinas; saúde bucal; marcos do desenvolvimento; consumo; e ainda informa sobre o acesso aos equipamentos e programas sociais e de educação. (M.S.)

A segunda parte é destinada aos profissionais da saúde para registro  dos dados do desenvolvimento da criança. Atualmente além de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem ,os agentes comunitários  também podem lançar informações que auxiliem no acompanhamento da criança.

A relevância deste documento é que pode transitar nos diferentes serviços de saúde, públicos ou privados , e nas mais diversas especialidades.

ISTs - SITE
vacinas.pdf