Inspire-se 

Mantenha o Foco

Estimule a Memória

Seja Produtivo!!!

AUTOESTIMA INFANTIL

Em defesa da Infância

Desde cedo a família deve pactuar momentos de fala sobre a relação que a criança deve ter com seu corpo, conceitos de intimidade, de quem pode ou não tocar seu corpo, autocuidado, além de manter canal permanente de escuta. A menina deve estar ciente do poder que detém de ir e vir, falar e ser ouvida em todas as suas possibilidades. Para o menino, deve ficar claro que deve contar para alguém de sua confiança se sua intimidade estiver sendo violada e deve ser reforçado a ele que sua fala é poderosa, que nunca deve tentar resolver seus conflitos usando força física e ambos, menina e menino, devem sempre buscar a igualdade de gênero.

Na escola, os professores podem se aliar aos alunos na prevenção de todas as formas de violência no sentido de orientar, acolher e dar voz aos alunos. Os profissionais de saúde têm o dever de orientar as famílias na prevenção da violência e denunciá-la sempre, na suspeita de qualquer ato contra a integridade da criança ou adolescente.

Que todo cidadão possa se responsabilizar pela prevenção da violência. O Estado laico e democrático deve respeitar os direitos humanos e a Lei deve sempre prevalecer. Não se pode omitir a possibilidade do aborto, que já é previsto na Lei nos casos de estupro ou em situação de abuso sexual.

O artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente é claro: toda criança tem o direito ao respeito, que consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

PREVENINDO A EROTIZAÇÃO INFANTIL

De acordo com o depoimento do psicólogo Luiz Coderch ao HuffPost Brasil, a ideia de namoro pode causar confusão nas crianças que estão entrando em fase escolar, geralmente entre os cinco e nove anos. Nessa fase, eles estariam ainda aprendendo o que é a amizade – e pular essa etapa poderia dificultar a aprendizagem de lições importantes na construção de relacionamentos saudáveis no futuro, como respeito ao próximo, carinho, atenção e companheirismo.

Orientação Postural

Posturas incorretas permitem que os ossos não se alinhem corretamente, aumentando a tensão nos músculos, nas juntas e nos ligamentos, podendo causar fadiga e dor. Após anos, o mau hábito postural pode causar dores crônicas na coluna e afetar a função e posição de alguns órgãos vitais, sobretudo dos órgãos localizados no abdômen. 

Ao dormir – a posição mais apropriada para dormir é de lado, com um travesseiro que deixe a cabeça na altura do corpo, sendo que o colchão deve ter a densidade correspondente ao peso da pessoa.

Ao sentar – manter as costas retas, apoiadas no encosto. Os braços devem estar sobre o apoio da cadeira, e os ombros relaxados. Os pés devem estar no chão ou sobre um apoio. Deve haver um ângulo de 90° dos joelhos em relação aos quadris.

Ao andar – distribuir o peso do corpo entre ambas as pernas, mantendo os pés voltados para frente, apoiados no chão, e o abdômen contraído. A cabeça deve estar ereta, com o queixo paralelo ao chão. Os braços devem balançar naturalmente. Usar calçados confortáveis, evitando saltos altos.

A infância e a adolescência são períodos importantes para o desenvolvimento do sistema musculoesquelético. Assim, a adoção de hábitos posturais incorretos nessa fase pode ocasionar o surgimento de desvios anormais na coluna. As causas mais comuns destes desvios são má postura durante as aulas, o uso incorreto de mochila escolar, a utilização de calçados inadequados, o sedentarismo e a obesidade. 

VICIOS POSTURAIS

Os vícios posturais são posições desalinhadas que adotamos como hábito e que desrespeitam o posicionamento adequado das nossas articulações como simples posições que adotamos para assistir à TV, assistir aulas , carregar pesos, etc.....

O problema ocorre quando o uso dessas posições se torna um hábito corriqueiro que aos poucos vai moldando nosso corpo de maneira desequilibrada e prejudicial. O corpo reforça tais padrões inadequados para o sistema nervoso central.

As estruturas musculoesqueléticas vão se adaptando à posição desalinhada e como consequência vão surgindo encurtamentos musculares, estresse ligamentar, capsular e articular, compressão nervosa e uma série de outros problemas posturais e patologias.

Desta forma, os cuidados com a postura tornam-se aspecto indispensável para uma boa saúde, e devem ser adotados o quanto antes, na infância e adolescência, e nunca abandonados na idade adulta.

Os cuidados com um bom alinhamento contribuem não apenas para a estética corporal mas também para nossa qualidade de vida, evitando a degeneração das estruturas músculo- esquelética, dores, inflamações e disfunções biomecânicas.

Alterações mais comuns em crianças e adolescentes 

Hipercifose torácica

Desvio da coluna torácica “para frente”, o que ocasiona a posição de “corcunda”, com o pescoço, ombros e cabeça inclinados para frente.

Escoliose 

É uma curvatura anormal da coluna vertebral para um dos lados do tronco. Os ombros e quadris ficam com um lado mais alto que o outro.  Possui diversas causas, sendo que uma muito frequente está relacionada à postura incorreta e ao carregar peso em excesso (por ex. mochila escolar). 

Hiperlordose lombar

acentuação da curvatura lombar, o que deixa os glúteos mais destacados e a barriga mais saliente.


Anabolizantes - Você sabe o que são?

São hormônios  como a testosterona, que é o hormônio sexual masculino, usados de forma ilícita, por atletas ou não, para aumentar a força muscular ou melhorar a aparência, na intenção de se obter  um “corpo perfeito”.
No Brasil, a grande preocupação tem sido o uso crescente por não atletas, principalmente por adolescentes, que com o imediatismo próprio da idade, querem um  ganho rápido de massa muscular, de fácil acesso e muitas vezes, estimulados e orientados erradamente, por instrutores de academia, sem nenhum conhecimento científico para essa indicação e que podem colocar em risco a vida e o desempenho de seus atletas.

Seu uso pode provocar inumeros efeitos colaterais e altamente prejudiciais, podendo inclusive, levar à morte.

Alguns exemplos:

HEPATITE

A hepatite é uma inflamação no fígado que, dependendo do agente que a provoca, pode ser curada apenas com repouso ou requerer tratamentos prolongados, ou até  mesmo um transplante de fígado quando se desenvolvem complicações graves da cirrose como a falência hepática, ou o câncer de fígado, que podem levar à morte.

As hepatites podem ser provocadas por bactérias, por vírus, e também pelo consumo de produtos tóxicos como o álcool, medicamentos e algumas plantas. Existem seis tipos diferentes de vírus da hepatite (Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite D, Hepatite E e Hepatite G). Existem ainda as hepatites autoimunes resultantes de uma perturbação do sistema imunitário que, sem que se saiba porquê, o organismo  começa a desenvolver auto anticorpos que atacam as células do fígado, em vez de as protegerem.

FORMAS DE TRANSMISSÃO DAS HEPATITES VIRAIS

Os vírus da hepatite podem ser transmitidos através da água e de alimentos contaminados com matérias fecais (A e E), pelo contato com sangue contaminado (B, C, D e G) e por via sexual (B, C e D) e  e transmissão vertical de uma mulher grávida para seu bebê.

Os vírus têm períodos de incubação diferentes e, em muitos casos, os doentes não apresentam sintomas. As hepatites A e E não se tornam crônicas, enquanto a passagem à situação da cronicidade é bastante elevada na hepatite C e comum nas hepatites B, D e G, embora esta última doença não apresente muita gravidade.

SINAIS E SINTOMAS

Embora a infecção ocorra também em crianças, elas geralmente não têm sintomas, ou apresentam apenas uma doença leve que nem sempre é diagnosticada.

Os sinais e sintomas, quando presentes, incluem inicialmente fadiga, mal-estar, febre e dores musculares. Esses sintomas iniciais podem ser seguidos de enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia, presença de urina escura e pele e os olhos amarelados (icterícia).

VACINAÇÃO É A MELHOR PREVENÇÃO

A vacinação para hepatite A é garantida no SUS e o esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê dose única da vacina, recomendada a aplicação em crianças entre os 15 meses de idade até cinco anos incompletos. A vacina contra a Hepatite B também está inserida no Calendário Nacional com a primeira dose administrada ainda na maternidade.  Ambas vacinas são obrigatórias, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.

Pensando a Sustentabilidade

Calamidades fazem parte da história da humanidade desde sempre e representam uma oportunidade para se repensar nosso estilo de vida ou aspectos específicos dele. 

Então, que tal considerarmos a pandemia do coronavírus como mais uma oportunidade de reflexão sobre o nosso consumo? É hora de tirar proveito da nossa própria fragilidade exposta pela crise e adotar hábitos que gerem um impacto mais positivo (ou menos negativo) nas pessoas, na economia e no planeta.

Refletir sobre a quantidade de itens necessários e levar para casa a quantidade que será efetivamente usada em um período curto de tempo é uma forma de consumir com melhor impacto.

Outra maneira de contribuir com o próximo e também com a economia neste período de isolamento social é privilegiar estabelecimentos ou produtores de micro, pequeno e médio porte toda vez que você precisar comprar produtos básicos. 

Os motivos para esta preferência são: essas empresas têm maior dificuldade de se financiar em um momento de queda de demanda ou de fechamento do comércio; elas são em grande número; e geram uma enormidade de empregos. 

O que estamos vivendo hoje certamente trará inspiração para a adoção de novos estilos de vida ou hábitos mais saudáveis e sustentáveis, pois já notamos alguns benefícios agora, durante a pandemia do vírus. Sabemos que a mudança de hábito é um processo de longo prazo, mas situações de crise, que envolvem emoções mais intensas, podem funcionar como catalisadores para mudanças futuras. 

Lições da Maturidade


Ofertas de Aninha

E sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou.

Ensinou a amar a  vida.

Não desistir da luta.

Recomeçar na derrota.

renunciar a palavras e pensamentos negativos.

Acreditar nos valores humanos.

Ser otimista.

Creio numa força imanente que vai ligando a família humana

numa corrente luminosa de fraternidade universal.

Creio na solidariedade humana.

Creio na superação dos erros e angústias do presente.

Acredito nos moços.

Exalto sua confiança, generosidade e idealismo.

Creio nos milagres da ciência e  na descoberta de uma profilaxia futura dos erros e violências do presente.

Aprendi que mais vale lutar do que recolher dinheiro fácil.

Antes acreditar do que duvidar!


                                  Cora Coralina

Poesia Para A Vida 

Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.

Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.

Se achar que precisa voltar, volte!

Se perceber que precisa seguir, siga!

Se estiver tudo errado, comece novamente.

Se estiver tudo certo, continue.

Se sentir saudades, mate-a. 

Se perder um amor, não se perca!

Se o achar ,segure-o!


                                  Fernando Pessoa