Algas Marinhas

Antioxidantes de Origem Marinha - Algas Marinhas

As algas são vegetais com uma configuração simples, que se desenvolvem e alimentam através da água. Ao contrário das plantas terrestres, as algas não têm raízes, seiva ou tecidos condutores, obtendo os alimentos diretamente da água que as rodeia, através de toda a sua superfície, armazenando e transformando nutrientes ricos, da água com a ajuda da luz solar. Estas sintetizam a matéria orgânica a partir de compostos inorgânicos, fixando nas suas células os principais minerais e oligoelementos, proteínas, vitaminas, glícidos e lípidos.

Alimento milenar, as algas são ricas em nutrientes, que caíram em desuso no Ocidente após a revolução industrial, mas que ainda hoje são largamente consumidas no Oriente, pela riqueza dos seus nutrientes.

Curiosidade: Na corte japonesa, no séc. VII (a.c) as algas eram utilizadas correntemente, como tributo a pagar ao imperador.

Dois dos Azeites Aromatizados 9º Sentido, o Especial Saladas e o Especial Peixe, foram enriquecidos com algas marinhas, da nossa costa Atlântica. Este processo de enriquecimento resulta de um longo processo de dois anos, de investigação e seleção de aromatizantes naturais e de algas marinhas, conjuntamente com Instituições de Investigação Públicas (IPL).

Benefícios da utilização das algas marinhas:

- Para além de reforçarem as propriedades antioxidantes das ervas aromáticas e do próprio Azeite, as algas utilizadas "Undaria pinnatifida" e "Chondrus crispus" têm um papel muito importante como imuno-estimulantes e na redução do colesterol.

- Percepção de frescura e introdução de sal, de forma natural no Azeite;

Os Azeites enriquecidos com Algas Marinhas foram desenvolvidos em parceria com a Cooperativa de Olivicultores de Vila Flor e Ansiães CRL e o Instituto Politécnico de Leiria, ao que se juntou posteriormente o Laboratório de Estudos Técnicos de Azeite, do ISA.

Desde então a utilização das Algas do Mar tem sido alargada a outros produtos, bem como os Patés de Azeitonas. Ambos são enriquecidos com algas marinhas que, tal como no azeite, adicionam todos os benefícios anteriormente referidos, adicionalmente também permitem uma melhor texturização da pasta de azeitona, devido aos seus benefícios gelificantes, ficando a pasta muito mais aveludada e menos ácida.