Quer participar nos próximos eventos? Receba a Newsletter com toda a informação.
Nos últimos meses, a Agenda Mobilizadora Vine & Wine Portugal tem promovido um conjunto alargado de workshops e ações de formação técnica em várias regiões do país, com o objetivo de disseminar conhecimento, promover boas práticas e acelerar a inovação no setor vitivinícola.
Entre os workshops realizados, destacam-se:
“Boas práticas de gestão do solo: solos saudáveis, culturas sãs” (17 de abril, Vila Real) e “Pragas da Vinha: Desafios Emergentes” (13 de maio, Vila Real), organizados pela ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense.
“Reaproveitamento Sustentável de Água e Energia no setor Vitivinícola” (26 de maio, Évora), promovido pela Fraunhofer Portugal.
“Identificação e caracterização de castas brancas cultivadas no Dão” (12 de junho, Nelas – Viseu) e “Identificação e caracterização de castas tintas cultivadas no Dão” (26 de junho, Nelas – Viseu), ambos organizados pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
"Synergy Day by INESC TEC 2025" (26 de junho, Vila Real), organizado pelo INESC TEC.
“Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos: Ferramentas, Tecnologias Emergentes e Fontes Alternativas” (a realizar a 1 de julho, Vila Real), novamente sob organização da ADVID.
Ao todo, mais de 250 participantes marcaram presença nestas sessões, refletindo o interesse crescente pelos temas da sustentabilidade, inovação e eficiência na viticultura. Todas as informações detalhadas sobre estes eventos estão disponíveis no site oficial da Agenda Vine & Wine Portugal.
Formação especializada capacita profissionais do setor
Paralelamente aos workshops, decorreram também ações de formações técnicas dirigidas a profissionais das entidades parceiras do consórcio Vine & Wine:
“Otimização das operações na vinha” (19 de fevereiro a 8 de abril)
Participaram 16 formandos, incluindo 7 colaboradores de empresas do consórcio: Symington, INESC TEC, Rozès, Adriano Ramos Pinto e Quinta de Ventozelo.
“Viticultura Avançada” (17 de abril a 1 de julho)
Com um total de X participantes, esta ação contou também com 7 formandos oriundos das empresas Symington, Bacalhôa, Sociedade Agrícola Boas Quintas, Quinta de Ventozelo e Rozès.
Estas formações refletem o compromisso da agenda Vine &Wine Portugal com a qualificação contínua dos profissionais do setor, em alinhamento com os desafios da transição digital e da sustentabilidade.
Para saber mais sobre os próximos workshops e ações deformação, fique atento ao site oficial e às comunicações regulares da Agenda Vine & Wine Portugal.
Juntos cultivamos o futuro.
A Agenda Mobilizadora Vine & Wine Portugal acaba de lançar o seu canal oficial no YouTube, reunindo num único espaço digital os vários suportes audiovisuais produzidos pelas várias entidades promotoras que integram o projeto. O objetivo é claro: partilhar com o público os resultados dos investimentos, as inovações tecnológicas e as boas práticas que estão a transformar o setor vitivinícola nacional, designadamente:
A implementação de tecnologias em adegas do futuro;
Apresentações de projetos de investigação e desenvolvimento da UTAD;
Demonstrações da Vine & Wine Platform e suas funcionalidades.
O canal já se encontra disponível e pode ser acedido através do YouTube pesquisando por "Agenda Mobilizadora Vine & Wine Portugal".
Conheça o que está a ser feito — e o que está para vir.
Juntos cultivamos o futuro.
Realizou-se no passado dia 22 de maio, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, o 2º Seminário Vine & Wine Portugal. O evento, aberto ao público, teve como principais objetivos partilhar o impacto das ações da Agenda Mobilizadora Vine & Wine Portugal, apresentar os resultados já alcançados e as metas futuras, bem como proporcionar aos participantes uma experiência em contexto real com demonstrações de tecnologias e produtos em desenvolvimento.
O seminário despertou a atenção de vários meios de comunicação social, tendo sido destaque na capa do Jornal de Notícias do dia 23 de maio.
Também os meios especializados do setor agrícola deram ampla cobertura ao evento. Foram vários os portais e publicações que destacaram o seminário, entre os quais:
Além disso, o Agroportal e a Voz do Campo divulgaram conteúdos adicionais, incluindo galerias de imagens e mais pormenores sobre os principais momentos do evento:
A imprensa regional e local também marcou presença e deu visibilidade ao evento, com publicações e reportagens nos seguintes meios de comunicação:
A abrangente cobertura mediática — nacional, especializada e regional — confirma o crescente interesse e relevância da Agenda Vine & Wine Portugal para o futuro do setor vitivinícola nacional, especialmente no contexto da inovação e transição digital.
Caso pretenda rever ou consultar as fotografias e apresentações do 2º Seminário Vine& Wine, visite o site da Agenda Mobilizadora, disponível aqui.
No âmbito do projeto B2.4 ANSWER – SustAiNable Safe WinERies, os parceiros Castros Lighting Designers e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) realizaram, em abril de 2025, os primeiros ensaios do robô de desinfeção por radiação UV-C numa das adegas parceiras da iniciativa.
Estes testes visaram avaliar a eficácia da tecnologia na redução da carga microbiana presente nos pavimentos da adega, reforçando os objetivos do projeto centrados na sustentabilidade e segurança dos espaços de produção vitivinícola.
Para a realização dos ensaios, foi desenvolvido um protocolo técnico rigoroso, que incluiu:
A definição de pontos de medição específicos;
A análise microbiológica antes e após a passagem do robô;
A monitorização de parâmetros físicos em cada ponto de amostragem, como temperatura, humidade relativa, espectro e intensidade da luz ambiente.
A utilização da radiação UV-C como método de desinfeção apresenta um forte potencial de aplicação na indústria vitivinícola, ao oferecer uma solução eficaz, sem recurso a produtos químicos, para a higienização de ambientes de produção.
Para saber mais sobre esta tecnologia e o seu desenvolvimento, é possível contactar a equipa da Castros Lighting Designers através do e-mail: info@castros.com.pt
Reserve já esta data!
Porquê participar?
Testemunhar o impacto das ações da agenda para o sector da vinha e do vinho;
Conhecer os resultados já alcançados e as metas previstas;
Assistir à demonstração dos novos produtos em desenvolvimento.
Mais detalhes em breve.
Dando sequência ao ciclo de workshops temáticos previstos na Agenda Vine & Wine, o ano de 2024 encerra com a realização de mais 3 eventos. O número de participantes superou as expectativas, o que demonstra o enorme sucesso que estas iniciativas têm tido junto dos diferentes intervenientes do setor, nomeadamente as empresas produtoras.
Organizados em parceria pelo Instituto Politécnico de Viseu e a CVR DÃO, realizaram-se nos passados dias 21 de novembro e 6 de dezembro, os seguintes workshops:
“Caracterização de Castas Autóctones de Elevado Potencial para a Qualidade e Autenticidade dos vinhos do Dão” – na Sala Multiusos do Mercado D'Ideias de Carregal do Sal com a participação presencial de 48 pessoas, mais 56 pessoas online.
“Importância das previsões em viticultura como ferramenta de apoio à decisão” – no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde com a participação presencial de 46 pessoas, mais 27 pessoas online.
A Fraunhofer foi responsável pela organização do evento “Oportunidades e desafios para um setor vitivinícola mais sustentável” realizado no dia 27 de novembro no Auditório do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia e que contou com uma audiência de 41 participantes.
Para 2025, estão já agendados quatro eventos a promover pela UTAD:
“Metodologias de previsão aplicadas à produção renovável em contexto vitivinícola” – 23 janeiro
“Aplicações avançadas de deteção remota no apoio à gestão vitivinícola” – 13 fevereiro
“Sensores, Internet das Coisas, e integração de dados em Viticultura de Precisão” – 27 fevereiro
“Sistemas de gestão de apoio à decisão nas explorações vitícolas” – 20 março
Esteja atento, porque em breve abrem as inscrições.
Com a concretização de vários resultados dos projetos de investigação & desenvolvimento, a Agenda mobilizadora Vine & Wine Portugal tem reforçado as atividades de promoção e divulgação com a participação em eventos e também o recebimento de prémios.
A este respeito, salienta-se a apresentação ao público em vários eventos, nacionais e internacionais, do robô fertilizante, Modular-E, desenvolvido no âmbito projeto de I&D, AgRob – Novel robots for monitoring, fertilization and selective harvesting. O protótipo foi apresentado no “Agritec Day Herculano”, que ocorreu no Europarque em Santa Maria da Feira, no passado dia 24 de outubro. Antes, já tinha sido exibido na World FIRA 2024 – Toulouse (frança) e no IROS 2024 – Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).
Mais recentemente, no dia 26 de novembro, o robô Modular-E foi reconhecido com o Prémio Inovação Agricultura 2024, um reconhecimento da TIMAC Agro e do Expresso, que tem como objetivo promover, incentivar e premiar casos de sucesso na transferência de conhecimento e aplicação no terreno. Os pormenores sobre este prémio podem ser consultados aqui.
De recordar que em fevereiro o robô já tinha sido reconhecido com o prémio de “2º Melhor robô da FIRA” uma escolha dos participantes.
No dia 11 de dezembro, a Quinta da Pacheca, recebeu o evento de apresentação dos resultados do projeto “VineAdapt2Climate: Precision Viticulture in European Vineyards as a Tool for Climate Change Adaptation”, cujo objetivo é a promoção do conhecimento científico e tecnológico sobre as estratégias de adaptação e mitigação aos desafios climáticos do setor vitivinícola português. Durante o evento foram discutidas projeções climáticas de elevada resolução, avaliação de riscos e impactos de eventos climáticos, além da definição de diretrizes específicas para apoiar a tomada de decisão das empresas a médio e longo prazo.
Foto: Tomás Almeida | Expresso
A 2ª edição do Port Wine Fest - marca agregadora de vinhos portugueses – realizou-se nos dias 12, 14, 16 e 18 de outubro nos Estados Unidos da América e voltou a ser um sucesso. Este evento internacional, promovido pela AEVP no âmbito da Agenda Vine & Wine, já se tornou numa iniciativa de referência na promoção da notoriedade dos vinhos portugueses e da origem Portugal.
Em três cidades diferentes, 41 produtores vitivinícolas nacionais apresentaram mais de 350 vinhos portugueses, em espaços únicos de prova e conhecimento das regiões e das características dos vinhos, numa lógica one-to-one.
A primeira apresentação aconteceu no USA Today Wine Festival em Las Vegas, a 12 de outubro, e possibilitou a conexão ente os produtores portugueses e os cerca de 1300 participantes do festival que tiveram a oportunidade de degustar os vinhos acompanhados de pratos típicos da gastronomia portuguesa.
Nos dias 14 e 16 de outubro, o Port Wine Fest viajou até Chicago e New York, respetivamente, para marcar presença em dois eventos de degustação de vinhos dirigido a importadores, distribuidores, diretores de vinho/sommeliers, cadeias/compradores independentes de vinho no retalho e imprensa. Estes dois eventos foram, especialmente, importantes para a troca de contactos com os produtores com vista ao estabelecimento de relações comerciais futuras.
O Port Wine Fest encerrou no dia 18 de outubro com a Cerimónia de Entronização para consagração de confrades previamente selecionados pela associação pela AEVP e que reuniu cerca de 60 participantes.
O Port Wine Fest teve uma grande cobertura mediática, tendo sido divulgado em 17 meios de comunicação (nacionais e internacionais), o que potenciou uma audiência de cerca de 22 milhões pessoas. Salientam-se, ainda, as parcerias estabelecidas com instituições de caridade, chefs e restaurantes, designadamente Chicago – Cadinho Bakery; New York – Leitão, Master Sommelier Jim Bube, Advanced Sommelier Jienna Basaldu, Luxebooth.com, OkyneMedia Lab e Cordeone.
O Port Wine Fest regressa em 2025.
No passado dia 10 de outubro, o consórcio Vine & Wine esteve presente na terceira edição da Feira de Inovação Agrícola, no Fundão, dedicada à inovação, conhecimento, tecnologia, interatividade e demonstrações em contexto real de tecnologias para modernizar a agricultura portuguesa.
O Vine & Wine participou no painel dedicado às “Novas práticas agrícolas e indústria alimentar”, e fez-se representar por Diogo Corrêa Mendes, membro do Conselho Consultivo e CEO da COMMOP, uma das empresas tecnológicas participantes no projeto, que deu a conhecer os desenvolvimentos em curso e os contributos da agenda para a inovação agrícola, nomeadamente através dos novos produtos e processos que serão colocados ao serviço do setor. Destaque para a apresentação da Plataforma Vine & Wine, solução que agrega a informação da Vinha e do Vinho num ecossistema de conhecimento digital, promovendo o crescimento sustentável do sector através da cooperação e partilha de recursos, entre agricultores e prestadores de serviços especializados.
O painel foi moderado por Christophe Espírito Santo do CATAA - Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar, e a Agenda Vine & Wine partilhou o debate com Miguel Marques da Inovamar (empresa criada com o propósito de liderar o consórcio constituído para o Pacto da Biotecnologia Azul) e Nuno Saraiva da Veracruz Almonds.
A apresentação realizada por Diogo Corrêa Mendes pode ser visualizada aqui.
A feira de Inovação Agrícola do Fundão decorreu de 10 a 13 de Outubro e, para além da presença de mais de 250 expositores com a apresentação e demonstração em contexto real das mais recentes soluções de mecanização e toda a gama de produtos e serviços disponíveis para o sector agrícola, o papel da agricultura na economia portuguesa também esteve em destaque nos ciclos de conferências, palestras, mesas redondas, painéis de debate, ao longo dos dias da feira, onde se cruzaram diferentes perspetivas, melhores práticas e principais inovações no sector.
Comunicado de Imprensa da AEVP sobre o “Port Wine Fest a Festival of Portuguese Wines”, um festival dedicado a celebrar os vinhos, a gastronomia e a cultura portugueses, organizado pela Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP). Este evento está de regresso aos EUA após o sucesso alcançado no Colorado e na Califórnia em abril de 2024. A edição de outubro vai trazer mais de 40 produtores portugueses a Las Vegas (12 de outubro), Chicago (14 de outubro) e Nova Iorque (16 de outubro), integrando um novo formato – o Port Wine Fest Unique Edition.
O Port Wine Fest - marca agregadora de vinhos portugueses - é um evento internacional promovido pela Agenda Vine & Wine que tem como principal objetivo aumentar a notoriedade dos vinhos portugueses e a perceção da origem Portugal através da presença num espaço único para a prova e explicação das regiões e das características dos vinhos, num lógica one-to-one.
No âmbito desta ação, estiveram presentes nos Estados Unidos da América nos dias 4, 6 e 7 de abril, 42 empresas vitivinícolas para a promoção & divulgação dos vinhos portugueses.
O primeiro evento, Taste Of Vail, a 4 de abril, que ocorreu em Vail-Colorado conectou os 42 produtores de vinhos portugueses com vários consumidores de diferentes idades, promovendo a prova de vinhos e a troca de impressões sobre a qualidade, diversidade e o dinamismo do património gastronómico e vinícola de Portugal. O património gastronómico esteve presente no evento através dos dois “embaixadores” parceiros: o Chef do Port Wine Fest – Chef Telmo Faria e do Chef Ismael de Sousa (Reunion Bread).
A participação do Port Wine Fest neste evento Taste Of Vail permitiu a divulgação e degustação dos diferentes vinhos portugueses a mais de 7.000 consumidores que visitaram o evento.
Nos dias 7 e 8 de Abril, no âmbito do evento Pebble Beach Food & Wine, em Monterey, a marca Port Wine Fest marcou presença num pavilhão dedicado totalmente à degustação de vinhos para proporcionar a conexão entre produtores de vinho e os mais de 6.000 consumidores americanos que passaram pelo espaço. A participação neste evento permitiu ao Port Wine Fest uma grande visibilidade junto da imprensa internacional, tendo sido publicadas mais de 100 notícias por diferentes meios de comunicação como: Carmel Magazine, The Today Show, Haute Living San Francisco, Men`s Journal, The Mercury News e o Hollywood Reporter.
De 12 a 19 de outubro realiza-se a 2ª edição do Port Wine Fest que levará os vinhos portugueses até Las Vegas – USA TODAY Wine & Food Experience – (12/10), Chicago (14/10) e Nova Iorque (16/10).
Para mais informações consulte o site exclusivo do festival Port Wine Fest e os bilhetes podem ser adquiridos aqui. Acompanhe esta viagem dos vinhos portugueses através das redes sociais do Port Wine Fest (Facebook, Instagram e Twitter).
Após as férias, estão de volta os workshops temáticos dirigidos ao setor vitivinícola dinamizados pela Agenda Vine & Wine Portugal. Salientamos que a participação é gratuita e pode ser online.
Os próximos wokshops são:
“Robôs de fertilização dos solos” – INESC TEC – OUTUBRO
"Apresentação de resultados preliminares Task 2 (Characterisation of autochthonous varieties with high potential for the quality and authenticity of the Dão wines) do projeto B2.1.1 BioGrapeSustain" – Instituto Politécnico de Viseu – 21 NOVEMBRO
"Importância das Previsões em Viticultura como Ferramenta de Apoio à Decisão" – Instituto Politécnico de Viseu – 6 DEZEMBRO
Recordamos que a 21 de Junho, a Universidade de Évora realizou o workshop “Práticas agrícolas para conservação e recuperação do solo” no anfiteatro 1 do colégio Luís António Verney com a presença de cerca de 50 participantes.
O workshop iniciou com uma visita ao campo da Fundação Eugénio de Almeida (consorciado da Agenda Vine & Wine) para demonstração da aplicação de biochar e mulch em solos, seguindo a apresentação dos fundamentos que permitiram chegar aos resultados visualizados em campo.
Anteriormente, no dia 10 de Julho já tinha sido realizado o workshop “Tendências de Consumo e Barreiras ao Comércio de Vinhos” da responsabilidade da Associação das Empresas de Vinho do Porto que contou com a presença de 77 participantes. O orador principal do workshop foi Ignacio Sánchez Recarte, Secretário-Geral do Comité Européen des Entreprises Vins que abordou as mudanças de consumo de vinho no mundo e nos segmentos alvo do setor, e também as mudanças na comercialização dentro e fora da União Europeia.
Fique atento às atividades da Agenda Vine & Wine e acompanhe tudo nas redes sociais e no site.
A Energy Drawing Systems convida toda a comunidade a participar na Sessão de Apresentação Pública do Projeto Hybrid Energy Systems, dia 14 de Junho, entre as 10h e as 13h, no auditório do Brigantia Eco-Park, em Bragança.
O evento irá abordar os avanços e desafios do projeto, baseado nas alterações climáticas, na transição digital e energética, na sustentabilidade ambiental e na internacionalização. O projeto Hybrid Energy Systems (HES) apresenta uma abordagem inovadora e alinhada aos objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visando desenvolver um sistema de produção de energia renovável híbrido específico para o setor da vinha e do vinho e uma ferramenta (Portugal Tool Wind Energy) que irá proporcionar as melhores capacidades e potencialidades da turbina a instalar.
O projeto Hybrid Energy Systems (HES) está a ser desenvolvido no âmbito da agenda mobilizadora Wine & Wine Portugal devendo estar concluído até dezembro de 2025.
É já nos próximos dias 4 a 7 de abril, nos Estados Unidos da América, que vai ter lugar o Port Wine Fest. O festival internacional de vinhos portugueses é organizado pela AEVP- Associação das Empresas de Vinho do Porto e insere-se nas ações de internacionalização da agenda mobilizadora Vine & Wine Portugal.
O evento conta com a participação de 42 produtores nacionais, que levarão os vinhos de Portugal em digressão por várias cidades dos EUA, nomeadamente, Califórnia, Colorado, Boston, Chicago e Nova York.
Em concreto, o Port Wine Fest irá estar presente nos eventos “Taste of vail” a 4 de abril e Peble Beach food & wine de 6 e 7 de abril. Trata-se de uma grande montra internacional para os vinhos portugueses, onde será possível conhecer os produtores e provar a variedade e a qualidade dos vinhos produzidos em Portugal.
Para mais informações consulte o site exclusivo do festival Port Wine Fest e os bilhetes podem ser adquiridos aqui. Acompanhe esta viagem dos vinhos portugueses através das redes sociais do Port Wine Fest (Facebook, Instagram e Twitter).
O Vine & Wine Portugal participou no 2º encontro anual de agendas mobilizadoras, que se realizou no Europarque, em Santa Maria da Feira, no dia 12 de março, onde foram apresentados os avanços dos projetos transformadores para a economia das 49 agendas em execução.
O primeiro ministro em gestão, António Costa, visitou o espaço de exposição do Vine & Wine, onde lhe foi feita a apresentação do robô modular-e, um produto resultado do trabalho de investigação e desenvolvimento realizado pelo INESC TEC e HERCULANO. Neste sub-projecto a UTAD auxilia na ligação do robô ao sistema de apoio à decisão, e AVELEDA, ADVID E ESPORÃO assumem a figura de utilizador final, ajudando nos testes e validações da solução e na identificação de pontos a melhorar.
A agenda mobilizadora Vine & Wine foi uma das 14 agendas com espaço de exposição onde, para além do robô, também foram apresentados vídeos relativos aos projetos de investigação que se encontram em fase de desenvolvimento mais avançada, nomeadamente.
Vine & Wine Platform desenvolvida pela COMMOP, IMMERA e UTAD;
Solução híbrida (eólica e solar) para bombagem de água em desenvolvimento pela EDS , Fisola e UTAD;
Adicionalmente, esteve a ser apresentado em contínuo durante toda a sessão, o vídeo desenvolvido especificamente para o evento, com a apresentação dos principais investimentos já realizados por diversas entidades do consórcio, nomeadamente, Adriano Ramos Pinto, Sociedade Agrícola Boas Quintas, Granvinhos, João Portugal Ramos, NIEPOORT, Quinta de Baixo, ROZÈS e SYMINGTON FAMILY ESTATES. Este vídeo foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar os principais desenvolvimentos e contributos da agenda mobilizadora para a resolução dos vários problemas que o sector enfrenta.
António Costa, que foi acompanhado em toda a sessão pelos ministros da Economia, da Presidência, da Ciência e da Coesão Territorial, fechou o evento salientando que este é “um dos programas mais inovadores, mais dinâmicos e com maior potencial (…) são 53 consórcios que vão do chão de fábrica à vinha, da pedra natural aos satélites e que prometem chegar a 2026 com mais oito mil milhões de euros em volume de negócios na economia portuguesa”.
Assista nos links abaixo ao vídeo do Vine & Wine, ao 2º encontro anual de agendas mobilizadoras e muito mais!
No âmbito das Agendas Mobilizadoras e Verdes para a Inovação Empresarial, decorrerá no próximo dia 12 de março, no Europarque em Santa Maria da Feira, uma sessão para apresentação dos desenvolvimentos e resultados dos projetos em execução.
A Agenda Mobilizadora Vine & Wine Portugal estará presente neste evento.
Trata-se do 2.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras - Parcerias que Transformam a Economia, iniciativa cuja edição de arranque teve lugar em Leiria, a 20 de setembro de 2023.
Durante o encontro, os representantes das Agendas Mobilizadoras, dinamizadas no âmbito da Componente 5 - Capitalização e Inovação Empresarial do PRR, vão partilhar o estado da arte destes projetos, o seu impacto económico, em termos de geração de riqueza, emprego e exportações e tornar evidentes os benefícios que daqui estão a resultar para o país.
Conheça o Programa aqui!
A agenda mobilizadora Vine & Wine Portugal marcou presença no regresso da ENOTÉCNICA à Exponor após 16 anos de interregno. O maior evento profissional de produtos e equipamentos para a viticultura e enologia realizou-se nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2024 com cerca de 60 empresas expositoras e mais de 2100 visitantes nacionais e internacionais (Espanha, França, Itália, Alemanha, Áustria, Dinamarca, EUA e Brasil e China), entre produtores e especialistas, reunidos num ambiente de inovação, networking e oportunidades de negócio. A participação do Vine & Wine esteve em destaque, com a participação no stand conjunto de nove entidades do consórcio: UTAD, ADVID, COMMOP e IMMERA, PROENOL, TECNIFERTI, EDS, WAVECOM, ADVENTECH e CASTROS.
O Vine & Wine foi também responsável pela dinamização de quatros workshops inseridos nas "Jornadas Técnicas" da feira que contaram com mais de 300 participantes e com oradores de diversas entidades do consórcio:
A reutilização da água no sector Vine & Wine, Marco Lucas (UTAD), Carlos Miguel (Fraunhofer) e Paulo Nunes (Adventech);
Alterações climáticas: Previsão das alterações - estratégias de adaptação -ações de mitigação, André Fonseca (UTAD), Fernando Alves (Symington) e João Lourenço (Tecniferti);
Digitalização de A a Z no sector Vine & Wine, Joaquim João Sousa (UTAD), Raul Morais (UTAD), Diogo Mendes (COMMOP) e Sérgio Pereira (Esporão);
Gestão de biodiversidade e ecossistemas em vinhas, Nuno Oliveira (NBI), Paula Oliveira (UTAD) e Pedro Sabino (Ascenza).
O projeto marcou ainda presença nas mesas redondas através de oradoras de algumas das empresas do consórcio: Paulo Nunes (Adventech), Duarte Lopes (FEA), João Lourenço (Tecniferti), Maria José Moutinho (Aveleda), José Teixeira Marques (Herculano, Grupo Ferpinta), João Oliveira Miguel (AdP Valor) e Tiago Magalhães (Niepoort).
Apresentações Vine&Wine aqui
No dia 25 de janeiro de 2024, a agenda mobilizadora Vine & Wine recebeu a visita do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência, Pedro Dominguinhos, que pretendeu conhecer os detalhes da execução da agenda.
A visita aconteceu nas instalações da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e contou com a presença do líder do consórcio, Jorge Dias e Ana Teresa Carvalho (Granvinhos), dos conselheiros Eduardo Rosa (UTAD), António Filipe (Symington) e Diogo Mendes (COMMOP) e, ainda, do coordenador da agenda, João Lacão (Multisector).
A reunião iniciou com a apresentação das ações desenvolvidas até à data e a demonstração dos indicadores de execução física e financeira da agenda. Seguiram-se intervenções para apresentação de algumas das principais ações que estão programadas para breve, designadamente:
“Port Wine Fest – A Festival of Portuguese Wines”, evento internacional de promoção dos vinhos portugueses, a realizar nos dias 4, 6, 7 e 8 abril de 2024 nos Estados Unidos da América;
Arranque das ações de formação e realização de novos workshops para o sector.
Houve tempo ainda para alertar a coordenação do PRR para algumas situações que preocupam o consórcio, designadamente as alterações necessárias ao investimento do projeto e os atrasos na análise e decisão dos pedidos de pagamento.
O presidente da CNA do PRR mostrou-se disponível para agilizar a resolução das preocupações do consórcio e muito interessado e na relação das formações & workshops com as atividades de I&D da agenda Vine & Wine.
A agenda mobilizadora Vine & Wine Portugal esteve presente, no dia 19 de janeiro de 2024, no evento “Agendas Mobilizadoras no Alentejo” (2ª edição), organizado pelo PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia e a CCDR Alentejo,I.P.
O evento é um encontro de agendas mobilizadoras no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que têm investimentos no Alentejo e reuniu 16 das 32 agendas mobilizadoras com investimentos na região.
A agenda mobilizadora Vine & Wine tem a participação de 7 entidades com atividade económica na região alentejana, as quais estão a realizar um investimento total de 11,8 M€ até 2025, nomeadamente, em 15 projetos de I&D.
A abertura do evento foi feita por Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do PACT, Aníbal Costa, Vice-Presidente da CCDR Alentejo, e Sara Carrasqueiro, Vice-Presidente do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.
O evento contou com a presença de representantes de empresas líderes, empresas copromotoras, municípios e entidades regionais, o representante do Vine & Wine foi João Lacão enquanto coordenador do projeto que fez uma exposição sobre o impacto da agenda no Alentejo. O evento foi encerrado com um discurso do Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, Pedro Dominguinhos.
Teve lugar ontem, dia 20 de setembro, em Leiria, o 1.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras e Verdes para a Inovação Empresarial, numa coorganização do IAPMEI e da ANI.
Durante o evento, que contou com a participação do Primeiro-ministro, António Costa, e do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, foram apresentados os desenvolvimentos dos projetos em execução e os seus primeiros resultados.
A apresentação do Consórcio V&W Portugal, foi feita pelo Diogo Corrêa Mendes, membro do Conselho Consultivo, em representação do Líder do consórcio, e teve também a presença do Coordenador da Agenda, João Lacão (CEO Multisector).
É possível consultar o vídeo e a apresentação do Consórcio V&W Portugal nos links abaixo:
- vídeo
- apresentação.
No âmbito dos procedimentos de gestão e controlo que visam assegurar a execução dos Investimentos do PRR de forma mais eficaz e eficiente, a Agenda Vine & Wine já formalizou junto do IAPMEI o primeiro pedido de reembolso de incentivo, reportando 5,2M€ de investimento realizado.
O pedido de pagamento integrou despesas de 29 dos 45 beneficiários do projeto que resultam, sobretudo, dos investimentos realizados nos domínios da eficiência energética, transição ecológica, transformação digital, crescimento inteligente e sustentável e resiliência económica das empresas vitivinícolas portuguesas e regiões produtoras de vinho. Adicionalmente, traduz o esforço técnico e humano que tem sido afeto ao desenvolvimento dos 20 projetos de investigações e desenvolvimento que irão resultar em 30 novos produtos e serviços.
O Vine & Wine continua na dianteira da execução das Agendas Mobilizadores, tendo integrado o lote dos primeiros projetos a reportar despesa. A expectativa é que no final do verão, seja efetuada uma nova tranche de incentivo correspondente ao reembolso das despesas apresentadas neste pedido.
A ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e a UTAD – universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, vão promover um conjunto de ações de formação no âmbito do projeto Vine & Wine Portugal. As primeiras ações arrancam já no quarto trimestre de 2023 e prolongam-se até setembro de 2025. O plano pode ser consultado no site do projeto Vine & Wine Portugal e até ao momento são conhecidos os seguintes detalhes das primeiras ações:
“Otimização das operações na vinha utilizando técnicas/tecnologias inovadoras” com duração de 60 horas, promovida pela ADVID e UTAD;
"Agroecologia e Viticultura” com duração de 14 horas, promovida pela ADVID.
Até ao final do mês de agosto, o plano de formação a realizar até ao final de 2023 ficará disponível no site Vine & Wine Portugal, com a indicação dos conteúdos programáticos, formadores local de realização, horários e fichas de inscrição.
As ações de formação são, preferencialmente, destinadas aos consorciados do Vine & Wine, no entanto, em função do número de inscrições e vagas disponíveis, será aberta a possibilidade de participação gratuita para outras empresas do sector vitivinícola externas ao projeto.
Para receber todas as notificações sobre formações plano de formação do Vine & Wine Portugal, faça o seu registo aqui.
Os empresários, colaboradores e demais interessados do sector vitivinícola têm a oportunidade de participar, até ao final do ano, em vários distritos do território nacional, em sete Workshops temáticos integrados no Projeto Vine & Wine.
Este conjunto de eventos estão na fase de preparação pelas diferentes organizações responsáveis pela organização, mas existem já algumas datas e temáticas definidas que permitem aos interessados, apontarem nas suas agendas a oportunidade de participação gratuita.
Os próximos Workshops agendados são os seguintes:
“Rotulagem de Ingredientes e Informação Nutricional Apresentação da Plataforma U-Label sobre rótulos eletrónicos”, Data: 28 de setembro de 2023; Organizador: Associação da Empresas de Vinho do Porto;
“Robôs para vinha de montanha”, Data: 26 de outubro de 2023; Organizador: INESC TEC;
“O valor do património genético do Dão”; Data: 21 de novembro de 2023; Organizador: Instituto Politécnico de Viseu;
“Barreiras à implementação da reutilização de H2O em Portugal”, Data: a definir, Organizador: Associação Fraunhofer Portugal Research;
“Metodologias de previsão aplicadas à produção renovável em contexto vitivinícola”, Data: a definir; Organizador: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD;
E ainda nos meses do 4º trimestre de 2023, a ADVID – Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense realizará dois Workshops, em data a definir sobre “Os princípios de poda para a longevidade da videira” e a “Racionalização da viticultura de encosta”.
Não perca esta oportunidade de formação gratuita com especialistas nacionais e internacionais promovida em diferentes zonas do país, e disponível a todos os empresários, empresas e entidades do sector vitivinícola. Inscreva-se já.
O projeto Vine & Wine tem uma forte componente de promoção e divulgação, sendo exemplo disso a execução de cerca de 70 Workshops direcionados para todo o sector vitivinícola a realizar entre maio de 2023 e setembro de 2025.
Os quatro primeiros Workshops aconteceram no dia 19 de maio, no Instituto Politécnico de Viseu e, também, virtualmente promovidos pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão). Sobre o lema da gestão de riscos na indústria do vinho, estes Workshops contaram com a presença de especialistas de diversas organizações de referência nacional e internacional, como The Porto Protocol, Instituto do Vinho e da Vinha, Sogrape Vinhos, Global Wines – Portugal; Catena Zapata, Gonzalez-Byass– Espanha; Alliance Wine – Reino Unido; Institute National de L`Origine et la Qualité – França.
Os Workshops aconteceram sobre o formato de mesa redonda, com especialistas e um moderador, e foram abordados e discutidos os seguintes temas:
Mudanças climáticas – Principais impulsionadores;
Ameaças da regulamentação – como (re)agir;
Gestão de riscos – Conhecimento e tecnologia;
Desafios – Visão da Gestão.
Também no dia 26 de junho de 2023, na Herdade da Mitra, em Évora, e com a possibilidade de assistir online, a Universidade de Évora promoveu o Workshop o “Seleção de medidas SOLVIT para a recuperação e valorização de resíduos com aplicação de MULCH e BIOCHAR”, moderado por Sergio Prats, coordenador do subprojeto SOLVIT, com o orador convidado José Maria de la Rosa, Investigador no Instituto de Recursos Naturais e Agrobiologia de Sevilha, que abordou a temática de restauro de solos degradados. Os participantes ainda tiveram a possibilidade de visitar o novo Laboratório de simulação de chuva da Universidade de Évora.
Já está disponível, no site do IAPMEI, a nova plataforma de acesso ao formulário de pedido de pagamento das despesas executadas no âmbito das Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou o Ministério da Economia em comunicado esta segunda-feira. O organismo liderado por Luís Prata Guerreiro tinha dito ao ECO que tinha previsto iniciar os pagamentos contra reembolso dos investimentos no âmbito das agendas mobilizadoras até ao final do semestre, depois de o ECO ter noticiado que não existia a plataforma onde as empresas poderiam comprovar os pagamentos feitos.
“O acesso ao formulário, que é feito através da Consola IAPMEI Incentivos PRR, está disponível para todos os projetos que já tenham o seu Termo de Aceitação validado. O formulário deve ser preenchido por cada um dos copromotores do consórcio, após a inicialização do processo por parte do líder da Agenda”, explica o mesmo comunicado do Ministério da Economia.
A primeira grande ação de divulgação e promoção do projeto Vine & Wine Portugal arranca já no próximo dia 18 de abril, com o Seminário de Apresentação a realizar nas instalações da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.
O evento irá abordar temas relacionados com os desafios do sector da Vinha e do Vinho, em áreas distintas como a internacionalização, a sustentabilidade ambiental, a transição digital e energética, mas também a apresentação dos 20 projetos de Investigação & Desenvolvimento Tecnológico que serão desenvolvidos até final de 2025.
Está confirmada a participação dos presidentes da AEVP - Associação de Empresários do Vinho do Porto e do IVV - Instituto do Vinho e da Vinha e a CONSULAI, empresa especialista em sustentabilidade.
Em simultâneo, será possível visitar uma mostra tecnológica das empresas que integram o consórcio.
No seguimento da alteração das condições de pagamento aos beneficiários prevista na 5.ª republicação do Aviso N.º 02/C05-i01/2022 | Convite à apresentação de propostas finais datada de 22 de fevereiro de 2023, os adiantamentos das agendas mobilizadoras passam de 13% para 23% (https://recuperarportugal.gov.pt/2023/02/22/adiantamento-de-verbas-das-agendas-mobilizadoras-reforcado/).
Neste âmbito, o IAPMEI já processou no passado dia 17 de março um adiantamento adicional de 10% do incentivo a todos os beneficiários finais da AGENDA Vine & Wine. Com este reforço no adiantamento, o incentivo recebido totaliza 9,4M€.
Notícia publicada na Newsletter de Março de 2023 da International Society of Indoor Air Quality and Climate (ISIAQ) relativamente à divulgação do projeto ANSWER.
O projeto de I&D ANSWER ou SustAiNable Safe Wineries foi recentemente lançado com o objetivo principal de abordar questões importantes associadas às Adegas em Portugal, nomeadamente a possível presença de agentes patogénicos como vírus, bactérias ou fungos.
O projeto tem como objetivos a identificação e o mapeamento de microrganismos e a sua susceptibilidade à radiação ultravioleta C (UVC), bem como desenvolver robôs autónomos para desinfecção de adegas como abordagem inovadora para reduzir o uso de produtos químicos.
Depois de cinco longos meses de negociação e validação das condições de elegibilidade de todos os beneficiários, finalmente o IAPMEI concluiu o processo de Ajuste à Decisão do projeto Vine&Wine e procedeu, no final do ano, à emissão da ordem de pagamento do adiantamento de 13% do incentivo contratado.
São 5,3 milhões de euros que já se encontram nas contas bancárias de todas as entidades do consórcio. Um importante impulso para alavancar a realização dos investimentos aprovados.
O Consórcio Vine & Wine entregou no passado dia 23 de setembro os comprovativos das condicionantes de aprovação da Agenda, pelo que aguarda-se que o Termo de Aceitação seja brevemente validado pelo IAPMEI e a primeira tranche do incentivo possa ser transferida para todas as entidades participantes.
São cerca de 5,4M€, correspondentes a 13% do incentivo aprovado que cairão nos cofres dos membros do consórcio, e que serão o impulso para a realização dos investimentos necessários à execução dos vários projetos.
Os projetos de I&DT já se encontram a decorrer a bom ritmo, com a afetação das equipas de cada copromotor, no entanto, os restantes investimentos (produtivos e de qualificação) serão potenciados agora com o recebimento do incentivo.
A Castros Iluminações recebeu nas suas instalações a equipa de desenvolvimento do projeto de I&D“ANSWER- SustAiNable Safe WinERies: Identification and mapping of microorganisms and their susceptibility to UVC radiation - new approach to develop robots for winery disinfection” integrado no WP2 (Robotization, Dronetization and IoT) inserido na WP 2 – Robotization, Dronetization and IoT.
A reunião realizada no passado dia 14 de setembro marcou o arranque oficial dos trabalhos, e contou com a presença das equipas de todos os parceiros envolvidos.
Já estão em marcha os trabalhos das equipas de investigação e desenvolvimento do projeto Vine & Wine, sendo que a primeira reunião de trabalho aconteceu no passado dia 07 de setembro, nas instalações da copromotor Universidade de Évora.
No âmbito do Projeto B3.2 – SOLVIT, tratou-se da primeira reunião de trabalho dos vários sub-projetos que integram as sete Workpackages dedicadas ao I&D.
A reunião teve como objetivo a apresentação das equipas das entidades envolvidas e a definição do plano de trabalhos futuro.
Numa cerimónia realizada no dia 23 de julho no Museu da Eletricidade, em Lisboa, presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa, o Eng. Jorge Dias, em representação da Gran Cruz Porto, empresa líder do consórcio Vine & Wine Portugal, assinou o Termo de Aceitação do projeto.
A cerimónia protocolar de assinatura dos termos de aceitação do primeiro conjunto de Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial aprovadas, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, decorreu no âmbito do evento "No caminho para reindustrializar Portugal” que contou também com a presença das Ministras da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da Saúde, Marta Temido, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Por sua vez, o Prof. Eduardo Rosa em representação da UTAD, fez uma breve apresentação da Agenda Vine & Wine e como as intervenções aprovadas irão contribuir para a transformação da economia.
Os investimentos previstos nas agendas devem estar concluídos e com resultados concretizados até ao final do ano de 2025 e, estes primeiros contratos assinados, representam um investimento de 1,3 mil milhões de euros.
Até 2030, as Agendas deverão contribuir de forma efetiva para o aumento das exportações de bens e serviços, bem como para o incremento significativo do investimento em I&D e para a redução das emissões de CO2.