Prezados Pais,
Estamos vivenciando um período de mudanças bruscas de temperatura na nossa cidade e em toda região sul e sudeste. Isso pode trazer a todos impactos diretos na saúde, especialmente em crianças, idosos e pessoas mais sensíveis a essa questão.
Nós, da equipe pedagógica e diretiva, somos sensíveis a isso, e com nosso acompanhamento diário das rotinas das crianças e jovens observamos que para boa parte deles o “frio” que sentem e a preocupação que tem em relação ao cuidar-se e proteger-se nos dias mais frios é diferente dos adultos que possuem essa consciência sobre o que é necessário.
Crianças e jovens por essência se movimentam mais, o que aquece e faz com que sintam calor mais rapidamente. Diante deste fato, a primeira coisa que tiram é o casaco, ou moletom, ou seja, o que está sobre tudo, lembrando que o excesso de blusas ou roupas muito grossas impede e limita os movimentos, tudo que os pequenos e jovens não querem.
No ambiente escolar o uso do uniforme completo é de suma importância, por questões de identificação, segurança e também por fortalecer a mensagem de pertencimento e igualdade entre os estudantes, como registrado em nosso Regimento Escolar (disponível na secretaria) e Guia da Família (disponível no site).
Abaixo trecho relacionado.
Utilizar diariamente o uniforme escolar completo em todas as atividades escolares (aulas regulares, plantão, apoio, recuperação, atividades opcionais, uso da sala de inovação e leitura, laboratórios e outros espaços), inclusive nas atividades que sejam realizadas fora do ambiente escolar, estudo do meio, visitas a instituições. O aluno somente poderá utilizar as dependências da escola desde que devidamente uniformizado, mesmo estando fora do seu período regular de aulas; Comparecer às atividades escolares sem o devido Uniforme do Colégio. Alertamos que o uniforme é composto por camiseta, blusão e calça. A partir do 6º ano, o aluno estará autorizado ao uso da calça jeans azul em substituição à calça do agasalho. No inverno o aluno poderá utilizar blusa azul/escuro ou branca sob o agasalho da escola. Para a prática da Educação Física, o aluno deverá comparecer com o uniforme completo do colégio. Não é permitido frequentar as aulas de chinelos, rasteirinhas e outros calçados que ofereçam risco a segurança e integridade física do estudante - exceto que seja apresentado atestado médico justificando a necessidade.
Uma sugestão viável para auxiliar as famílias e também a escola em relação a essa importante regra de do uso do uniforme escolar seria a aquisição de peças cada vez mais utilizadas e que vêm demonstrando serem eficientes ao que se propõem:segunda pele ou blusas térmicas (há também calças térmicas e meias) para serem usadas sob as camisetas do uniforme. São peças de roupa muito indicadas para garantir a proteção adequada às baixas temperaturas, pois as crianças e jovens podem até tirar o agasalho ou moletom, mas permanecerão aquecidos e uniformizados.
Abaixo, apenas algumas referências como sugestão, onde a família pode observar o produto disponível no mercado:
https://www.roupastermicas.com.br/
https://www.amazon.com.br/blusa-termica-infantil/s?k=blusa+termica+infantil