A vida é cheia de erros...e o que afirmamos ser certo é, em geral, apenas aproximadamente certo. Um bom consolo é sermos capazes de avaliar de forma satisfatória o tamanho de cada erro. Em Matemática isso recebe o nome de fazer uma "estimativa de erro", ou, mais geralmente, fazer "estimativas". O passo que nos leva da exatidão para a estimativa é a troca do sinal de igual pelo de menor ou igual, é trocar igualdades por desigualdades.
Partiremos da desigualdade básica, a Desigualdade Triangular, mesncionaremos a Desigualdade de Cauchy-Schwarz-Buniacóvski, retornaremos à Desigualdade do Valor Médio e, finalmente, dedicaremos especial atenção à Desigualdade de Jensen.
A versão em que x e y são números reais é bem simples, mas é preciso tê-la no sangue. Dê uma olhada nos livros. Note que é de uso diário. Sugestão de exercício: demonstre que a distência de A a B + a distância de B a C é < ou = à distância de A a C, quando A, B e C estão em R² ou R³, usando coordenadas.
Enunciada e demonstrada na Lista 2 (questão 35, letra d - ver soluções da Maria Eduarda) e no Teste 6. Uma versão mais geral, em que a média é "ponderada" por uma densidade de probabilidade, p(x), está na Wikipedia, com a referência para o artigo original do Jensen. É bom começar fazendo inteira a questão 35 da Lista 2.