Ao longo dos quase 17 anos de existência, o Instituto Olga Kos atendeu mais de 37.000 (trinta e sete mil) pessoas em projetos de Artes e Esportes. Se considerarmos as corridas de rua, esse número é superior.
Ao término de cada projeto, são inúmeras as famílias que procuram as coordenações dos projetos para agradecer e relatar suas transformações individuais de ordem social, comunicacional, física, temperamental, impactando de maneira muito positiva em suas vidas e seus contextos familiares e sociais.
São retornos gratificantes e que motivaram a captação, organização e divulgação dos mesmos, na forma desse projeto, podendo assim, além de servir como registro desses depoimentos para a posteridade, ser inspiração para outros tantos que também tenham como objetivos a inclusão social, desenvolvimento e estruturação pessoal de cada um, podendo de fato contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Nesse relatos poderemos ouvir participantes, familiares, membros da equipe e parceiros pertencentes às instituições que sempre foram aliados ao OLGA nessa história de inclusão, falando sobre suas vivências e experiências e através delas e suas memórias, podemos entender como esses processos foram desenvolvidos no decorrer do tempo e seus impactos no coletivo e no individual
Todos os participantes desses depoimentos foram convidados a relembrar suas trajetórias, de onde vieram, para onde querem ir e de como se percebem atualmente diante do que já viveram, entendendo que são partes significativas e atuantes nessa construção ininterrupta que é a inclusão social e do quanto podemos nos beneficiar diante das práticas inclusivas.
Entendemos, ao relembrar cada parte desses depoimentos, que nossas grandes preciosidades são as pessoas que fizeram e fazem parte deste instituto e que essa coleção de pessoas é um grande patrimônio!
Poder valorizar cada história desse "acervo" também é tornar essa coleção de relatos individuais em uma grande contribuição coletiva para a sociedade.
Nessa apresentação temos 30(trinta) depoimentos, mas a ideia é que em um futuro próximo, possamos anexar outros tantos a esse repositório, podendo ele cumprir sua função de armazenar e preservar essas histórias de vida que constituem a história da instituição. Cada uma delas é única e é esse, justamente, o seu grande valor e por isso merecem serem conhecidas e disseminadas.
E além desses depoimentos, no decorrer do projeto, fomos coletando e organizando materiais que complementam esses relatos orais.
Publicações, folders dos projetos, linha do tempo, enfim, outros materiais que juntamente ao conteúdo dos depoimentos ,contextualiza e documenta o trabalho do Olga
"A memória guardará o que valer a pena.
A memória sabe de mim mais que eu, e ela não perde o que merece ser salvo.”
(Eduardo Galeano)
Abaixo, algumas imagens dos participantes no momento de seus depoimentos e de materiais de divulgação dos primeiros projetos de artes (2007/2008) pesquisados e arquivados pela equipe do projeto.
Participantes do projeto
Deslize para visualizar os arquivos com as brochuras referentes aos primeiros projetos de Artes e Esportes do Instituto Olga Kos.
Palestra
Uma palestra também foi realizada, onde Jacob Klintowitz, autor de livros de arte do Olga e também do que comemora os 15 anos do instituto, relembrou junto à plateia histórias ,relatos, marcos importantes dessa trajetória e do quanto é significativo o impacto nas vidas de seus participantes.
Divulgação do projeto
Acima, divulgação da exposição de finalização no jornal "Gazeta de São Paulo" (maio/2024)
Exposição final
E, abaixo, a exposição final com objetos, produções, linha do tempo, fotografias pertinentes à história do Olga juntamente com a apresentação oficial do site e seu conteúdo. (com recursos de acessibilidade)