Fundado em 2018, o Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento tem como propósito produzir, testar e validar métodos, indicadores e protocolos de pesquisas em áreas pertinentes ao desenvolvimento da inclusão social de pessoas com e/ou em situação de vulnerabilidade social. Seu trabalho se pauta ainda por difundir metodologias que resultem em tecnologias e métricas sociais.
Projetos do Departamento
1. Índice Nacional de Inclusão (INIOK_PCD) mede o grau de inclusão social das pessoas com deficiência, a fim de ampliar o uso de metodologias e instrumentos em favor de pessoas com ou sem deficiência e visa possibilitar a efetividade durante a construção e implementação de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência.
2. Indicadores de Desenvolvimento (IDOK) É um instrumento utilizado para registrar o desenvolvimento individual e coletivo nas oficinas do Instituto Olga Kos a partir da produção de dados por perspectivas interdisciplinares.
3. Escala Cidadã Olga Kos (ECOK) - É um instrumento que estabelece critérios para atribuição de níveis de inclusão, principalmente voltadas ao segundo setor.
4. IV Jornada pela Inclusão no esporte Olga Kos - Evento online de capacitação para profissionais, familiares, cuidadores, estudantes e demais interessados na temática das pessoas com e sem deficiência, em prol da causa da inclusão esportiva.
5. Pesquisa Colaborativa - Criação de indicadores de desenvolvimento obtidos pela prática esportiva por meio do IDOK (Indicadores de Desenvolvimento Olga Kos) para profissionais de instituições que atendem pessoas com e sem deficiência .
6. Rede de inclusão - O projeto consistiu no teste, aprimoramento e implementação do Índice de inclusão de pessoas com deficiência nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, no intuito de aliar qualidade dos dados ao protagonismo consonante com as declarações universais de direitos humanos.
7. Protótipo regional do Índice de Inclusão - Índice que estabelece as diretrizes conceituais e metodológicas da criação de Indicadores Sociais e a identificação do discurso coletivo de pessoas com deficiência.
8. Expansão e movimento - Capacitação 100% online para profissionais das áreas de Saúde, Educação, Psicologia, Pedagogia e outros ligados à causa da inclusão e atendimento da pessoa com deficiência.
9. América Inclusiva - O objetivo geral deste projeto foi representar o Brasil na implementação do Observatório dos Direitos das Pessoas com Deficiência (dashboard) a partir do sistema de indicadores de inclusão de pessoas com deficiência predefinidos, assim como realizar a capacitação disponível em aula virtual (e-learning) de nossos colaboradores e associados.