Neste tutorial vamos aprender como recuperar um XML através do Log do PDV.
Dentro dos Logs do PDV o XML vem codificado com base64, para que não tenha conflito com caracteres especiais no banco de dados e até no próprio sistema. Por conta disso o SAT envia o XML codificado, lembrando que não é criptografado e nem codificado por segurança e sim pela questão de possíveis conflitos por conta dos caracteres especiais.
Vamos fazer o passo a passo para encontrar esse XML e assim decodifica-lo.
Primeiramente vamos abrir o Local do Arquivo do Imperium FrontBox
Após abrir o local do arquivo, procure pela pasta "LOGS"
Dentro da pasta LOGS, estará todos os logs diários dos PDVS. Então você abrirá o log do dia que está o XML que quer que seja alterado.
Dentro do log terá uma linha dizendo que o SAT retornou o XML da compra, porém esse XML vem codificado.
É esta linha que precisará copiar para recuperar o XML, a linha que começa com uma numeração e depois "CFe-SAT-Retorno" e em seguida especificações e enfim a codificação.
O conteúdo do XML codificado inicia exatamente onde está grifado de amarelo, na 7ª coluna e termina no próximo Pipe ( | ).
Copie todo esse código, pois iremos cola-lo em um site para decodifica-lo. Porém tome cuidado para não pegar o código até o final pois ele termina no próximo Pipe ( | ) e não no final da linha. Na imagem abaixo o que está selecionado de vermelho é onde NÃO faz mais parte da codificação do XML.
Após copiar a codificação correta, pesquise no google "Base64" ou entre aqui no link direto Base64 decode. Este site faz codificação e decodificação desse tipo de arquivo. O site em questão é esse da imagem abaixo.
Após entrar no site note que na parte superior tem a opção Decode e Encode, selecione a Decode.
Terá um campo em branco para colar o código que copiou. Então cole o código, mantenha as especificações que estão no site(UTF-8 e Live mode OFF) e clique em "decode" como a imagem abaixo.
Após colar e clicar em decode, o site irá decodificar o conteúdo e irá apresenta-lo no campo abaixo, como a imagem seguinte.
Após decodifica-lo copie o conteúdo e cole no programa de edição de texto de sua preferência (Bloco de notas, Notepad++ e etc). Em seguida salve o arquivo na extensão .xml e então estará salvo o XML.