Pós-Graduação

Cursos existens no Campus FW

Pós-Graduação Lato-sensu em Educação e Práticas Pedagógicas Contemporâneas.


Orientações institucionais


Criação de um novo curso


Documentos Importantes:




Passos Iniciais:

1. Designação do colegiado do curso por meio de portaria (utilizar para composição o corpo docente e regramento estabelecidos no PPC do curso). 

2. Escolha do(a) coordenador(a) por meio de eleição (se possível fazer o registro em ata). 

3. Designação do(a) coordenador(a) do curso por meio de portaria (fluxograma). 

4. Envio da portaria de designação do(a) coordenador(a) de curso para Coordenação Geral de Pessoas - CGP do campus, para criação do perfil de coordenador de curso lato sensu no SIG. E para Coordenação Geral de Pós-Graduação - Reitoria. 

5. (SIGAA) Submissão de proposta de curso lato sensu no SIGAA (tutorial e tutorial EaD). Após submetida pelo coordenador de curso, a Coordenação Geral de Pós-Graduação, aprova a proposta, possibilitando o passo seguinte. 

6. (SIGAA) Abertura e gerenciamento de Processo Seletivo (fluxograma e tutorial e tutorial EaD)

7. (SIGAA) Criação de Turma de Entrada: matricular os alunos aprovados no processo seletivo no curso (tutorial e tutorial EaD). 

8. (SIGAA) Criação de turmas: ativar disciplina, indicar horário e docente (s) ministrante (s) e matricular os discentes (tutorial). 

9. (SIGAA) Atualização da página web do curso (tutorial). 

10. Envio por e-mail da lista de estudantes matriculados no curso (número de matrícula e nome completo), para CRA do campus para cadastro no SISTEC. 

Durante o desenvolvimento do curso:

Ao Coordenador do Curso, cabe:

1. Acompanhamento e avaliação do curso Lato sensu: elaboração (junto à Coordenação Geral de Pós-Graduação) e aplicação de questionários de avaliação do curso a discentes e docentes, avaliação da produtividade do curso (Tabela de Produtividade) e análise dos dados.

2. Envio por e-mail à Coordenação Geral de Pós-graduação e ao CRA do campus (para atualização semestral no SISTEC), da lista de alterações de status de aluno (ex. ativo, cancelado, excluído, falecido). O e-mail deve conter: nome do curso, número de matrícula do aluno, nome completo do aluno, novo status e justificativa da mudança.

Durante a fase de TCCs e certificação:

3. Acompanhar e orientar docentes e discentes sobre os documentos para desenvolvimento de TCC e das bancas de defesa. Usar o Guia de normalização de trabalhos acadêmicos científicos do IFFar.

4. Informações como aceite do orientador; acompanhamento das orientações; e solicitação de prorrogação de prazo para conclusão de TCC, devem ser registradas em ata do colegiado do curso, sem a necessidade de documentação adicional para isso, tendo como base as orientações da Resolução Consup no 66/2020.

5. (SIGAA) Realizar o cadastro do Trabalho Final de Curso após a defesa do aluno conforme tutorial (alunos que não defenderam o TCC devem ter as informações cadastradas com conceito E).

6. Encaminhar arquivos digitais dos documentos de cada estudante: 

1) TCC, 

2) Termo de permissão de acesso ao documento e autorização de inserção no repositório ARANDU (F) e 

3) Declaração do Orientador do Trabalho Finalizado (D), para o Setor de Biblioteca do campus para que este possa inserir os mesmos no Repositório Arandu.

7. Abertura de processo de certificação de aluno via SIPAC (fluxograma e tutorial).

8. Incentivar a participação dos alunos da pós-graduação em eventos de divulgação dos trabalhos e do curso (como a MEPT, jornadas/seminários dos campi e outros eventos).

9. Bem como a submissão de textos resultantes dos TCCs em publicações científicas.

Para finalização e encerramento do curso:

10. Envio por e-mail à Coordenação Geral de Pós-graduação e ao CRA do campus (para atualização semestral no SISTEC), da lista de alterações de status de aluno (ex. concluído, cancelado, excluído, falecido). O e-mail deve conter: nome do curso, número de matrícula do aluno, nome completo do aluno, novo status e justificativa da mudança.

11. Acompanhamento e avaliação do curso Lato sensu: realização de relatório final de curso lato sensu ao término de cada turma e envio para a Coordenação Geral de Pós-Graduação pelo Portal do Coordenador (tutorial).