INS Sabadell é uma escola de ensino secundário obrigatório (ESO), pós-ensino obrigatório (Batxillerat) e estudos vocacionais em ciência da computação. Quase mil estudantes estão no centro. 74 graduados ou professores com doutoramento em várias especialidades trabalham nela. A escola está localizada em Sabadell, uma cidade catalã de 208.000 habitantes. Os estudantes do INS Sabadell vêm das freguesias de Can Rull, Merinals e Cifuentes. Atualmente, 17.000 habitantes de classe média e baixa vivem nessas freguesias. Estas freguesias e a totalidade da cidade de Sabadell vivenciaram a crise econômica iniciada em 2008.
Sabadell tinha 16,0% de desemprego no início de 2016, metade dos desempregados não tem subsídio público. 90% dos novos empregos têm contratos temporários. Em Sabadell, e particularmente nas freguesias de influência da escola, muitos despejos foram executados. O INS Sabadell tem 12,4% de estudantes de origem migrante e 15% de estudantes em situação social muito desfavorável. Algumas famílias não podem pagar despesas escolares de livros e outros materiais. Os principais responsáveis pela execução do projeto são a Dra. Montserrat Tortosa (diretora do Departamento de Ciências e Tecnologias) e, caso ela saia, seu papel na CT será assumido pela Sra. Mercè Jover, professora de inglês e francês e coordenadora de Batxillerat no INS Sabadell. Outros professores que trabalharão no projeto são Arnau Vicente, professor de Ciências e Jordi Raventós, professor de Artes. INS Sabadell tenta promover a aprendizagem de línguas estrangeiras em visitas a países europeus, principalmente França e Inglaterra.
Infelizmente, os estudantes têm que pagar todo o custo da estadia e, como conseqüência, nos últimos anos, quando a crise econômica se instalou, alguns dos projetos foram cancelados. A nossa escola obteve o cartão ECHE para que os nossos estudantes e professores de EFP possam participar nas práticas na Europa. Este ano, a escola recuperou a permanência de estudantes do ensino médio em Londres. A escola mantém uma relação estável com uma escola da França, Lycée Pierre de Coubertin (em Font-Romeu, Pirineus Orientais), com a qual uma troca de estudantes é feita todos os anos desde 2004.
O INS Sabadell precisa promover atividades motivadoras para os alunos em geral, atividades que requeiram participação e envolvimento dos alunos, atividades que os estimulem e estimulem toda a comunidade educativa, e que possam complementar, utilizando o trabalho colaborativo e empreendedorismo, o trabalho realizado atualmente. pelos professores. O SUSDI pode ser um projeto que atenda a essas expectativas.