O livro é parte das ações de prevenção à desinformação científica, desenvolvido pelo nosso grupo de pesquisa, com financiamento do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Para conhecer e acessar o e-book gratuitamente, clique aqui!
A alfabetização é um processo amplo e multifacetado que vai muito além do simples ato de ler e escrever. Envolve a aquisição de habilidades essenciais para a interpretação, compreensão, crítica e produção de conhecimento. Esta habilidade, fundamental para o pleno exercício da cidadania, permite que os indivíduos se insiram e se socializem no meio em que vivem, agindo como um propulsor para o desenvolvimento da sociedade. Quer conhecer a interface entre educação e saúde? Leia a matéria publicada pelo nosso grupo de pesquisa no Jornal da USP e conheças nossas iniciativas clicando aqui.
Junte-se a nós e faça parte dessa mudança!
Acesse o Instagram do projeto para saber mais sobre as iniciativas, eventos e como você pode colaborar com essa causa essencial para a saúde de nossas crianças e o bem-estar das mamães e bebês!
AMAMAE – Ação, Empatia e Cuidado No Caminho da Amamentação!
O projeto "Ações Multidimensionais de Aconchego e Empatia - AMAMAE é um compromisso com a saúde pública e o bem-estar das mamães e dos bebês. Sabemos que a amamentação é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e, por isso, buscamos criar um espaço de diálogo e ação que promova, proteja e potencialize a lactância materna.
O objetivo é estabelecer canais de interação intersetoriais que formem uma rede de apoio interdisciplinar, oferecendo suporte à gestante, à puérpera e ao bebê. Com foco nos primeiros 1000 dias de vida, o AMAMAE faz parte da iniciativa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em parceria com o COMAMACS - Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável de Ribeirão Preto.
Conheça a trajetória acadêmico-científica da nossa mestranda Júlia Ingryd Targino de Sousa neste episódio do podcast Papo de Ciência da Casa da Ciência. Entre outros assuntos, ela aborda a importância do cuidado odontológico às crianças.
Ouça a segunda temporada de podcasts do Programa de Alfabetização em Saúde Bucal no Spotify! Nessa temporada falaremos exclusivamente sobre o pré-natal odontológico. Sempre às terças e sextas-feiras, às 18 horas.
Pesquisadores investigaram o efeito do canabidiol em células da polpa dentária e macrófagos e encontraram resultados promissores: o canabidiol apresentou efeitos imunomodulatórios e promoveu a formação de nódulos de mineralização!
Para saber mais, clique aqui.
Fonte: Agência FAPESP.
Objetivo é difundir conhecimento sobre educação em saúde bucal para crianças, professores e outros profissionais da rede de Educação Básica (Ensino Infantil), como forma de prevenção de doenças.
A aluna Beatriz Carvalho Masson e a Dra. Fernanda Maria Machado Cabral Oliveira, egressas do nosso grupo de pesquisa, publicaram um artigo recentemente no periódico internacional Frontiers for Young Minds. O estudo mostra, de maneira lúdica, como as chupetas e mamadeiras impactam o crescimento e desenvolvimento facial das crianças.
Temos uma ótima novidade para compartilhar!
Artigo do nosso grupo de pesquisa foi publicado na revista "Frontiers for Young Minds", com a incrível participação de jovens revisores entre 8 e 14 anos!
Essa publicação é parte das nossas iniciativas no movimento STEAM, com o objetivo de ampliar o alcance e a acessibilidade da ciência para todos.
Não perca a chance de explorar esse material fascinante e descobrir como estamos inspirando a próxima geração de cientistas! Clique aqui para saber mais.
A hipomineralização resulta de uma deficiência mineral no esmalte do dente, devido a um problema que ocorre entre a gestação e os primeiros três anos de vida, e tem se tornado cada vez mais comum na prática clínica, o que destaca a urgência de intervenções precoces, explica Francisco Wanderley Garcia de Paula-Silva, professor da FORP-USP e coordenador do trabalho.
O trabalho, que recebeu apoio financeiro da FAPESP e CAPES, pode ser acessado em https://karger.com/books/book/5988/chapter-abstract/15428216/Implications-of-Histological-and-Ultrastructural?redirectedFrom=PDF.
Proposta do nosso grupo de pesquisa intitulada "Desenvolvimento, validação e eficácia de aplicativo móvel sobre pré-natal odontológico e saúde bucal na primeira infância: uso da tecnologia como ferramenta educativa no combate a desinformação" foi aprovada pelo CNPq / Ministério da Saúde no Edital de Prevenção e Enfrentamento à Desinformação Científica em Saúde.
A aluna Juliana de Lima Gonçalves, integrante do nosso grupo de pesquisa, teve seu artigo recentemente publicado no periódico internacional Frontiers for Young Minds. Intitulado "How the First 1,000 Days of Life Can Shape a Child’s Future Health?", o trabalho destaca a importância da primeira infância na formação da saúde ao longo da vida das crianças.
No dia 13 de setembro de 2024, o egresso do grupo de pesquisa Dr. Luciano Aparecido de Almeida Junior foi agraciado com a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2024 na área de Odontologia. A tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da FORP/USP. Parabéns!
É possível consultar a lista com os nomes dos premiados no link Prêmio Capes de Tese 2024.
Alunas participam da visita monitorada promovida pela FORP aos alunos de Ensino Médio
No dia 28 de agosto de 2024, nosso grupo de pesquisa esteve presente na visita monitorada promovida pela FORP/USP aos alunos de Ensino Médio.
Ao longo da programação, os estudantes puderam conhecer a estrutura da faculdade, o curso de Odontologia na FORP, o processo de ingresso e a relação da instituição com a comunidade, bem como as oportunidades de intercâmbio no exterior, a vida estudantil e políticas de inclusão e permanência.
Ao final do dia, depoimentos de egressos já inseridos no mercado de trabalho enriqueceram as discussões.
Integrantes do grupo de pesquisa participam da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica
Nosso grupo de pesquisa esteve presente no evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) nos dias 4 a 7 de setembro de 2024, em Campinas-SP.
As alunas Alice Corrêa Silva-Sousa, Francisca Marília C. Brasileiro, Júlia Ingryd T. de Sousa, Larissa S. Sales dos Santos, Mariné Olmos Villagómez e Roberta Duarte Leme, apresentaram os projetos desenvolvidos pela equipe.
Pesquisadores falam sobre amamentação e saúde bucal do bebê
A aluna Francisca Marília Cruz Brasileiro participou, junto ao Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia de Paula-Silva, da enriquecedora discussão promovida pelo Jornal da USP e pela Rádio USP, cujo tema foi a relação entre a amamentação correta e a boa saúde bucal do bebê.
A matéria também contou com a participação da Profa. Dra. Kranya Victoria Díaz Serrano do Departamento de Clínica Infantil da FORP/USP.
Acompanhe: Jornal da USP
O curso sobre o Pré-Natal Odontológico foi ministrado pelo Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia de Paula-Silva aos alunos matriculados no curso de Graduação em Odontologia de Universidade de Rio Verde (Goiás).
Material foi desenvolvido no projeto de Alfabetização em Saúde Bucal com apoio do Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica do CNPq (PIBIT).
O eBook traz informações sobre saúde bucal e formas de prevenção de doenças bucais e é voltado para mães e filhos. Para acessar, clique aqui!
O trabalho "TNF-α-TNFR1 Signaling Mediates Inflammation and Bone Resorption in Apical Periodontitis” recebeu menção honrosa na área de pesquisa básica durante o encontro anual da Associação Americana de Endodontistas. Esse estudo foi fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Referência para acesso ao texto completo: Almeida-Junior LA, de Carvalho MS, Almeida LKY, Silva-Sousa AC, Sousa-Neto MD, Silva RAB, Silva LAB, Paula-Silva FWG. A sinalização TNF-α-TNFR1 medeia a inflamação e a reabsorção óssea na periodontite apical. J Endod. 2023 out;49(10):1319-1328.e2.
Daniel Bertoloti, Arthur Barbosa e Guilherme Villas Boas, alunos do ensino médio da ETEC José Martimiano da Silva, estiveram na FORP/USP para desenvolver seus projetos de pré-iniciação científica junto ao nosso grupo de pesquisa.
Ouça os Podcasts do Programa de Alfabetização em Saúde Bucal no Spotify, com a Laisa Alves!
Toda terça e sexta-feira às 18 horas sai um novo episódio.
Trabalho desenvolvido pelo nosso grupo de pesquisa foi apresentado na Reunião Anual da International Association for Dental Research.
New Orleans 2024
Parte do Grupo D3 no pré-evento da IADR 2024
Grupo publica artigo científico com conteúdo voltado para crianças na revista Frontiers for Young Minds.
E aí, quer saber que história seu dente te conta?
Nosso grupo de pesquisa vai conversar com os alunos da Graduação da FORP/USP sobre os projetos de pesquisa que temos desenvolvido na linha de adversidades na primeira infância e impacto na saúde bucal de crianças. Venha participar também! Link na BIO da @laop.forp.usp
Trabalho publicado pelo nosso grupo na revista BMC Oral Health avalia a citotoxicidade e bioatividade de cimentos usados no tratamento de canais radiculares. Pesquisa realizada com apoio financeiro da FAPESP.
Para acesso ao texto completo, clique aqui!
Avaliação da reabsorção dentária relacionada à infecção endodôntica e no traumatismo dentário induzidos experimentalmente
A aluna Roberta Duarte Leme, doutoranda do nosso grupo de pesquisa junto ao PPG em Odontopediatria da FORP/USP (CAPES 6), recebeu menção honrosa na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica em 05/09/2023. O trabalho intitulado "Influência do fator de necrose tumoral-alfa na diferenciação e mineralização de células pré-osteoblásticas e da polpa dentária" foi desenvolvido em colaboração com o Departamento de Biologia Básica e Oral da FORP/USP e com a Universidade de Illinois at Chicago.
A aluna de doutorado direto Juliana de Lima Gonçalves foi contemplada com uma bolsa de doutorado no exterior pelo Programa PRINT/USP. A aluna irá desenvolver o projeto "Impact of cigarette smoke inhalation on the biomineralization of dental enamel- in vivo study in rats" na University of Toronto, supervisionada pelo professor Bernhard Ganss. Para mais informações, clique aqui!
Neste episódio do podcast Papo de Ciência da Casa da Ciência, a doutoranda Juliana Lima Gonçalves, do nosso grupo de pesquisa, aborda a importância do esmalte dentário. Vale a pena conferir!
Alunos do Curso de Graduação em Odontologia e Pós-Graduação em Odontopediatria da FORP/USP visitaram a MATER (Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto) para realizar atividades de educação em saúde como parte das ações sociais da 45a Jornada Odontológica de Ribeirão Preto. Para conhecer o Projeto Saúde Bucal da Gestante, clique aqui!
O Future17 é uma iniciativa global oferecida pela University of Exeter e pela Quacquarelli Symonds Limited (QS) no Reino Unido para apoiar docentes e discentes de pós-graduação a desenvolverem as habilidades necessárias para enfrentar, de forma colaborativa e criativa, os desafios globais do século XXI. Nosso grupo de pesquisa participará desse iniciativa no segundo semestre de 2023 por meio de ações voltadas à educação em saúde em um ecossistema digital. Fique ligado e acompanhe nossas atividades aqui!
Para conhecer as atividades desenvolvidas por nosso grupo de pesquisa e coordenadas pelo Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva, clique aqui.
Estudo realizado na Clínica do Esmalte Dental da FORP/USP mostra importância da calibração de cirurgiões-dentistas para o diagnóstico da hipomineralização de molares e incisivos. Para acesso ao texto completo, clique aqui!
Doenças infantis e problemas respiratórios já foram associados a defeitos na formação do esmalte dental em crianças. Porém, o efeito de medicamentos anti-inflamatórios nesse resultado ainda é pouco conhecido. Esse fato, somado a um aumento considerável de crianças atendidas com dor, manchas brancas, sensibilidade e fragilidade nos dentes na Clínica do Esmalte Dental, da Universidade de São Paulo (USP), levou um grupo de pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) e de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP) a investigar melhor a questão. O estudo pré-clínico, cujos resultados foram publicados no periódico científico Scientific Reports, sugere que o uso de anti-inflamatórios na infância pode estar ligado à hipomineralização dental das crianças.
Para acesso ao texto completo, clique aqui!
Trabalho publicado pelo nosso grupo na revista Scanning avalia a acurácia de dois métodos para detecção de reabsorções dentárias. Pesquisa realizada com apoio financeiro da FAPESP.
Para acesso ao texto completo, clique aqui!
Inserido no movimento STEAM, artigo científico aborda aspectos relacionadas ao desenvolvimento e prevenção da cárie dentária.
Aulas são remotas e assíncronas, com foco na primeira infância. Objetivo é divulgar conhecimento sobre prevenção de doenças para profissionais da Educação Básica.
Para mais informações, clique aqui!
Fontes: Agência FAPESP e Jornal da USP.
O podcast É Bom Saber, produzido por Cido Tavares, neste primeiro episódio fala sobre os primeiros passos do desenvolvimento do bebê no ventre materno. O professor da disciplina Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP, Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva, destaca a importância da mãe procurar o auxílio do profissional de odontologia para fazer o pré-natal odontológico.
Obra organizada por professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP tem como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças bucais com ações que podem ser iniciadas ainda durante a gestação
O livro do Pré-Natal Odontológico, escrito pelos docentes de pós-graduandos da Odontopediatria da FORP/USP e organizado pelo Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia de Paula-Silva foi lançado em Janeiro de 2023 no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo! Você já pode reservar o seu aqui!
Trabalho publicado pelo nosso grupo na revista BMC Oral Health mostra os efeitos negativos de um inibidor da enzima 5-lipoxigenase na perda óssea decorrente da infecção endodôntica. Pesquisa realizada em parceria com o Laboratório de lnflamação e Imunologia das Parasitoses (FCFRP/USP) e Laboratório de Endodontia (FORP/USP) e apoio financeiro da FAPESP.
Para acesso ao texto completo, clique aqui!
Ciência e tecnologia dão jogo. É o que mostra o trabalho de pré-iniciação científica de Guilherme de Almeida Soares, 16 anos, estudante da ETEC Profa. Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte (SP), que desenvolveu, no Scratch, um jogo para conscientização de crianças sobre saúde bucal. O jogo é destinado a crianças que estão na fase de alfabetização.
Fonte: Washnet.
Confira a matéria publicada na Agência FAPESP pelo nosso grupo de pesquisa.
O projeto Alfabetização em Saúde Bucal foi indicado como um dos finalistas do Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA na Categoria Promoção à Saúde. O prêmio busca reconhecer trabalhos, produtos, serviços e tecnologias que fazem a diferença no desenvolvimento do conceito de autocuidado em saúde.
Parabéns a todos os envolvidos no projeto!
Durante os dias 12, 13 e 14 de outubro de 2022 os Profs. Fabrício Kitazono de Carvalho e Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva participaram de discussões de grupo com pesquisadores de todo o mundo e mostraram como a Clínica do Esmalte Dental da FORP/USP têm contribuído no Ensino e na Pesquisa nessa área.
Alunos do Curso de Graduação em Odontologia e Pós-Graduação em Odontopediatria da FORP/USP visitam a MATER (Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto) para realizar atividades de educação em saúde como parte das ações sociais da 44a Jornada Odontológica de Ribeirão Preto. Para conhecer o Projeto Saúde Bucal da Gestante, clique aqui!
Docentes e alunos da Clínica do Esmalte Dental da FORP/USP publicam estudo que desvenda o mecanismo envolvido na formação dos defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário.
Para acessar o texto completo, clique aqui
A aluna de doutorado direto Alice Corrêa Silva-Sousa foi contemplada com uma bolsa de doutorado no exterior pelo Programa PRINT/USP. A aluna irá desenvolver o projeto "Tooth-on-a-chip: pulp cell and macrophage co-culture response to bioprinting and biomaterials" na Oregon Health & Science University (OHSU), supervisionada pelos professores Luiz Eduardo Bertassoni e Cristiane Miranda França. Para mais informações, clique aqui!
Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva participa de simpósio sobre terapia pulpar em dentes decíduos e permanentes na SBPqO em Setembro de 2022.
Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva ministra curso de atualização para cirurgiões-dentistas da Atenção Básica à Saúde, da cidade de Ribeirão Preto.
Os alunos Luciano Aparecido de Almeida Júnior (Doutorando em Odontopediatria, FORP/USP) e Caroline Amaro da Silva (Graduanda em Odontologia, FORP/USP) apresentaram seus trabalhos na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Para ler os resumos, clique abaixo:
Cadastre-se e assista nossas aulas e vídeos educativos na Plataforma e-aulas da Universidade de São Paulo.
Células-tronco: você sabe o que são?
Biobanco para armazenamento de células-tronco
Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva ministra curso de atualização para cirurgiões-dentistas da Atenção Básica à Saúde, da cidade de Sertãozinho.
Mais informações na aba
Clique aqui para ler mais sobre essa relação no texto publicado pela graduanda Beatriz Masson, bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB/USP - Extensão).
A Liga Acadêmica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (LAOP - FORP/USP) foi criada em 2018 com a finalidade de disseminar informações que agregam conhecimentos para o interessado na área. Em decorrência da pandemia da COVID-19 e interrupção das atividades presenciais na Universidade, a LAOP passou a atuar por meio de redes sociais. Nós percebemos que pudemos atingir um maior número de pessoas pela rede social Instagram seguido pela plataforma Google Meet, com abrangência internacional. Você pode seguir a LAOP-FORP/USP no Instagram ou assistir as palestras gravadas no Youtube.
A aluna de pré-iniciação científica Geovanna Peçanha recebeu uma bolsa para participar remotamente do Curso de Verão no The Forsyth Institute.
The Forsyth Institute é um dos principais centros de pesquisa odontológica e craniofacial do mundo, filiado à Harvard School of Dental Medicine.
As alunas Fernanda Maria Machado Pereira Cabral de Oliveira (Doutoranda em Odontopediatria, FORP/USP) e Caroline Amaro da Silva (Graduanda em Odontologia, FORP/USP) apresentaram algumas atividades de extensão desenvolvidas pelo nosso grupo no I Congresso de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.
Para ler os resumos, clique abaixo:
Veja a programação do Projeto AMAMAE (Aleitamento Materno: Ações Multidimensionais de Aconchego e Empatia) da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Fique ligado!
Veja os trabalhos apresentados pelo nosso grupo na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.
Os resultados do projeto foram apresentados no evento virtual pela graduanda Camila Zanchi Caetano da FORP/USP, sob orientação do Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva.
A cartilha foi desenvolvida por alunas bolsistas do Portal Atenção Primária à Saúde em Evidência e contou com a colaboração da aluna de iniciação científica Caroline Amaro da Silva e do Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia de Paula-Silva.
Para acessar o conteúdo, clique aqui!
Grupo de pesquisa participa de congresso internacional virtual da International Association of Paediatric Dentistry.
Para acessar o perfil no Instagram, clique aqui!
A pandemia não impediu a participação em massa do nosso grupo de pesquisa na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.
Nossa proposta de Alfabetização em Saúde Bucal foi apresentada na Categoria Pesquisa Odontológica de Ação Coletiva (POAC) na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Para conhecer o projeto, clique aqui.
Clique aqui para saber mais sobre as mudanças nos protocolos de atendimento odontológico devido à pandemia da COVID-19.
Gravação de programas na Rádio USP, no boletim Dente de Leite da @OdontopediatriaUSPRibeirao
Em outubro de 2019, os alunos Pedro, Geovanna e Kauã apresentaram o trabalho "Investigação científica - da hipótese à experimentação" durante a Jornada Odontológica de Ribeirão Preto.
Palestra ministrada para os alunos da Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto sobre a regeneração dentária.
Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva ministra curso de atualização para cirurgiões-dentistas da Atenção Básica à Saúde, da cidade de Ribeirão Preto.
Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva ministra curso de atualização para cirurgiões-dentistas do XIII Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo.
Aulas são remotas e assíncronas, com foco na primeira infância. Objetivo é divulgar conhecimento sobre prevenção de doenças.
Fonte: Agência FAPESP.