Saúde Bucal na primeiríssima infância

Projeto saúde bucal da gestante

2020

Este projeto social ocorre durante a Jornada Odontológica de Ribeirão Preto (JORP), realizada anualmente na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

O projeto tem como proposta abordar temas de saúde bucal da gestante e do recém nascido e desenvolver dinâmicas para que se esclareça os mitos e as verdades sobre a atenção odontológica neste período da vida. Essas atividades tem como objetivo despertar o interesse da gestante pela manutenção de sua saúde bucal, assim como promover práticas adequadas de saúde ainda na primeira infância. 

As ações tem como público-alvo as gestantes assistidas no Centro de Referência da Saúde da Mulher de Ribeirão Preto (MATER) e são desenvolvidas por alunos do Curso de Graduação em Odontologia em parceria com Pós-Graduandos e Docentes do Programa de Pós-Graduação em Odontopediatria da FORP/USP

2022

Saúde bucal na Primeiríssima Infância

Importância das evidências científicas e da difusão de conhecimento à população

As experiências durante os primeiros estágios de desenvolvimento infantil podem ter consequências ao longo de toda vida em termos de saúde e bem-estar. Muitos desafios na sociedade adulta têm suas raízes no período gestacional e nos primeiros anos de vida, incluindo problemas de saúde pública como obesidade, doenças cardiovasculares e distúrbios psicossociais. Assim, o cuidado nos primeiros mil dias de vida, que abrange os 270 dias da gestação e os dois primeiros anos de vida, é fundamental para o desenvolvimento humano. A pesquisa nessa área tem avançado rapidamente nessa área e permitido a compreensão de mecanismos que revelam aspectos complexos do funcionamento biológico que não eram conhecidos anteriormente, como a relação entre as exposições ambientais, a epigenética, o papel do microbioma humano e da resposta imune no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Essas evidências deram origem a Teoria Desenvolvimentista da Saúde e das Doenças (DOHaD), fundamentada no fato de que as doenças crônicas não transmissíveis têm sua origem a partir das exposições ambientais intrauterinas e nos primeiros anos de vida. Dessa forma propusemos esse projeto que tem como foco a promoção da saúde bucal materno-infantil visando a melhor qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Nosso primeiro compilado resultou na publicação do livro do Pré-Natal Odontológico, um livro que versa sobre o atendimento odontológico de gestantes e os primeiros cuidados com a saúde bucal do bebê, ressaltando a importância da educação em saúde. Pesquisas desenvolvidas dentro desse projeto guarda-chuva englobam a educação em saúde em um ecossistema digital, a busca por fatores etiológicos envolvidos nos defeitos do desenvolvimento dentário e o papel de estressores ambientais e do tabagismo no desenvolvimento infantil. Essa proposta está inserida nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS-3 - Saúde e Bem Estar e ODS 4 - Educação de Qualidade), uma vez que envolve aspectos relacionados a importância da educação em saúde para o desenvolvimento pleno de um indivíduo.

aleitamento materno

sob o olhar da Odontologia

Clique aqui e baixe o folder

cartilhas produzidas pelo projeto amamae para o agosto dourado (2021)

Clique sobre a imagem para baixar o material

Autora: Clara Marina Pereira Cavalcanti Silva
Autora: Maria Gerusa Brito Aragão

capacitação profissional - 

Atenção Odontológica à gestante

Um dos aspectos mais relevantes no atendimento odontológico a gestantes diz respeito à capacitação profissional para romper a barreira que existe quando à importância e segurança dessa atenção. Nosso grupo tem trabalhado para inserção desse conteúdo na formação profissional, em nível de Graduação e Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu.

Elaboração de material didático

Criação de vídeos educativos

Desenvolvimento de pesquisas


Projeto Saúde Bucal da Gestante

Formação de recursos humanos para atenção odontológica materno-infantil

Cursos de reciclagem para profissionais da rede de atenção básica à saúde


Videoaulas para cirurgiões-dentistas na Plataforma e-aulas da USP

Estudo clínico randomizado

mostra que mídias digitais são eficazes para melhorar a saúde bucal de crianças

O projeto foi desenvolvido por Yuri Ribeiro e Luanna Gonçalves, sob supervisão do Prof. Dr. Francisco W. Garcia de Paula-Silva e com colaboração do Prof. Dr. Paulo Nelson-Filho.

Pesquisa apoiada pelo 5o Edital Santander/FUSP/PRCEU-USP e pelo Programa Unificado de Bolsas da USP (PUB-Pesquisa)

pré-natal odontológico

como estratégia de promoção de saúde materno-infantil

Pesquisa é apoiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq)

Em maio de 2024 foi  iniciado um estudo clínico randomizado, no Centro de Pesquisa Clínica da FORP/USP, visando avaliar se a realização do pré-natal odontológico por gestantes impacta na saúde bucal dos bebês. O projeto é desenvolvido por Francisca Marília Cruz Brasileiro (mestranda do PPG Odontopediatria) e Caroline Amaro da Silva (graduanda em Odontologia), sob supervisão do Prof. Dr. Francisco W. Garcia de Paula-Silva.

Videoaulas gravadas para o Programa Adote um Cientista da Casa da Ciência

Primeiros 1.000 dias da criança: período que pode definir a vida

Juliana Gonçalves de Lima

Doutoranda em Odontopediatria

Educação em saúde na primeiríssima infância

Larissa Stephani Sales dos Santos

Mestranda em Odontopediatria

Flúor: medicamento ou veneno?

Bianca Caroline Gomes

Mestranda em Odontopediatria

Você sabia que seu dente pode contar uma história da sua infância?

Julia Biliato Javaroni

Mestranda em Odontopediatria

Estresse tóxico na infância: o que isso significa?

Juliana de Lima Gonçalves

Doutoranda em Odontopediatria

Descobrindo benefícios da amamentação que vão além da nutrição do bebê

Julia Biliato Javaroni

Mestranda em Odontopediatria

Cárie na primeira infância: qual o impacto na vida das crianças?

Bianca Maria Domingues

Graduanda em Odontologia

Sucção nutritiva e não-nutritiva: como os bicos artificiais impactam no crescimento da face?

Beatriz de Carvalho Masson

Graduanda em Odontologia