Ecossistema Digital

educação em saúde em um ecossistema digital


Desenvolvimento, implantação, avaliação, adaptação e escalonamento de um processo sustentável

O uso da inteligência artificial na saúde permite o monitoramento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e o combate e controle de doenças infectocontagiosas, endemias, epidemias e pandemias para que o envelhecimento da população ocorra com melhor qualidade de vida. Em 2020, a pandemia da Doença do Coronavírus (COVID-19) fez com que a sociedade mundial fosse forçada a viver em um novo estilo de vida. Governos de diferentes países adotaram o status de distanciamento e isolamento social, a fim de evitar uma contaminação e disseminação em larga escala do coronavírus, para que fosse possível que o sistema de saúde de cada cidade e país conseguisse comportar os doentes. Diante deste novo cenário, as pessoas tiveram que permanecer em suas casas impossibilitadas de irem ao trabalho, de poderem frequentar as universidades, impossibilitadas de deixar seus filhos na escola, e até mesmo impedidas de frequentarem restaurantes, shopping centers, cinemas, shows e teatros, a fim de evitar o contágio vertiginoso da doença. A COVID-19 acelerou e impulsionou a ascensão das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para um patamar inimaginável. Todas as esferas que contemplam o processo de ensino-aprendizagem, entretenimento, comércio, comunicação, trabalho e atenção à saúde passaram a ocorrer à distância. 

O momento motivou a melhoria e a criação de diferentes plataformas digitais e aplicativos (Apps) para diferentes necessidades da sociedade confinada. Por outro lado, cuidados eletivos em saúde foram postergados causando um aumento crescente de agravos em saúde bucal em crianças, possivelmente devido à negligência com auto-cuidado. 

Esse cenário nos fez vislumbrar a possiblidade de avançarmos no sentido de aperfeiçoar o processo de educação em saúde, utilizando estratégias digitais e inteligência artificial, com a finalidade de atingir um grande número de pessoas. Portanto, nossa proposta centrada na educação em saúde bucal, com foco em crianças, será realizada também no ambiente digital. 

A médio e longo prazo essas ações sustentáveis podem influenciar políticas públicas, a partir da geração e compartilhamento de informações em saúde baseados em evidências científicas. Essa proposta está inserida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem Estar) e 4 (Educação de Qualidade) da Organização das Nações Unidas, uma vez que envolve aspectos relacionados a importância da educação de qualidade para o desenvolvimento pleno de um indivíduo.

Dentre os objetivos específicos deste projeto de inovação estão:

Eficácia das mídias digitais na educação em saúde bucal: estudo clínico randomizado com pares Mãe-filho

A cárie dentária ainda é um grande problema de saúde publica devido a sua elevada prevalência e consequências negativas, tanto em nível individual como coletivo. Ações preventivas como uma higiene bucal adequada, diminuição no consumo de alimentos industrializados açucarados, ações educacionais como a utilização de atividades lúdicas e participação do cirurgião dentista no contexto familiar desempenham um importante papel no controle desse agravo bucal. O meio digital, em decorrência da pandemia da COVID-19 e do crescente uso de smartphones, propiciou um aumento na utilização de aplicativos (Apps) abrindo a possibilidade de promover o estado de saúde e comportamentos favoráveis em saúde por essa via. No entanto, há uma lacuna na literatura com relação à eficácia do meio digital para promoção de saúde e prevenção de doenças, no que diz respeito ao controle do biofilme e da cárie dentária. Portanto, o objetivo desse estudo será investigar a eficácia de mídias digitais veiculadas por WhatsApp na educação em saúde bucal visando o controle do biofilme dental e da cárie dentária dos pares mãe-filho. O protocolo completo do estudo, publicado na revista Trials, pode ser acessado aqui.

Game para educação em saúde

O jogo é destinado a crianças que estão na fase de alfabetização e jogo foi desenvolvido na Plataforma Scratch por Guilherme Soares, bolsista do Ensino Médio (PIBIT/CNPq) junto ao Programa WASH sob supervisão do Prof. Dr. Francisco Wanderley Garcia Paula-Silva e da Pós-Graduanda Fernanda Maria Machado Cabral Oliveira. Para jogar, clique aqui!

Objetivos de desenvolvimento sustentável 

agenda 2030

Quer saber mais? Nosso grupo de pesquisa desenvolve ações inseridas na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Future17 Sustainable Development Goals Program

IMG_4572.MOV

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 - Saúde e Bem-Estar - visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. As experiências durante os primeiros estágios de desenvolvimento infantil podem ter consequências ao longo de toda vida em termos de saúde e bem-estar. Muitos desafios na sociedade adulta têm suas raízes no período gestacional e nos primeiros anos de vida, incluindo problemas de saúde pública como cárie dentária, doença periodontal, obesidade, doenças cardiovasculares e distúrbios psicossociais. Nosso grupo de pesquisa que tem como foco a promoção da saúde bucal materno-infantil visando a melhor qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, o que está em consonância com esse ODS. O Future17 é um programa global que está alinhado à missão do nosso grupo de pesquisa que é melhorar a qualidade de saúde bucal e de vida da população. A partir dessa rica interação transdisciplinar, poderemos contribuir de maneira mais efetiva na produção de conhecimento que dê subsídio a ações para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável propostos na Agenda 2030.

Global challenge lab

O objetivo deste projeto é desenvolver uma solução, produto ou serviço, impulsionada pela tecnologia que contribua para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 13 (Combate às alterações climáticas). Os principais objetivos são lidar com as mudanças climáticas, otimizar o uso de recursos em cidades inteligentes e melhorar os padrões de vida à medida que as populações urbanas crescem, utilizando energias renováveis para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir as emissões de carbono. Nesta proposta, a equipe trabalha em conjunto para identificar problemas-chave, desenvolver soluções e construir protótipos ou modelos que possam abordar essas questões. Os estudantes formarão equipes internacionais para inovar dentro dos desafios:

ebook interativo

Conheça nosso ebook interativo para promoção de saúde bucal e de sorrisos saudáveis de mães e filhos!

También disponible en español. Para acceder, ¡haga clic aquí!