Alunos do 2º semestre do curso de Gestão da Produção Industrial retomaram o Projeto da Cidade Inteligente, na Fatec Lins, que estava parado devido à pandemia e consequente suspensão de aulas presenciais. Com o retorno às atividades normais na Instituição, ainda com a presença de poucos alunos, o projeto ganhou um novo cenário: o da Igreja Matriz da Cidade, e foi revitalizado. O resultado foi bastante satisfatório e o envolvimento e o comprometimento dos alunos superaram as expectativas. “Para mim foi um desafio; o projeto revelou a importância do trabalho em equipe para que o propósito fosse alcançado, além de revelar as habilidades e ideias de cada um de nós. Amei, foi fantástica essa etapa, espero poder participar de muitas outras”, disse Eliane Andreotti. Ela e os demais colegas da turma não mediram esforços para que mais uma etapa fosse concluída.
A Fatec Lins encerra o ano de 2021 com dois projetos internacionais que envolveram o Chile e Portugal. Divididos em equipes, alunos e professores dos Cursos de Tecnologia em Qualidade, Logística, Gestão da Produção Industrial e Sistemas para Internet, com acadêmicos chilenos, desenvolveram e participaram de vários projetos, dentre eles, um estudo comparativo da cadeia de vacinação entre Brasil e Chile. Já com a Universidade de Aveiro (Portugal), alunos de Gestão da Qualidade reuniram-se com alunos portugueses para a elaboração de um guia prático para intercâmbio acessível entre Brasil e Portugal. Os encontros aconteceram de maneira remota e tiveram um saldo bastante positivo dada a riqueza de troca de informações e cultura entre os dois países.
O coordenador do Curso de Gestão da Qualidade, professor Sandro da Silva Pinto, participou da Jornada de Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs-Cesu): reflexões sobre as práticas, no último dia 26 de novembro. O evento contou com a participação de diversas unidades da Fatec e teve o objetivo principal de discutir as melhores práticas utilizadas na realização de Intercâmbios Virtuais (PCIs). Baseado em quatro painéis temáticos: “Gestão da Internacionalização em Casa”, “Diversidade em Projetos”, “We are SOME of the champions” e “Pesquisas em PCIs”, os presentes puderam relatar as suas experiências como coordenadores dos projetos em suas unidades como o planejamento das atividades, envolvimento dos professores e engajamento dos estudantes.
As alunas do curso de Gestão da Qualidade, Glaucia Graziela Primo, Maria Perciliana de Souza e Denise Avelino, participaram da 13ª edição da Escola de Inovadores do INOVA-CPS com o Projeto “Mãos na Lata”, cujo objetivo é reciclar e reutilizar latas de alumínio usadas para a fabricação de pilhas e baterias de celulares. A coleta é feita por meio de um aplicativo que poderá ser acionado por qualquer pessoa e/ou empresa privada. Tal projeto atende aos princípios da economia circular e das cidades inteligentes. A Escola de Inovadores é um curso de extensão em empreendedorismo criado pelo Centro Paula Souza que visa fornecer ferramental básico de Empreendedorismo e Inovação disponibilizando um ambiente criativo, digital, para que os participantes se capacitem e desenvolvam modelos de negócios sustentáveis. Na Fatec Lins, o prof. Fábio Lúcio Meira é o representante local do INOVA-CPS.