Passados três semestres de muita insegurança, incertezas e desafios devido à pandemia, a Fatec/Lins voltou, parcialmente, com as suas atividades presenciais. Respeitando todos os protocolos de saúde, diversos alunos têm comparecido à Instituição e assistido a algumas aulas que também continuam no modelo remoto. Professores e funcionários também estão retornando na medida do possível, e a previsão é de que, dentro em breve, todos possam voltar à Escola.
A Semana de Acolhimento dos alunos no 2º semestre de 2021 aconteceu de modo totalmente virtual ainda, mas contou com a participação de alunos calouros e veteranos. Enquanto os iniciantes tiveram diversas orientações com relação a essa nova modalidade de ensino, os alunos dos demais semestres assistiram a diversas palestras relacionadas ao crescimento pessoal e profissional que serviram para reforçar a importância e necessidade de se concluir um curso superior em tempos atuais.
A Fatec Lins ficou em 1º lugar na Competição Internacional que envolveu os Cursos de Tecnologia em Gestão da Qualidade e Tecnologia em Logística e foi promovida por meio do Projeto Colaborativo Internacional (PCI) entre professores e alunos das instituições de ensino superior do Brasil e Chile. A competição contou com alunos do curso de Logística da Inacap-Chile, das Fatecs da Baixada Santista, Sorocaba, Americana, Guaratinguetá e Lins. Houve a participação de cerca de 150 estudantes que investigaram e propuseram uma melhoria em uma empresa chilena, enfocando a logística de suprimentos para animais de estimação.
O projeto vencedor (1o. lugar) foi elaborado por Danilo Magnabosco e Márcia Beltrame, alunos do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade e sob a orientação dos professores Sandro da Silva Pinto, Roberto Outa, Luiz Antônio Cabañas e Maria Cristina Rodrigues.
Na primeira semana deste mês, os professores da Fatec Lins visitaram a Usina Lins, parceira da instituição em inúmeras atividades e foram recebidos por Alex Pupin, Diretor Administrativo da Usina.
Na ocasião, foi apresentada a evolução e perspectivas de ampliação do projeto Cidade Inteligente desenvolvido por alunos e professores dos cursos de Tecnologia em Logística e Tecnologia em Gestão da Produção Industrial na Fatec, sob a orientação dos professores João Luis Cardoso de Moraes, Egiane Alexandre e Juliano Beltani.
Também foram discutidas necessidades e demandas relativas à oferta de estágios, com o intuito de ampliar as possibilidades de cooperação e oportunidades à comunidade acadêmica da Instituição, conforme destacou o professor Rogério Alexandre, supervisor de estágios e convênios da Fatec.
No último mês, o Labs Paschoalotto de Bauru, em parceria com a Adetec e Fatec Lins - Professor Antônio Seabra, realizou o Hackathon com o tema “Automação para processos e análise de dados”.
O evento foi online, pela plataforma Discord, e gratuito e contou com a participação de diversas instituições de ensino da região: Fatec (Bauru, Lins, Jaú, Botucatu e Marília), Etec, UNESP, Unisagrado, UNIP, CTI Bauru e Senai.
Sob a orientação de profissionais da Paschoalotto e professores, os alunos inscritos solucionaram os desafios propostos e os integrantes da equipe vencedora foram Ana Laura Pereira Mariano, Bruno Henrique Laviso Adorne, Marcus Vinicius dos Santos e Thiago da Silva Moura.