Cerca de 20 artigos foram aceitos e apresentados no IV Congresso de Inovação e Tecnologia e VI Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica da Fatec/Lins, que aconteceu na última semana de maio. De modo totalmente virtual, pesquisadores (professores e alunos) de várias localidades tiveram a oportunidade de compartilhar seus estudos e pesquisas nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Logística, Gestão da Produção Industrial e Gestão da Qualidade. O tema do evento deste ano foi "Transformações tecnológicas na Sociedade pós-pandemia".
Mais um semestre termina; para muitos alunos, o último da graduação que exige a apresentação dos seus trabalhos de Conclusão de Curso. Na Fatec, como nos semestres anteriores, isso aconteceu de modo totalmente virtual e satisfatório. Apesar da insegurança e, às vezes, receio de como isso se daria e, graças ao apoio dos professores, os formandos concluíram essa etapa com bastante competência e responsabilidade.
Como parte do Projeto Colaborativo Internacional (PCI) realizado na Fatec, em parceria com o Chile, aconteceu, no último mês de maio, o início de uma competição entre alunos dos cursos de Gestão da Qualidade e Logística de Lins (sob a coordenação dos professores Sandro da Silva Pinto, Luiz Antônio Cabañas e Maria Cristina Rodrigues) e a Instituição INACAP do Chile. Trata-se de um desafio no qual os alunos (8 em cada equipe) devem investigar e propor uma melhoria a uma empresa chilena, com foco na logística de suprimentos para animais de estimação.
Além de Lins, outras unidades da Fatec participam da competição. Um Projeto Colaborativo Internacional (PCI) é uma atividade acadêmica desenvolvida, colaborativamente e a distância, entre Fatecs e instituições de ensino superior (IES) internacionais.
A Fatec Lins, por meio do Curso de Gestão da Qualidade, assinou convênio para estágio no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-USP), a partir de agosto deste ano, visando a certificação de laboratórios. O IPT atua há mais de 100 anos e conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas - inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico; informação e educação em tecnologia e é um dos maiores institutos de pesquisa do país, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.