Depois de período cheio de incertezas e ansiedade pelo qual todos passamos desde o início da pandemia, retornamos às aulas, neste segundo semestre de 2020, ainda na modalidade digital, mas de modo bem mais tranquilo (para alunos e professores), ainda que o momento atual também seja delicado e, o futuro, incerto. Mas, toda a comunidade da Fatec/Lins não mediu esforços para que as aulas retornassem de maneira tranquila e que os novos alunos fossem bem recebidos e instruídos sobre esse novo ensino remoto. Tivemos a grata satisfação de receber muitos estudantes para todos os cursos que foram acolhidos de modo virtual pela Instituição, graças ao empenho dos coordenadores de cursos e direção. Por meio de "lives" (transmissões ao vivo pelo YouTube), os calouros puderam aprender como usar a plataforma Microsoft Teams e conhecer um pouco sobre a Fatec. Vários professores também tiveram participação no acolhimento virtual e, de modo bastante esclarecedor, abordaram assuntos de interesse dos ingressantes e também dos veteranos. E o semestre teve seu início com "chave de ouro".
O Estágio Supervisionado nos cursos de graduação foi um assunto abordado no evento de recepção aos alunos. De modo bastante elucidativo, o professor e coordenador dos Estágios na Fatec/Lins, professor Juliano Beltani, falou sobre o seu funcionamento e também sobre as principais dúvidas. Segundo ele, o estágio é obrigatório por lei e faz parte do projeto pedagógico dos cursos de graduação. Assim sendo, todos tem de fazê-lo em uma disciplina oferecida no último semestre, mas que pode ser incluída na grade , por opção de cada estudante, a partir do terceiro semestre. Isso é uma vantagem uma vez que, por ter uma carga horária de 240 horas, é possível iniciar no terceiro e estender até o sexto. Juliano explicou ainda que atividades de extensão, monitorias e iniciação científica também podem ser equiparadas ao estágio, sendo, portanto, um incentivo para que os alunos se disponham a realizá-las, pois, além do conhecimento que oferecem, ainda valem como estágio. O professor orientou também aos estudantes que não deixem para pensar nessa atividade na última hora e que a Fatec, por meio do Setor de Estágios, dá todo o suporte necessário, desde o esclarecimento de quaisquer dúvidas até a possibilidade de, por meio de parcerias com empresas, indicar alunos para os estágios ofertados. E qualquer outra informação ou dúvida pode ser esclarecida no site da Fatec/Lins ou diretamente com o professor Juliano, por meio do email: estagio@fateclins.edu.br.
Aprender matemática por meio de podcasts? Isso mesmo! Já está disponível a plataforma podsmath.com.br àqueles que desejam saber mais sobre essa área do conhecimento de uma maneira diferente. Trata-se de um projeto de iniciação científica da Fatec/Lins que tem a coordenação da Profa. Dra. Adriana de Bortoli e a participação das alunos do curso de Sistemas para Internet, Raquel Gomes e Rita de Cássia Salvajoli Leite e do aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Thiago Maduro. De acordo com Rita de Cássia, os podcasts são destinados às pessoas que possuem alguma deficiência auditiva e também àquelas que tem facilidade em aprender por estímulo auditivo com o intuito de auxiliar a aprendizagem da matemática. Trata-se de um projeto interinstitucional entre a Fatec/Lins e o Instituto Federal de Birigui que tem também o objetivo de acrescentar subsídios para o ensino da matemática aos alunos do ensino fundamental e médio.
CURSO DE EXTENSÃO
E para explicar melhor sobre o assunto, a equipe do Projeto realizará no mês de outubro, um curso de extensão "Possibilidades do uso de podcasts no ensino da matemática" ao alunos do rede pública de ensino de Lins e região. As datas e horários do evento, assim como de que modo acessá-lo, estão disponíveis na imagem a seguir.
Outro momento muito importante durante as “lives” de recepção, no início do semestre, foi a fala do prof. dr. Édio Roberto Manfio sobre a importância da pesquisa nos cursos de graduação e como ela tem sido desenvolvida nas Fatecs. Ele é professor da disciplina de Comunicação e enfatizou de que maneira todas as áreas do conhecimento podem se interligar e produzir trabalhos excelentes. Para isso, fez um apanhado de sua própria experiência como orientador de projetos nos últimos anos que conectam a área de linguística (da qual ele faz parte) com outras áreas por meio do processamento de linguagem natural vinculada aos robôs de conversação para o controle de sistemas fotovoltaicos, por exemplo. Além desse, citou diversos outros, enfatizando que alunos de quaisquer cursos podem realizar pesquisas, bastando para isso boa vontade, comprometimento e dedicação. A explicação foi bastante clara sobre as várias pesquisas sob sua orientação no sentido de incentivar os alunos para que façam parte de projetos de iniciação científica. Para tanto, colocou-se às disposição dos que estão interessados em desenvolver algum projeto destacando a necessidade de todos entenderem a Fatec como "a nossa segunda casa", terem uma "sensação de pertencimento" com relação à Instituição e entenderem que a Fatec desenvolve pesquisa sim e de excelente qualidade!
Estão abertas, na Fatec/Lins, as inscrições para a Escola de Inovadores, um curso de extensão gratuito cujo objetivo é orientar pessoas com espírito inovador a transformar projetos em startups. As aulas são totalmente online em um total de 40 horas, distribuídas em dez encontros semanais, em formato de webinar e o participante contará com acompanhamento personalizado de professores das Etecs e Fatecs de todas as regiões do Estado de São Paulo. Para se inscrever, é necessário apresentar um projeto de empreendedorismo que será avaliado pelo potencial de inovação e inserção no mercado. Maiores informações podem ser acessadas no site da Fatec/Lins ou diretamente no site inova.cps.sp.gov.br.