Horta Biológica

A horta biológica 

Desde a primeira inscrição no Programa Eco-Escolas, que temos a vontade de criar uma horta biológica no Externato. Um espaço em que alunos dos vários anos de escolaridade pudessem experienciar o trabalho com a terra, observar o desenvolvimento de diversas culturas vegetais e de desenvolverem competências de um modo diferente, não constrangido pelas paredes de uma sala de aula. 

Nesse sentido, iniciámos, no ano letivo de 2021-2022, uma parceria com o projeto Hortas Ecológicas (dinamizado por Filomena Aivado e João Santos). Para além de todo o conhecimento e experiência que imprimem na organização e conceção da instalação e preparação do espaço, a Filomena e o João estabelecem um vínculo com os professores, alunos e escola, responsabilizando-se pela manutenção da horta e pela lecionação de aulas na horta duas vezes por semana.

O espaço escolhido foi, naturalmente, o Jardim do Seminário, gentilmente cedido pelos Frades que tão bem sabem estimar e cuidar da Irmã Terra. A professora Cristina Fernandes, ajudou-nos a idealizar o espaço, com um croquis que rapidamente saiu do papel para se converter em realidade verdejante e viçosa.

Atualmente (2024), a horta já tem cerca de 120 m2. Ajudam, nesta nossa horta, alunos do Pré-Escolar, do 1.º e do 2.º Ciclo, bem como as turmas de 8º Ano. Além de fazerem a manutenção desta área, os alunos também cuidam de cerca de 15 árvores de fruto que rodeiam a horta. Com o apoio da Filomena e do João aplicamos os princípios da agricultura biológica sem recorrer a produtos químicos tóxicos substituindo-os por alternativas mais amigas do ambiente como as consociações de culturas favoráveis, o chorume de urtigas e o composto produzido na escola a partir dos resíduos alimentares gerados no refeitório.

Nestas aulas os alunos observaram os legumes que consomem e como se desenvolvem, aprenderam a identificá-los na horta, estudaram relações bióticas entre pulgões e plantas e associações benéficas entre plantas, aprenderam a fazer chorume de urtigas e que existem cenouras de muitas cores!

Os alunos dos vários anos reagem muito bem a todo este trabalho hortícola. Na opinião dos professores, educadores e entidades envolvidas, a atividade é uma mais-valia pelas experiências que proporciona, pelos ensinamentos que transmite e pela alegria contagiante que se verifica no rosto das crianças e jovens enquanto trabalham a terra.