As turmas d0 5.º Ano visitaram o jardim do Seminário para descobrirem vários tipos de ambientes naturais. O contacto com a Natureza e o vislumbre de várias formas de vida em ambientes terrestres e aquáticos, bem como a observação de diversos fatores do meio ambiente permitiram uma aprendizagem mais rica e interessante para os alunos.
As turmas do 9º Ano visitaram a praia do Segundo Torrão com o intuito de proceder à recolha de lixo marinho de um troço de 200 metros de areal. A atividade foi dinamizada pela APLM.
No entanto, as condições climatéricas não foram favoráveis a esta atividade; no entanto, os alunos aprenderam sobre o impacto do lixo marinho nas praias e ficaram a conhecer o trabalho desenvolvido por esta entidade.
Uma vez mais, as turmas do 6.º Ano assinalaram o Dia Mundial da Alimentação com trabalhos e apresentações às turmas do 1.º Ciclo e do 5.º Ano. O desenvolvimento destes trabalhos permitiu aos alunos aprenderem mais sobre opções alimentares saudáveis e a importância de uma alimentação completa, variada e equilibrada.
No dia 6 de novembro, todos os alunos do Externato reuniram-se para o momento mais esperado: o hastear da Bandeira Verde, o galardão que certifica todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo anterior.
No dia 14 de novembro, os alunos das turmas de 9º Ano participaram numa visita de estudo ao Parque Florestal de Monsanto. Nesta atividade, que envolvia um percurso pedestre com tarefas para realizar em cada estação, os alunos ficaram a conhecer um pouco mais da biodiversidade vegetal que os rodeia.
No dia 27 de setembro, os alunos do 8º Ano ajudaram a embelezar os canteiros do jardim do seminário, assinalando com esta atividade a semana da Greve Climática. Simultaneamente, criaram a Árvore dos Compromissos, na qual se comprometeram modificar algumas atitudes, de modo a contribuírem para a resolução de diversos problemas ecológicos. A escola também colocou a Bandeira Verde a meia-haste, como símbolo de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas.
Os alunos do 7º Ano participaram, no dia 24 de outubro, numa visita de estudo ao Dino Parque Lourinhã, para mergulharem no sempre assombroso mundo dos dinossauros. Partindo do conhecimento e do estudo dos Fósseis e da História da Vida na Terra, os alunos observaram modelos à escala destes fantásticos répteis do passado e recolheram informações para a concretização de trabalhos de grupo sobre este tema.
Os alunos do Clube de Ciência Viva do 2º Ciclo criaram cartazes que procuram sensibilizar a comunidade escolar para a importância da poupança de energia. Além disso, os trabalhos também informam acerca de opções a considerar para quem quer cortar nas despesas de consumo de eletricidade.
Nesta que é a 6ª Edição do Concurso Ciência Sem Fronteiras, o tema trabalhado é "Os Oceanos". Numa das etapas do peddy-paper organizado, os alunos foram desafiados a criar a narração para um pequeno vídeo subordinado ao tema "O Plástico nos Oceanos". Esta atividade fê-los pensar na melhor forma de transmitir a informação que detêm sobre a poluição dos ecossistemas marinhos e em comunicar Ciência.
Os alunos do 8º Ano assistiram a vídeos e realizaram algumas atividades interativas disponíveis no site da Associação Ponto Verde. Estas atividades permitiram aos alunos relembrar e aprender, de forma mais lúdica e motivadora, as regras básicas da reciclagem, bem como o percurso que os nossos resíduos sofrem ao longo da cadeia de valorização.
Os alunos do 5º Ano visitaram o Oceanário de Lisboa, com o objetivo de conhecer características dos ambientes aquáticos e da sua fauna. Com base na informação que lá encontraram, os alunos elaboraram Cartãos de Cidadão de várias espécies de animais marinhos.
Os alunos de 8º Ano foram desafiados a manter as suas salas de aula mais limpas e a realizarem a reciclagem de acordo com o que aprenderam. Para tal, os alunos ficaram responsáveis por verificar, no final do dia, se a sala estava suja e se os resíduos tinham sido separdos corretamente nos devidos ecopontos, submetendo a informação num formulário on-line.
Na época natalícia, os alunos do 6º Ano produziram as figuras do presépio com materiais usados e recicláveis. O resultado tem tanto de ecológico como de encantador. Já pensou em fazer um presépio assim?
Neste ano, o Externato assinalou o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, realizando várias atividades que aludiam ou remetiam para o cânone literário desta escritora intemporal. Alguns dos trabalhos realizados em TA foram expostos.
Neste projeto interdisciplinar, os alunos do 8º Ano foram desafiados a mudar e a serem agentes de mudança no que respeita às atitudes e hábitos diários que podem ter impacto no meio ambiente. Várias atividades foram desenvolvidas, desde trabalhos específicos para cada disciplina a conferências dinamizadas pela entidade Parents for Future.
Nesta visita que se realiza anualmente, os alunos do 1º Ciclo, contactaram com vários produtos alimentares e aprenderam sobre a origem de alimentos da região e da época, e também falaram de alimentação saudável.
Os alunos dos Clubes de Ciência ajudaram a substituir os autocolantes que sensibilizam para a poupança de água, afixando-os nas casas de banho, nos balneários e no refeitório.
Este ano assistimos à génese do Clube de Ecologia, dinamizado por Encarregados de Educação de alunos do Externato. O seu objetivo é promover a adoção de atitudes e hábitos ecológicos nos alunos e suas famílias através de atividades e ações de sensibilização.
Os alunos do 1º Ciclo aceitaram o desafio da Junta de Freguesia de Carnide e criaram uma árvore de natal comunitária com recurso a cápsulas de café usadas.
Em diversos espaços do Externato existem ecopontos criados pelos alunos para separação de resíduos e promoção da reciclagem.
Em Expressão Artística, os alunos do 1º e 2º ano produziram máscaras de carnaval com recurso a materiais usados e recicláveis.
Projeto científico interdisciplinar. Os alunos desenvolvem trabalhos de pesquisa sobre fontes de energia renováveis e gestão dos resíduos, produzem modelos e PowerPoints e apresentam os trabalhos finais em Ciências Naturais.
Em várias atividades desenvolvidas pelas áreas curriculares de Educação Tecnológica, Tecnologia Artística e Expressão Artística os alunos de diversas turmas e anos letivos puderam dar asas à sua imaginação e criar objetos a partir de materiais usados e recicláveis.
Trata-se de uma atividade que é realizada anualmente, com as turmas de 8 Ano. Os alunos pesquisam informação acerca dos regimes alimentares de seres vivos característicos de várias Áreas Protegidas do nosso território. Depois, estabelecem as relações tróficas entre estes seres.
Em Matemática, os alunos do 2º Ciclo realizaram figuras em origami com um tema comum: animais. É uma forma diferente de trabalhar a biodiversidade do nosso planeta.
Alguns alunos do 1º Ciclo contribuíram para plantar uma nova árvore no Jardim do Seminário. Os alunos aprenderam os procedimentos a realizar e também como cuidar de uma árvore jovem.
Apesar de não nos ter sido possível concretizar a Saída de Campo à Praia das Avencas, os alunos do 8º Ano realizaram atividades de preparação para a mesma. Assim, em aula, fizeram uma pesquisa acerca das diferentes espécies de fauna e flora que existem nesta praia, a qual corresponde a uma zona entre-marés.
Os alunos do 8º Ano foram desafiados a fazer uma apresentação oral sobre problemas que afetam os nossos oceanos. Desde a acidificação dos oceanos, à poluição por mercúrio, passando pela poluição sonora nos oceanos e as ilhas de plástico, os alunos pesquisaram informações e apresentaram as suas conclusões à turma.
As crianças do pré-escolar, com a ajuda das suas famílias, fizeram a germinação de sementes de grão e de feijão em casa. Deste modo, aprenderam que a partir de uma semente se pode gerar uma pequena planta que cresce e cresce e cresce...
Os alunos do 7º Ano foram desafiados a criar vídeos de 30 segundos, nos quais apresentam uma espécie de cartão de cidadão de várias rochas. Os alunos pesquisaram o tipo de rocha, os minerais mais abundantes, o seu processo de formação e ainda algumas aplicações das rochas. Os vídeos podem ser consultados na página de Facebook do Externato.
Os alunos do 7º Ano partiram à descoberta da origem do nome da cola UHU e a história deste produto, através de um projeto artístico concebido pela ABAE e integrado no Programa Eco-Escolas. Em 1932, o químico August Fischer desenvolveu a primeira cola de resina artificial pronta a usar e transparente. Ela colava todos os materiais conhecidos na altura de forma fiável, até os primeiros plásticos. A inspiração dos desafios UHU às escolas vem do “mocho UHU” ou bufo-real (a maior ave de rapina noturna da Europa) que emite o som "uhuuu" e que habita também a floresta onde se localiza a fábrica da UHU na Alemanha.
Os alunos fizeram uma pesquisa acerca de vários insetos benéficos e prejudiciais para a horta, procurando descobrir como os atrair ou repelir, respetivamente. Em Educação Visual (e à distância), produziram representações artísticas desses animais.
Já em tempos de pandemia, os alunos do 9º Ano fizeram uma pesquisa acerca dos malefícios de uma alimentação rica em sal e formas de reduzir o consumo do mesmo. No final, afixaram as suas descobertas na porta dos frigoríficos, em casa.
Os alunos das turmas do 3º e 4º Ano aprenderam que os eletrodomésticos têm um "ciclo de vida" e que a história não acaba quando eles se estragam. Para onde vão os eletrodomésticos em fim de vida? A propósito da economia circular e da reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, os alunos criaram desenhos que representam a viagem de um eletrodoméstico.
Os alunos do 5º e 6º Ano criaram personagens tridimensionais com recurso a objetos usados e recicláveis. São os Guardiões da Terra, seres fictícios, mas bem reais na imaginação dos nossos alunos, que lutam para salvaguardar o nosso planeta e a riqueza da vida que nele existe.
Inserida no conjunto de atividades relativas ao tema anual "Embarcar com Santo António na Espiritualidade Franciscana", os alunos do 6º Ano conceberam tronos a este Santo com materiais usados e recicláveis.
Em Matemática, os alunos realizaram diversas atividades cuja temática se insere no âmbito do Programa Eco-Escolas. Desde as formas dos animais e a sua diversidade, às alterações climáticas e à gestão dos resíduos, vários foram os temas explorados em aula e investigados pelos alunos, sempre através de um olhar matemático.
A Direção do Externato decidiu adquirir uma máquina de compostagem, de modo a poder aproveitar os resíduos orgânicos originados no refeitório e no jardim do Seminário.
Esta máquina permite criar um composto que é rico em matéria orgânica e útil para fertilizar os solos. A quantidade de resíduos orgânicos é devidamente registada.
Apesar de não nos ter sido possível concretizar, fisicamente, esta saída de campo que fazemos anualmente com as turmas de 7º Ano, os professores de Ciências Naturais adaptaram a visita para que ela pudesse ser realizada de forma virtual. Através de fotos, vídeos e links do Google Maps, os alunos exploraram, em grupo, diversos monumentos geológicos.
Os alunos do 7º Ano produziram personagens tridimensionais com recurso a objetos e materiais usados e recicláveis, na disciplina de Tecnologia Artística. O objetivo foi consciencializar os alunos para a importância de reutilizar materiais e reduzir o consumo.