O que são Fatores Bióticos?
Os Fatores Bióticos são relações que os seres vivos estabelecem entre si, estas relações podem ser intraespecíficas (mesma espécie) ou interespecíficas (espécies diferentes).
Um ser vivo pode estabelecer mais do que um tipo de relação no seu ecossistema.
As interações podem ser benéficas ou favoráveis (+), prejudiciais ou desfavoráveis (-), neutras ou indiferentes (0).
As relações podem ser obrigatórias (O), quando os seres vivos dependem delas para sobreviver ou facultativas (F), quando podem sobreviver sem essas interações.
Relações intraespecíficas: Competição F (-/-)
Canibalismo F (+/-)
Cooperação F (+/+): Colónias e Sociedades
Relações interespecíficas: Competição (interespecífica) F (-/-)
Predação O (+/-): Técnicas para evitar: Camuflagem, Mimetismo
Comensalismo F (+/0)
Mutualismo F (+/+)
Simbiose O (+/+)
Parasitismo O (+/-): Dois tipos: Endoparasita (parasita vive dentro do hospedeiro)
Ectoparasita (parasita vive fora do hospedeiro)
Ass: Inês Vieira
Predador- apresentam adaptações que os fornece mais eficiência para capturar as presas (fonte de alimento). Algumas adaptações são dentes afiados, muita força e rapidez.
Presa- também apresentam adaptações, estas ajudam-nas a escapar dos predadores. Tais como camuflagem, mimetismo e defesa química.
Letícia Magalhães
Letícia Magalhães
Letícia Magalhães
Fatores Bióticos
O que é a competição intraespecífica?
Competição intraespecífica é uma relação caracterizada pela disputa entre indivíduos de uma mesma espécie por um ou mais recursos do ambiente, tais como água, alimento, território, minerais, luz, locais para construir ninhos e parceiros reprodutivos. Machos que competem por uma mesma fêmea podem ser citados como um exemplo de competição intraespecífica.
Ex.:
Leão
Tigre
Veado
entre outros.
Ass: Miguel Silva
O que é competição interespecífica?
Competição interespecífica é a relação e em que duas espécies diferentes que lutam pelos mesmos recursos do ambiente, tais como água, alimento, minerais, luz, locais para construir ninhos e parceiros para reprodução. Por exemplo, espécies que comem capim, como os gafanhotos e o gado, competem por alimento.
Ex.:
hienas
abutre
chitas
leopardos
entre outros.
Ass: Miguel Silva
competição interespecífica competição intraespecífica
Ass: Miguel Silva Ass: Miguel Silva
O mutualismo é uma relação biótica interespecífica facultiva em que ambos os indivíduos são beneficiados (ou seja +/+). Embora mutuamente vantajosa, é uma interação biótica facultiva, pois ambos os intervenientes sobrevivem caso a interação não se verifique.
Exemplo: O peixe-palhaço e a anémona, ele não sobreviveria no mar sem a anêmona, mas o contrário não é verdade. Existem espécies de anêmona que não abrigam o peixe e vivem muito bem sem ele.
Telma Dias
Associação entre duas espécies que resulta em vantagens mútuas, embora sejam de diferentes espécies, vivem conjuntamente, com vantagens recíprocas.
Esta relação é interespecífica obrigatória em que ambos os indivíduos são beneficiados (+/+).
Sara Costa
O parasitismo é uma relação interespecífica em que um dos envolvidos é prejudicado. Nessa interação, um organismo (parasita) instala-se em outro (hospedeiro) com o objetivo de alimentar-se dele. O parasita pode instalar-se em seu hospedeiro tanto externa quanto internamente. Quando se instala externamente, temos um caso de ectoparasita, quando se instala no interior do corpo, é chamado de endoparasita.
Exemplo de um caso endoparasita: Um piolho que vive na cabeça humana.
Telma Dias
Comensalismo é um tipo de relação ecológica harmônica e interespecífica, na qual uma espécie aproveita-se dos restos alimentares de outra.
O comensalismo é caracterizado por interações entre organismos de espécies distintas, sem que a espécie que se beneficia, prejudique aquela que a auxilia. Portanto, é benéfica para uma espécie e absolutamente neutra para outra.
Sara Costa
A predação é uma relação alimentar em que um ser vivo (o predador) mata outro (a presa) para o comer. Para conseguirem atacar e capturar as presas, os predadores podem ter dentes, bicos e garras fortes, revestimentos e comportamentos de camuflagem, que se confundem com o meio, têm um grande tamanho, força e velocidade.
As presas defendem-se com órgãos sensoriais apurados, revestimentos duros ou espinhosos, secreção de substâncias tóxicas, também estratégias de camuflagem e aparências enganadoras (o mimetismo - quando imitam características de outras espécies.
Telma Dias
Competição interespecífica é a relação ecológica em que duas espécies de uma comunidade lutam pelos mesmos recursos do ambiente, tais como água, alimento, minerais, luz, locais para construir ninhos e parceiros para reprodução.
Sara Costa
O canibalismo é uma relação interespecífica em que o individuo comensal é beneficiado (+) pela a presença de outro em que seja prejudicado por isso (0). Esta é a prática de alguns animais se alimentarem de seres da mesma espécies. Este termo é mais comum ser utilizado na Natureza.
Telma Dias
A cooperação ocorre de várias maneiras e com propósitos específicos entre os animais. Alguns cooperam para serem sociais e conseguirem reproduzir, enquanto outros colocam o bem-estar do grupo acima de seu próprio potencial reprodutivo.
Sara Costa
Colônia: indivíduos da mesma espécie que vivem e necessitam estar anatomicamente agrupados, interagindo de forma que proporciona vantagem a todos. Há divisões de trabalho, onde todos desempenham funções vitais para o grupo.
Sociedade: grupos cujos indivíduos possuem sistemas de comunicação e cooperação, com divisão de trabalho. Esses possuem independência e mobilidade em relação aos outros, uma vez que estão anatomicamente separados e, desta forma, podem inclusive compor novo grupo, diferente do qual o originou.
Ass: Vitória Cunha
Competição intraespecífica é uma relação ecológica caracterizada pela disputa entre indivíduos de uma mesma espécie por um ou mais recursos do ambiente, tais como água, alimento, território, minerais, luz, locais para construir ninhos e parceiros reprodutivos. Machos que competem por uma mesma fêmea podem ser citados como um exemplo de competição intraespecífica.
Sara Costa