DAC - Projeto Práticas de Sustentabilidade no dia-a-dia
Projeto Meu, teu, nosso
Este DAC pretende promover a articulação curricular; contribuir para o desenvolvimento de competências de trabalho colaborativo e fomentar um maior conhecimento da realidade dos alunos. Tem por base as Aprendizagens Essenciais para o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Inclui saídas de campo e caminhadas.
OBJETIVOS DAC
Sensibilizar para a proteção do património local, para a sua conservação e promoção turística;
Explorar o potencial educativo da geodiversidade do território escolar;
Capacitar para a preservação de elementos com interesse patrimonial;
Contextualizar conhecimentos pluridisciplinares ligados ao património em vários temas dos programas curriculares;
Dar a conhecer o potencial educativo, turístico e cultural do património local;
Identificar marcas identitárias da comunidade local através da recolha de informação do património edificado e do património natural;
Exploração pluridisciplinar da foz do Rio Lima e da Praia do Cabedelo;
Cooperar, promovendo um clima relacional favorável ao aperfeiçoamento pessoal e prazer proporcionado pelas atividades;
Promover hábitos de vida saudável;
Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de satisfazer as necessidades da geração atual, sem “terminar” com os recursos, para geração futura. Ou seja, é comprometer, ás gerações presentes e futuras oportunidades, mas com o uso de recursos mais responsável.
Ao falarmos de desenvolvimento sustentável, temos de ter três tópicos, em mente. Desenvolvimento ambiental, ou seja, cuidar do nosso planeta, como por exemplo, reduzir as emissões de gases poluentes, para a atmosfera, evitando assim o efeito de estufa. O Desenvolvimento económico, ou seja, sermos mais conscientes daquilo que comprámos e consumimos. E o Progresso social dando as mesmas oportunidades a todos.
No dia 25 de setembro de 2015, os 193 Estados-membros da ONU aprovaram a Agenda 2030, “um ambicioso plano que visa alcançar uma prosperidade respeitosa com o planeta e a população”.
Todos temos esta missão, de ajudar o planeta. São coisas simples, que podemos adotar ao nosso quotidiano, que o poderão ajudar e dessa forma contribuir para o desenvolvimento sustentável. No entanto, todos temos de ter presente esta mentalidade, e ainda existem muitas pessoas que pensam da forma mais errada, e temos de ser nós, a mudar.
Margarida Gonçalves
Monte Galeão
Nós (turma), no âmbito deste objetivo DAC, fizemos uma caminhada. Fomos até á praia do Rodanho e passamos pelo Monte Galeão. Na minha opinião esta caminhada foi importante quanto para partilhar momentos com nossos colegas, quanto para fazermos atividade física ao ar livre ou por outro lado conhecermos melhor a natureza (ver a diversidade de flores, de plantas, entre outras). Concluindo esta atividade foi bastante satisfatória em vários aspetos.
Letícia Magalhães
Hábitos saudáveis de vida são rotinas que incluem tempo e compromisso com uma tarefa ou estilo de vida bons para a saúde. Falar de hábitos saudáveis é ter em conta dois conceitos importantes: hábitos e saúde, ainda que ter uma boa saúde não seja apenas valorizar um corpo são e livre de doenças.
Na realidade, manter hábitos saudáveis de vida permite melhorar o bem-estar físico, mental, psicológico e social de uma pessoa.
Letícia
Manter e/ou adotar hábitos saudáveis de vida promove melhoria na sua saúde em geral, ajuda a cuidar do corpo e a manter a mente em alerta. Ou seja, as vantagens são notórias a diferentes níveis:
previne o aparecimento de doenças, como as doenças cardiovasculares
promove a sensação de bem-estar e combate a depressão
ajuda a prevenir e a controlar comportamentos de risco
ajuda a manter um peso saudável e diminui o risco de se tornar obeso
reduz o risco de morte prematura
Letícia
Segundo a OMS, saúde é “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença…”.
Assim, manter uma rotina de vida que valoriza estes conceitos significará uma vida saudável. Para isso, é recomendável incluir no seu dia-a-dia os seguintes hábitos:
praticar atividade física, evitar o sedentarismo
adotar uma alimentação equilibrada
evitar o consumo de bebidas alcoólicas, o tabaco e o consumo de qualquer tipo de drogas
privilegiar uma boa higiene do sono
manter a sua higiene pessoal
evitar o stresse, fazer coisas que lhe dão prazer e procurar o lado positivo da vida
fazer uma visita regular ao médico, pelo menos uma vez por ano
Letícia