O que são células?
As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Estas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.
Letícia Magalhães
Existem diferentes tipos de células:
Células Procarióticas:
As Células Procarióticas são células simples pois o seu material genético não está organizado no interior do Núcleo o que quer dizer que esta célula não contém núcleo. Também não apresenta a maior parte dos organelos, ou as estruturas celulares das células mais complexas.
Estas células Procarióticas possuem: parede celular que é a estrutura rígida que envolve a célula, membrana celular confere uma forma á célula, membrana plasmática que regula as trocas de substâncias entre os meios intra e extracelulares, o material genético controla as atividades celulares, ribossomas são as estruturas responsáveis pelo processo de síntese proteica, Pilus possibilita a fixação da bactéria ao meio e citoplasma que é um espaço semifluido onde ocorrem reações quimicas.
Telma Dias
Células Eucarióticas Vegetais:
As células eucarióticas vegetais, são as células que constituem as plantas, ou seja apresentam adaptações, ás mesmas. Este, tipo de células, é mais complexo, logo apresenta, um número maior de organelos e um núcleo definido, visto que tem o material genético organizado.
Estas células, têm organelos comuns, ás outras, como: a membrana celular, o citoplasma ou o material genético. No entanto, apresentam organelos, que apenas este tipo de células os tem, como os cloroplastos, visto que estes, asseguram a produção de matéria orgânica através da fotossíntese ou o vácuolo, que armazena a água, também para a fotossíntese.
Margarida Gonçalves
Células Eucarióticas Vegetais:
A célula vegetal é semelhante à célula animal,Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular.
Vacúolo,
É uma cavidade delimitada por uma membrana e contém o suco celular que é composto de substâncias ergásticas e algumas em células podem conter pigmentos como as flavonas e antocianinas.
Substâncias ergásticas,
São substâncias de reserva ou resíduos - produtos do metabolismo celular.
Amido: são partículas sólidas com formas variadas, pode ser encontrado no cloroplasto ou no leucoplasto. Formam grãos com muitas camadas centradas em um ponto chamado hilo.
Proteína: as proteínas ergástricas são material de reserva e se apresentam no endosperma de muitas sementes em forma de grãos de aleurona.
Lipídios: pode ocorrer em forma de óleo ou gordura se for para armazenamento ou em forma de terpenos que são produtos finais como óleos essenciais e resinas.
Taninos: um grupo de compostos fenólicos que podem ficar em vários órgãos vegetais (se acumulam no vacúolos) e podem impregnar a parede celular.
Plasto
É originado do protoplastídeo e tem configurações diferentes, com várias finalidades:
Cloroplastos são plastos de clorofila, responsáveis pela fotossíntese. Só são encontrados em células expostas à luz. São formados por uma membrana externa e uma interna que sofre invaginações formando sacos empilhados, os tilacóides. Alguns se dispõem uns sobre os outros formando uma pilha chamada granum (plural = grana). A matriz interna é chamada de estroma e pode conter grânulos de amido espalhados por ele. São derivados dos cromoplastos. Cloroplastos possuem seu próprio DNA e ribossomos, são relativamente independentes do resto da célula (principalmente do núcleo).
Cromoplastos são plastos coloridos (contêm pigmentos) de estrutura irregular e de maneira expassa que dão origem aos cloroplastos. Seus principais pigmentos são os carotenóides (coloração da cenoura) e xantofilas que dão coloração para flores e frutos.
Leucoplastos são incolores e servem para acumular substâncias diversas como proteínas, amidos e lipídios. Dependendo da substância que acumulam, recebem nomes diferentes: oleoplastos, proteoplastos, amiloplastos...
Ass: Carlos Eduardo
Células Eucarióticas Animais:
A célula animal é uma célula eucariótica encontrada nos organismos do reino Animalia. Como todas as células eucariontes, ela possui um núcleo definido e organelas celulares, como complexo golgiense, mitocôndrias e lisossomos. Podemos diferenciar a célula animal da vegetal observando a presença de parede celular, plastídios e vacúolo central apenas em células vegetais.
Ass: Rúben Correia
Célula Eucariótica Animal:
A palavra célula (que vem da palavra cella, que significa "pequena cavidade") foi usada pela primeira vez em 1665, pelo inglês Robert Hooke (1635-1703). Com um microscópio rudimentar, ele observou pedaços de cortiça, e percebeu que esta era formada por compartimentos vazios que ele chamou de células.Matthias Schleiden e Theodor Schwann, após muitos anos de observações, propuseram a teoria celular. Essa teoria afirma que todo ser vivo é formado por células. Em 1855, o pesquisador alemão Rudholph Virchow deu um passo adiante, afirmando que todas as células surgem de outras células preexistentes.Na célula animal não há celulose nas suas paredes nem clorofila no seu interior, diferentes da célula vegetal. Ou seja é uma célula sem cloroplastos.
Outros componentes celulares:
Ass: Carlos Eduardo