EETEPA

Francisco Coimbra Lobato - Santarém

ECOCOVER: PROTAGONISMO JUVENIL A CAMINHO DA INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL 

O Projeto "ECOCOVER: Protagonismo Juvenil a Caminho da Inovação Sustentável" foi um dos trabalhos apresentados na VI Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas - Pará (VI FECITBA - PA) que ocorreu de 09 a 11 de outubro de 2023.

Este trabalho protagonizou entre os trabalhos mais bem avaliados do evento, alcançando o 1º lugar em sua categoria. 

O foco principal do projeto é a reciclagem de produtos de polietileno (plástico) na possível fabricação de capas para smartphones, visando oferecer uma alternativa de minimização do impacto ambiental gerado pelo descarte incorreto dos mesmos. 

O Projeto é idealizado pelos alunos Morone Pereira Rocha, Renata Castro Oliveira, Wesley Ferreira de Oliveira, sob a orientação da professora Krysna Paulina dos Santos Steel

RESUMO COMPLETO DO TRABALHO 

O presente resumo, desenvolvido em uma escola de ensino técnico da rede estadual localizada no município de Santarém no estado do Pará, apresenta resultados parciais do projeto de pesquisa realizado no primeiro semestre de 2023, nos quais três alunos integram uma proposta de ensino e construção de conhecimento que se dão pela pesquisa. Com desenvolvimento da tecnologia e a busca por uma melhor qualidade de vida, a sociedade atualmente vem enfrentando um aumento na utilização de produtos descartáveis e consequentemente se vê em meio ao acúmulo destas embalagens descartáveis. O projeto vem ao encontro da proposta de uma provável solução a um problema que tem afetado a natureza social e ambiental: o descarte incorreto de produtos e embalagens de polietileno. Além de promover a reciclagem das embalagens de polietileno, também se configura necessário a redução do uso uma vez que o impacto da vida útil de copos, talheres descartáveis e embalagens de isopor se dá em torno de 100 a 500 anos para se degradar no ambiente, podendo acumular-se nas vias públicas entupindo bueiros e atingindo o ecossistema. Tendo por objetivo principal a reciclagem de produtos de polietileno na possível fabricação de capas para smartphones, visando oferecer uma alternativa de minimização do impacto ambiental gerado pelo descarte incorreto dos mesmos. Com relação ao delineamento-metodológico da pesquisa adotam-se os pressupostos da pesquisa bibliográfica, tecnológica (desenvolvimento experimental). No processo de obtenção do "silicone sustentável" para capa de smartphones após a coleta das embalagens de isopor, copos e talheres descartáveis, partimos então para assepsia e picagem dos produtos. Logo após realizou-se os testes laboratoriais a fim de verificar a eficiência do silicone produzido. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, observou-se ser possível produzir capas para smartphones e que o processo é viável, tanto em termos econômicos quanto em termos ambientais, cujos benefícios são inúmeros, pois a duração de desenvolvimento necessita de verificações quanto ao estudo químico da junção entre polietileno e solvente. Por fim, este trabalho visa resultados parciais, pois a duração de desenvolvimento necessita de verificações quanto ao estudo químico da junção entre o polietileno e o solvente. 

Palavras – chave: Produtos descartáveis, Inovação sustentável, Protagonismo juvenil