EETEPA

Francisco Coimbra Lobato - Santarém

PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA APAE

“SALADA DE CONHECIMENTO”

TEM COISA MELHOR DO QUE APRENDER BRINCANDO? Nãaaaooo! Foi com base nisso que os alunos do Curso Técnico de Alimentos criaram o projeto de Educação Alimentar Salada de Conhecimento, destinado a alunos e professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O objetivo era fornecer informações a cerca da alimentação saudável e também sobre práticas de higiene dos alimentos e corporal, tendo como finalidade a Segurança Alimentar. 

A ação foi orientada pelo professor Marcelino Filho, Tecnólogo de Alimentos formado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Coordenador do Curso Técnico da Eetepa e teve como “palco” o Auditório “Professora Alba Rosa Malheiros Lopes”, localizado na própria sede da instituição. Além de possuir ambiente aconchegante e bastante propício, trata-se de um espaço que já é familiar para eles, o que os deixaria mais receptivos. A programação iniciou com muita diversão e brincadeira: tudo pensado com muito carinho para atender esse público especial. 

Neste cenário, foram abordados temas como: a pirâmide alimentar; a maneira correta de se higienizar as mãos; as boas práticas no manuseio e preparo dos alimentos; bem como os perigos de se consumir alimentos contaminados por microrganismos. Tudo isso apresentado de forma bem divertida, utilizando brincadeiras, músicas e danças, que forneciam aos participantes estímulos sensoriais e cognitivos, com vistas ao aprendizado lúdico. 

Fornecer informações sobre alimentação saudável é fundamental, mas o Salada de Conhecimento quer muito mais que isso. Além de contribuir para a construção de novos hábitos alimentares, o projeto tem como meta integrar o grupo de portadores de deficiência intelectual e múltipla, visto que este é um público normalmente esquecido quando se trata de ações sociais.

Como “não só de conhecimento vive o homem”, o projeto foi encerrado com o público degustando uma saborosa salada de frutas bem rica e nutritiva, com frutas variadas, como: laranja, maçã, melão, abacaxi e goiaba, visto que esse grupo de alimentos é fonte de vitaminais e minerais que regulam as funções do nosso organismo. 

Esta ação foi realizada no dia 25 de maio, mas o projeto tem continuidade: no dia 15 de junho, os palestrantes devem retornar com muita informação, diversão e alimentos saborosos e nutritivos: uma verdadeira Salada de Conhecimento.

Por Marcelino Magno

 Coordenador do Curso Técnico em Alimentos.

Fotos por Nayra Ozório.