EETEPA

Francisco Coimbra Lobato - Santarém

OFICINA DE APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS NA COMUNIDADE DE SANTA MARIA

A turma de Técnico em Alimentos realizou na última quinta-feira, dia 24 de maio, o projeto intitulado “Aproveitamento Integral dos Alimentos: nutrientes de sobra” para uma turma de alunos do ensino multisseriado (2º ao 5º ano) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Maria, localizada na região do Eixo Forte em Santarém/Pará. Além dos alunos, participaram também o professor da turma, a merendeira e alguns comunitários. Devido esse público tão diversificado, foi utilizada uma linguagem bem simples e dinâmica para que todos tivessem o entendimento sobre o assunto.

No primeiro momento, foi abordado o tema aproveitamento integral dos alimentos, buscando reforçar a importância de se consumir as partes alimentícias não convencionais (talos, sementes, cascas, folhas e entrecascas) para se COMBATER O DESPERDÍCIO e consequentemente diversificar e enriquecer a alimentação humana, bem como diminuir o lixo orgânico – principalmente o proveniente do âmbito doméstico. 

Posteriormente, a equipe tratou sobre as boas práticas na manipulação dos alimentos, destacando os cuidados com a higiene pessoal e dos alimentos para evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s).

As exposições proporcionaram momentos de socialização e aprendizagem: as crianças estavam atentas a tudo que era dito e a todo instante demonstravam interesse em participar. 

O terceiro momento contou com a realização de uma oficina culinária, na qual se buscou aliar teoria e prática a respeito do tema tratado. A parte teórica mostrou os benefícios de diversificar o cardápio a partir do aproveitamento total dos alimentos e a parte prática se deu através da elaboração de três receitas saborosas e nutritivas para degustação: 

O público provou e aprovou todas as receitas, tanto que quando indagados sobre "qual das receitas apresentadas você mais gostou?" muitos disseram "todas", pois acharam difícil de escolher apenas uma. Entretanto, notou-se uma melhor aceitação do pudim de goiaba por parte das crianças, enquanto os adultos preferiram o bolo de pupunha. A merendeira da escola ficou encantada com as receitas e se propôs a reproduzi-las tanto em sua casa quanto na cozinha da escola, uma vez que os alunos gostaram tanto que no final fizeram fila para repetir a comilança.

Essas informações foram coletadas a partir da aplicação de um questionário, que também tinha como objetivo, além do já citado, avaliar o nível de entendimento do público sobre o assunto e sondar se eles adotariam ou reproduziriam essa prática em seu cotidiano. 

Nesse parâmetro, o projeto teve como finalidade contribuir com informações acerca dos prejuízos causados pelo desperdício de alimentos e incentivar, através de preparações culinárias, o aproveitamento máximo destes como fator para diversificar e enriquecer a alimentação da comunidade de Santa Maria, expondo à população da localidade os benefícios nutricionais, econômicos e ambientais dessa luta contra o desperdício. 

Por Marcelino Magno

Coordenador do Curso Técnico em Alimentos