EETEPA

Francisco Coimbra Lobato - Santarém

Alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo visitam Museu de História e Arte Sacra de Santarém

No último dia 28 de abril, os alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo da EETEPA/Santarém fizeram uma visita técnica ao Museu de História e Arte Sacra de Santarém. A ideia era introduzir os discentes no universo dos Museus, um dos conteúdos abordados na disciplina Arte e Cultura, ministrada pela professora Sônia Araújo. 

A escolha pelo Museu de História e Arte Sacra partiu do fato de que, na verdade, em essência, é o único museu do nosso município, apesar de outros espaços culturais também terem recebido essa denominação. Ademais, trata-se de um espaço diferenciado, visto que conta a história da cidade tendo como referência o ponto de vista religioso.

O Museu é resultado de um projeto idealizado pelo Bispo Dom Lino Vombommel e está localizado ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Catedral do Município). Foi fundado em 2003, por ocasião do centenário da Diocese de Santarém na passagem dos 342 anos da cidade. O principal objetivo do museu é o de catalogar e salvaguardar boa parte do acervo de cultura religiosa e documental da Diocese de Santarém, pois nas três últimas décadas do século XX, boa parte do acervo religioso do município foi destruído ou extraviado para as mãos de colecionadores que moram fora de nossa Região [...]. Seu acervo é um dos mais diversificados da Região Norte, sendo constituído por imagens sacras, objetos de culto, documentos, indumentárias, pinturas, além de um bom acervo fotográfico que  nos remetem ao passado da Igreja Católica e do município de Santarém.

Em se tratando de atração para o turismo, certamente o Museu está entre os locais que despertam o interesse tanto de turistas nacionais quanto estrangeiros que visitam o município. Portanto, é fundamental que os nossos futuros guias de turismo conheçam espaços como este, não só para enriquecer sua bagagem cultural, mas principalmente para que adquiram os conhecimentos necessários ao desempenho de sua atividade profissional futuramente: quanto mais conhecimentos a respeito dos atrativos eles tiverem, mais rico e consistente será sua atividade de guiamento.

Certamente, foi uma oportunidade de aprendizado bastante significativa para todos.

A gestão do Museu, representada pelo senhor Werner Amazonas, cobra uma taxa de R$5,00 (cinco reais) por pessoa para a realização da visita.

Fonte: Museu de Arte Sacra de Santarém. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=museu+de+arte+sacra+de+santar%C3%A9m&oq=museu+de+arte+sacra+de+santar%C3%A9m&aqs=chrome..69i57j0l5.5217j1j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em 10/05/2018.