EETEPA

Francisco Coimbra Lobato - Santarém

Viagem Técnica do Curso Técnico em Guia de Turismo: Aprendendo na Prática sobre Turismo Cultural e de Natureza

Curso Técnico em Guia de Turismo.mp4

A viagem técnica proporcionou aos alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo da Eetepa Francisco Coimbra Lobato, turmas 2022(PROEJA) e 2023 (Subsequente), uma experiência prática em turismo cultural e de natureza, através de uma viagem à cidade de Alenquer, no Pará. As turmas tiveram a oportunidade de conhecer e prestigiar as festividades de Santo Antônio, uma importante celebração cultural na região, além de vivenciar as diversas práticas do turismo de natureza na Cachoeira Vale do Paraíso.

A viagem técnica teve a duração de dois dias e uma noite. No primeiro dia, os alunos partiram de Santarém para Alenquer, onde participaram da festa de Santo Antônio (Padroeiro da cidade), os mesmos fizeram um tour pela cidade conhecendo um pouco da história e da cultura da região. Além disso, se fizeram presente no dia em que Alenquer completou 294 anos.

No segundo dia, os alunos partirão para a Cachoeira Vale do Paraíso, onde foram apresentados às atividades do turismo de natureza, como trilhas e banhos em cachoeiras. Os alunos foram guiados por profissionais especializados e puderam vivenciar as práticas do turismo de natureza na região. Foi realizada uma roda de conversa para os alunos sobre a produção de material audiovisual a partir do uso do celular e um bate papo sobre a emissão da Carteira do Guia de Turismo, emitida pelo Ministério do Turismo.

A viagem técnica certamente permitiu aos alunos aplicarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo habilidades importantes para a atuação como guia de turismo, como liderança, comunicação e gestão de grupos. Além disso, espera-se que a viagem contribua para a valorização da cultura e das belezas naturais do Pará e para a promoção da região como um destino turístico, desenvolvendo de maneira sustentável, respeitando os princípios da preservação e conservação.

As trocas de experiências entre os alunos e profissionais do turismo também pode gerar novas ideias e perspectivas para o setor, gerando benefícios para a comunidade local.