Primeira Infância Barueri - Desenvolvendo o Futuro

Em Barueri, o termo Primeira Infância representa muito mais do que o período que vai da gestação aos seis anos de vida, representa também as políticas públicas instituídas através de lei, programas, ações e projetos para garantir o melhor começo de vida e promover mais justiça e equidade social, por meio do acesso a serviços já existentes e novas ações intersetoriais das pastas municipais para ampliar os resultados. Esse termo foi adotado como forma de síntese de seu significado e adesão dos servidores e todos os setores da sociedade em ações promovidas para os pequenos munícipes através da elaboração de um plano.

O Plano Municipal pela Primeira Infância Barueri - Desenvolvendo o Futuro - PMPI, é um plano de trabalho de 2020 a 2030 elaborado por uma comissão constituída por um representante de cada secretaria municipal, do CMDCA e do Conselho Tutelar 1 e 2, com a escuta das crianças, alinhado a legislação federal e municipal tem a finalidade de garantir o desenvolvimento integral e integrado das crianças de zero a seis anos, a partir da sua gestação por meio da fomentação e fortalecimento de uma rede de promoção e proteção a criança e apoio a família, cuidadores e profissionais que atuam com essa faixa etária.

Conheça a um pouco mais desta trajetória.

Cronologia Políticas Públicas

pela Primeira Infância no Município

(26/02/18) A deputada federal Bruna Furlan acompanhada do Ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra e do prefeito Rubens Furlan participaram da palestra para profissionais da Secretaria de Educação, secretários, vereadores, entre outras autoridades abordando o tema Primeira Infância. Estudioso sobre o assunto, o ministro reforçou a relevância de atenção especial à criança principalmente nos primeiros anos de vida.

(14/03/2018) Representantes da Prefeitura de Barueri (Secretarias dos Negócios Jurídicos, de Cultura e Turismo, de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação) Participaram de um seminário em Brasília (DF), que tratou do  Marco Legal da Primeira Infância que foi lançado há dois anos e, desde então, foram implantadas garantias de proteção, desenvolvimento e dignidade das crianças de até 6 anos.

Os servidores foram convidados pela Comissão do Marco Legal do Congresso Nacional, por meio da deputada Bruna Furlan.

No mês de Março, a cidade de Barueri foi representada pelo secretário de Cultura Jean Gaspar, pela Coordenadora do Ensino Infantil Janete Dias do Valle e pela Coordenadora de Ensino Fundamental Flávia Moreno no “Curso Internacional do Programa de Lideranças Executivas” na Universidade de Harvard, com o objetivo de adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil, qualidade e inovação de programas sociais e tratar sobre formulação e implantação de políticas públicas para a primeira infância.

(27/04/18) Formação sobre a importância dos cuidados nos primeiros anos de vida das crianças e os benefícios para o desenvolvimento do ser humano, foi o tema das atividades realizadas no CAP – Centro de Aperfeiçoamento de Professores, o evento foi dirigido para as assistentes de maternal que atuam na rede de ensino de Barueri. Na oportunidade, aconteceram palestras de apresentação do programa “Primeira Infância”, que está sendo implantado na cidade de Barueri.


(05/05/18) Uma maratona de ações envolvendo cerca de 10 mil pais de 12 maternais de Barueri levou o tema Primeira Infância aos quatro cantos da cidade. Os pais que têm filhos nas maternais receberam uma cartilha esclarecendo a necessidade de se estimular um desenvolvimento maior durante os primeiros anos de vida das crianças. Os representantes do projeto na cidade reforçaram detalhes sobre os pontos da proposta que são: “Amar para Confiar”, “Conversar para Aprender”, “Praticar para Raciocinar”, “Brincar para Descobrir” e “Ler Histórias para Crescer”.

(07/05/18) O lançamento Oficial do programa Primeira Infância aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença de gestores, vereadores, secretários, sociedade civil, representantes de organizações não governamentais ,integrantes do CMDCA e Conselho Tutelar 1 e 2. O evento foi ilustrado por palestras sobre a importância do programa Primeira Infância para a formação de adultos melhores e mais felizes. O secretário municipal de Cultura e Turismo (Jean Gaspar), a coordenadora de Educação Infantil (Janete do Valle) e a coordenadora de Ensino Fundamental (Flávia Moreno) se dividiram para abordar ricas informações adquiridas em curso que fizeram na Universidade de Harvard.

(18/06/18) Dando sequência à série de iniciativas para a implementação do programa Primeira Infância na cidade de Barueri, o Departamento de Apoio Pedagógico realizou formação continuada para 1.800 ADIs (assistentes de desenvolvimento infantil) que trabalham nas escolas maternais do município. Na oportunidade foram desenvolvidos temas como perfil profissional, rotina da escola maternal, jogos e brincadeiras, musicalização, contação de história e a importância do desenvolvimento infantil na Primeira Infância, processo vivido pela criança, desde seu nascimento até os seis anos de idade, que engloba aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.

(26/11/2018) A cerimônia para assinatura da elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância contou com a participação de gestores da rede de Educação de Barueri, Secretários Municipais e representantes de organizações não governamentais. O plano tem o objetivo de revisar e ampliar as ações, metas e objetivos do município para as crianças de 0 a 6 anos. A professora Elvira de Souza Lima, doutora em neurociências, também integrou o evento e fez questão de reconhecer que a cidade já vem trabalhando um currículo adequado em benefício da primeira infância.

(10/12/18) Educação Barueri adota Programa Primeira Infância em 2019. A Prefeitura de Barueri vai adotar, na rede municipal de ensino, o projeto Primeira Infância, que prevê ações especiais de ensino para alunos com idade entre 0 e 6 anos. O projeto envolve neurociência, desenvolvimento cerebral, práticas do cotidiano, mudanças de comportamento, psicologia e práticas diárias voltadas exclusivamente e esse público alvo.

(12/02/19) Inauguração do Centro de Referência pela Primeira Infância, no bairro Engenho Novo. O evento marcou a abertura das atividades das novas estruturas que atendem crianças e familiares de todos os bairros de Barueri. O local vai desenvolver diversas atividades com as crianças, além de palestras com os pais, por intermédio de parcerias com as Secretarias Municipais.

(28/02/19) A Equipe do Centro de Referência pela Primeira Infância atendendo ao convite da deputada federal Bruna Furlan, marca presença em seminário em Brasília. O evento, promovido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, tem o objetivo de apoiar a implementação do Marco Legal da Primeira Infância, mediante o compartilhamento de seus fundamentos, estratégias, realidade local, boas práticas e instrumentos de integração intersetorial.

(28/05/2019) Na semana do Brincar, de 27 à 31 de maio, às crianças e familiares que frequentam o Centro de Referência Pela Primeira Infância, participaram de diversas atividades e no Dia Mundial do Brincar, compareceram ao Parque Municipal Dom José, momento em que os participantes contaram com muita brincadeira, música e divertidas atividades em labirintos especialmente montados, expedições explorando à natureza e brincadeiras de roda, entre outras diversões.

(17/12/2019) Pensando em criar novas opções às crianças para brincadeiras e convívio com a família e com a comunidade, a Secretaria de Educação de Barueri, por intermédio do Centro de Referência pela Primeira Infância e em parceria com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, criou mais um importante espaço para realizar as atividades, a Praça da Primeira Infância, localizada ao lado do playground do Parque Municipal Dom José.

(13/02/2020) Secretários Municipais se reúnem no Centro de Referência pela Primeira Infância para traçar ações intersecretariais a favor da Primeira Infância. Nessa fase importantíssima são desenvolvidas a sociabilidade e as capacidades cognitivas do indivíduo. Se a criança recebe os estímulos necessários nos seus primeiros anos de vida, aumenta a probabilidade de ela se tornar um adulto equilibrado, produtivo e realizado.

(14/02/2020) Ao completar um ano de funcionamento, o Centro de Referência pela Primeira Infância comemorou grandes avanços e bons serviços prestados aos familiares e crianças atendidas pelo equipamento. Desde a sua inauguração, o centro soma 2.832 atendimentos, sendo 291 famílias e 307 crianças. A meta para o ano de 2020 é atingir 9 mil atendimentos.

(23/05/2020) Para celebrar a Semana Mundial do Brincar, que acontece entre os dias 23 a 29 de maio, o Departamento de Projetos Pedagógicos, em ação conjunta com o Centro de Referência Pela Primeira Infância, está unindo forças para incentivar e propagar por intermédio das atividades online, a relevância do brincar para o desenvolvimento infantil de forma a fomentar uma rede de proteção desse importante direito da criança.

(05/08/20) Com a participação dos representantes da Comissão, aconteceu a reunião virtual com a votação e a aprovação dos eixos temáticos que integram o PMPI.

28/10/20 Em analise do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o PMPI foi aprovado em Plenária Virtual, garantindo os direitos da Primeira Infância no município.

26/10/20 Entrega dos desenhos feitos pelas crianças do município pelo aluno Sergio Mariano Neto, da Maternal Maria José Damasceno para a Coordenadora da Educação Infantil. As ilustrações irão compor as páginas do documento do Plano Municipal pela Primeira Infância e fazem parte do momento de escuta onde as crianças puderam expressar seus desejos e sonhos para a infância no município .

27/10/20 Em plenária a Câmara Municipal de Barueri mencionou e apoiou o Plano Municipal pela Primeira Infância de Barueri. O decreto n. 9.237 foi sancionado pelo Prefeito no dia 05/11/20 e publicado no Diário Oficial da Cidade do dia 14/11/20

Veja mais...