Centro de Referência pela Primeira Infância de Barueri

Primeira Infância de Barueri

Primeira Infância é o período da vida que vai da gestação até os seis anos de idade. Esse conceito está registrado no Marco Legal da Primeira Infância, lei de 08 de março de 2016 que garante os direitos relacionados a essa etapa da vida. Essa fase também pode ser subdividida em duas partes: a primeira primeiríssima infância, que vai da gestação aos três anos de idade, e o período que se estende entre os 4 e 6 anos.


Essa fase é a mais importante da criança, pois é quando se desenvolvem a inteligência e a estrutura biopsicossocial necessárias para o sucesso na vida adulta.

Com atividades divertidas e brincadeiras que desenvolvem o cérebro e fortalecem vínculos familiares este processo faz com que a criança ganhe confiança, desenvolvimento e raciocínio, através da leitura, da convivência e de muitas descobertas.

A importância do começo...


Você sabia que aquela brincadeira de esconde-esconde com um paninho que todo bebê gosta, além de render boas risadas, causa uma verdadeira revolução na cabeça da criança, estimulando milhares de conexões entre os neurônios? E que, mesmo ainda na barriga da mãe, a criança já começa a aprender?

Estudos científicos de diversas áreas, como neurociência, psicologia do desenvolvimento e sobre os impactos de políticas públicas voltadas para a infância, têm apontado que o período de maiores possibilidades para a formação das competências humanas ocorre entre a gestação e o sexto ano de idade.

E mais: o que o bebê aprende no início da vida tem impactos profundos no futuro. É nessa fase, chamada primeira infância, que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais. São os anos mais ricos para o aprendizado.

A boa notícia é que é possível aproveitar essa janela de oportunidade, com potencial de impulsionar o desenvolvimento da criança e gerar impactos no destino dela, com pequenas mudanças de atitude. A primeira pode parecer singela, mas talvez seja uma das mais importantes: o olhar. Estabelecer o vínculo por meio da troca de olhares entre a mãe e a criança durante a amamentação, por exemplo, transmite segurança e sensação de amparo.

fonte:http://mds.gov.br/assuntos/crianca-feliz/crianca-feliz/a-primeira-infancia