Brincar livre

Brincar livre

O Brincar livre parti da curiosidade do interesse da criança através da vivência onde expressa suas múltiplas linguagens assim desenvolvendo sua percepção do mundo.

Embora possa parecer a brincadeira que menos promove desenvolvimento, porque a criança brinca de acordo com o seu interesse e curiosidade, esse tipo de brincadeira é muito enriquecedor e promove o desenvolvimento de várias habilidades, por meio da estimulação e experimentação multi experimental.

Como incentivar o brincar livre para uma criança


  • Deixar o ambiente livre, com mais espaços;

  • Oferecer brinquedos não estruturados, ou seja, objetos que inicialmente não são mas que podem vir a ser um brinquedo por exemplo: toalhas, potes, garrafas plasticas, colheres de pau, galhos e folhas;

  • Oferecendo o que não é obvio estimula e favorece a imaginação e criatividade da criança;

  • Deem tempo para a criança observar o espaço, os objetos e exercitar a criatividade. O brincar livre pode exigir um tempinho para acontecer de maneira fluída, como se a criança precisasse se desconectar do mundo em que vivemos para dar o significado a realidade que a cerca;

  • Permita que a criança se solte, evite interferências... observe como ela brinca e o mundo e situações que cria.

Brincar livre em contato com a natureza

Brincar livremente em contato com a natureza é um excelente estímulo sensorial. Sentir o cheiro da terra, a textura da grama, o quentinho do sol, o frescor da brisa, andar descalço, se sujar de lama, se molhar, sentir texturas diferentes usando o próprio corpo como brinquedo para realizar essas descobertas envolvendo a criança no meio em que vive, assim nossos pequenos poderão conhecer melhor o mundo ao seu redor. Aprendem sobre a multiplicidade da vida e seu valor, tornando-se entre tantas coisas, no futuro, um adulto que respeita o meio ambiente.

#SemanaDoBrincar:

“Ao brincar livremente, a criança se transporta para um mundo de possibilidades onde experimenta diversas situações, descobrindo e vivenciando novas sensações."