A turma do 7º ano A, professora Adelir salete Bohm, no conteúdo de História estudando a África, suas cores representando as florestas, deserto, seus animais, e representou as mesmas com mascaras característica de algumas tribos dos países da África Subsaariana, da África Central e Ocidental.
As mascaras são adereços utilizados em várias cerimonias e rituais, tem uma importância na religiosidade e espiritualidade destes povos, eles buscam uma conexão espiritual com seus deuses e ancestrais.
As mesmas são utilizadas nos ritos de passagem dos meninos para a vida adulta, em funerais, também para agradecer as boas colheitas, pedindo abundancia e prosperidade e também vitória nas guerras e conquistas.
As mascaras eram utilizadas inclusive para que os valores morais como humildade, perseverança, sabedoria, coragem e força fossem simbolizados.
A música escolhida para ser ouvida foi “Waka Waka” com a Shakira, mostrando a alegria e o futebol paixão de brasileiros e africanos e porque não mundial.
(Shakira - Waka Waka (This Time for Africa) (The Official 2010 FIFA World Cup™ Song)
https://www.youtube.com/watch?v=Hwd-UBAPu2Y)
Os alunos também puderam utilizar o sentido do tato ao segurar tecidos africanos a qualidade do tecido, a textura, as cores, os desenhos geométricos, como as capulanas, os kente, o turbante, as bijuterias, tudo muito colorido e único.
A professora Josiane Costa Durigon do 4º Ano A, abordou de modo simples, o significado do Dia Internacional da Mulher com as crianças o 4º ano. Desse modo, ressaltar o quão importante é a figura da mulher na sociedade. Sem contar que, em grande maioria, um de seus maiores espelhos é o da figura materna, ou seja, o de uma mulher.
Objetivos
Ressaltar a importância da mulher no funcionamento de uma sociedade e dos inúmeros papéis que ela assume em diferentes momentos.
Conscientizar as crianças das lutas realizadas pelas mulheres.
Valorizar a figura da mulher (mãe, vó, irmã, tia, prima, amiga etc.).
Capacitar a coordenação motora.
Aprimorar a imaginação e a criatividade.
Explorar o lúdico.
Em dias consecutivos criamos uma lembrancinha junto com os alunos para presentearem alguma mulher especial em sua vida, assim desenvolvendo a criatividade, a imaginação e a coordenação motora ao mesmo tempo. Também confeccionamos um cartão para ser entregue junto.
1º Momento: decidimos qual lembrança faríamos.
2º Momento: riscamos e cortamos os moldes da flor (folhas, pétalas, miolo...).
3º Momento: colamos e finalizamos a flor.
4º Momento: elaboramos um cartão para ser entregue junto.
5º Momento: exploração de revistas e confecção de 1 cartaz com a representatividade da mulher na sociedade.
O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Pensando neste assunto, as professoras Raquel e Simone das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, realizaram atividades voltados ao Dia da Mulher.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
As turmas foram reunidas no salão da escola, onde ambos foram distribuídos em um grande círculo, no centro foi disponibilizado uma caixa surpresa, com diferentes objetos que lembram a mulher e seu meio. Em seguida, aprendemos a música simplesmente mulher, e fizemos um o acróstico usando a palavra mulher;
Foi trabalhado poemas e a história -se a mulher fosse… (leitura e interpretação); em casa como tema, fizemos pesquisas sobre as mulheres da minha vida e mulheres em diferentes profissões;
Em artes foi usado a fruta preferida da mulher da nossa vida e fizemos uma salada de fruta, onde todos levaram uma prova para sua casa. Também foi confeccionado uma singela lembrancinha, com diferentes materiais. E finalizando com a releitura da obra de Di Cavalcanti - Mulheres com frutas, 1932.
Pensar, planejar, programar...
Com um olhar em um futuro próximo, narrando suas próprias narrativas os alunos do 4 ano B da prof Daiane Munhoz, realizaram a atividade, com intuito: O que eu espero da escola e professores para o ano letivo 2023 ?
Momento de alinhar sonhos, desejos e anseios , ao ar livre em um momento de diálogo os alunos trocaram experiências entre si e registram seus desejos para ao longo do ano buscarem seus objetos com parceria e comprometimento.
No dia 17 de março, os alunos dos 5° anos A e B,das professoras Gabriela e Mara, realizaram um passeio pelo município de Tapera afim de conhecer seus limites, localidades e rios que fazem limites com os municípios vizinhos. A manhã foi muito proveitosa e de muito estudo, pois reforçamos os pontos cardeais e colaterais, a confluência dos rios Colorado e Jacuí. Entendemos que quando o ensino é vivenciado torna-se mais proveitoso e próximo da criança.
Trabalhar com o tema identidade trás inúmeras reflexões e abordagens. A professora Carla Luiza Paludo da turma do 1º Ano A , pensando em desenvolver aulas mais significativas, onde os alunos sejam os protagonistas, lançou a proposta de um projeto voltado para a linha de tempo de cada aluno, como foi sua evolução: "eu sou assim". A proposta teve a participação dos pais na confecção de cartazes, contação de histórias, resgate de pertences( fotos, roupas, brinquedos, acessórios, chupetas, punhados de cabelo, dentes de leite, carteira de vacina, certidão de nascimento, identidade...) e muita mão na massa em sala de aula e fora dela, com a exploração do esqueleto no laboratório, de como é nosso corpo por dentro, cuidados do corpo por fora, higiene e alimentação. Utilizou-se dos computadores para auxiliar em desenhos e escritas e muitas brincadeiras para construção e percepção do quanto cada uma é importante para a família e para si mesmo.