Na tarde do dia 19 de julho as crianças dos 1°s anos A e B das professoras Carla Luiza Paludo e Silvana Scherer colocaram a mão na massa para confecção de massinha de modelar caseira. Participaram da elaboração e após usaram de muita criatividade em suas modelagens. Jeitinho gostoso de participar, imaginar, sentir, desenvolver a coordenação motora fina e a concentração, cores, formas, quantidades e a divisão. Durante a semana as crianças levaram para casa suas massinhas, concluindo a atividade.
A alegria de construir a própria massinha para brincar.
Cada grupo ganhou uma cor, após os ingredientes serem postos nas vasilhas, foi feita a mistura e todos colocaram as mãos na massa.
Dividir a massa em varias bolinhas de tamanhos iguais.
Cada grupo compartilhou sua cor.
Interação com os colegas da outra turma.
Estudar o corpo humano, suas partes e suas funções é maravilhoso, pois assim aprendemos um pouco sobre esta " máquina" maravilhosa que nos foi presenteado com o dom da vida e da sabedoria.
Além de ser o conteúdo proposto pela BNCC, também é muito interessante explorar e conhecer o funcionamento de alguns sistemas que o compõe. E, com objetivo de aprofundar e completar a parte teórica explorada em sala, os alunos do 5 º ano B da professora Mara Staudt, foram convidados a confeccionar alguns sistemas de nosso corpo.
Coube a cada grupo ou individualmente, selecionar qual parte ou sistema gostariam de expor.
A surpresa nas apresentações foi enorme porque tivemos a apresentação de excelentes trabalhos, q além de bem confeccionados eram ricos em explicações. Temos certeza que após todas as apresentações saímos mais conhecedores de nosso corpo e capazes de cuidarmos dele com mais atenção e carinho.
Apresentação aos colegas.
Apresentação aos colegas.
Apresentação aos colegas.
Apresentando aos colegas.
Dando forma ao sistema no Scratch Jr.
Desenho criativo no Scratch Jr.
Ensaio para apresentação.
Confecção do sistema.
Dentre os conteúdos de matemática do 4º ano, está os sólidos geométricos. Que, conforme a BNCC tem como habilidades:
EF02MA14: Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.
EF01MA13: Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
Dessa forma, ao decorrer do final de setembro e primeira quinzena de outubro, foi trabalhado no 4ºano B da professora Gabriela Pasinatto o conteúdo, também de forma prática, para que os alunos conseguissem identificar com facilidade as vértices, arestas e faces de cada figura.
As atividades práticas foram: construir os sólidos de papel e também construir os sólidos com gominhas/jujubas e palitos.
Considera-se essa uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças, alinhando teoria e prática e construindo memórias significantes na caminhada escolar de cada criança.