Mais do que encantar, dobrar papel é uma arte cultivada há séculos. Não precisa ser artista, mas para se ter habilidade, basta sua criatividade.
Nos dias 03/05 e 10/05,os alunos dos 5°anos "A" e "B" das professoras Andreia Seibel e Mara Staudt, realizaram uma atividade com dobraduras. Esta atividade foi desenvolvida pelos alunos do Curso Normal e orientada pela professora Sara Anghinoni. Os alunos fizeram dobraduras de cachorro, catavento, baleia entre outras. Importante ressaltar o resgate desta atividade, pois promove a interação, atenção, coragem e imaginação.
A Atividade foi desenvolvida pelas professoras dos 5º anos , juntamente com a professora de Artes e alunos do Curso normal. O objetivo era resgatar o gosto pelas dobraduras e estimular habilidades e muita imaginação.
O Instituto Imaculada no dia 05 de maio de 2022, deu inicio ao projeto "Ondas de Gentilezas", com uma ação concreta realizada pelas turmas dos 1º anos iniciais do Ensino Fundamental das professoras Carla Luiza Paludo e Silvana Scherer.
Como primeira atividade, realizaram uma visita ao Lar do Idoso José e Rosalina Koehler de Tapera - RS, onde as crianças juntas com os idosos, concretizaram "trocas de afetos", através de uma tarde animada, com cantorias, declamações de poesias, danças, abraços carinhosos que, com certeza, fizeram daquele momento único e capaz de acalentar os corações daquelas pessoas, bem como de nossos crianças.
A semana do Scratch no Instituto Imaculada ocorreu entre os dias 19 a 27 de maio de 2022. Foi realizado um encontro de exploração com os professores dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental e, durante a semana, com os alunos desta etapa, que na oportunidade devenvolveram seus trabalhos desplugados conforme o tema proposto "ONDAS DE GENTILEZA, INCLUSÃO E EQUIDADE". No dia do Scratch Day na escola, os alunos tiveram a oportunidade de produzirem seus trabalhos de forma plugada. Foram inumeros projetos produzidos pela galerinha que amou o Scratch. Com certeza, o projeto continuará sendo desenvolvido pela escola.
"Onde se planta a gentileza, floresce o carinho, a atenção, o respeito e frutifica o exemplo!!! Marilene Branquinho
O brinquedo confeccionado como reciclagens, além de ajudar a preservar o meio ambiente, contribui para o desenvolvimento da criatividade da criança do seu pensamento crítico e do aprendizado em relação ao desperdício ou consumo exagerado. Atividade realizada durante o mês de maio, pela professora Simone Loreni Lira da turma do 2º ano B do Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada.
Um dos temas estudados pelos 3ºs Anos, no mês de maio, foi o Som. Diversas atividades foram realizadas pelas professoras Maiara Brandão e Junara de Oliveira Dalpian, a fim de que o assunto não ficasse “distante” para os alunos. Nessas vivências surgiu a ideia de criar instrumentos musicais com material reciclável. Para isso, cada aluno fez o seu instrumento, que deveria, além de ser de material reciclável, produzir de fato algum tipo de som. Na entrega do instrumento explicaram com o que foi feito e demonstraram o som produzido. Em seguida, os instrumentos foram usados para acompanhar músicas infantis cantadas com as crianças. Depois disso, em ocasiões em que foi trabalhado com música (Dia do Meio Ambiente, Dia do Estudante…) novamente os instrumentos entraram em ação para acompanhar o canto. Há muito o que aprimorar quanto ao ritmo e harmonia, porém todos os alunos envolvidos gostaram muito da atividade e divertem-se cada vez que usam os seus instrumentos. Além disso, mais uma vez pudemos por em prática a ideia de reutilizar materiais.
Turma da professora Junara
Turma da professora Maiara
Explorando Sentimentos.
Segundo a professora infantil Amanda Rebello “Conseguir identificar e entender suas próprias emoções e sentimentos contribui para que a criança se desenvolva de forma íntegra. Quando os sentimentos são reconhecidos e entendidos, facilitam o campo das relações com o outro e consigo mesmo”. Existem diversas maneiras de exercitar esse reconhecimento e estimular as crianças a pensarem a respeito de suas emoções. Partindo da história “O Mágico de OZ”, onde os personagens “espantalho” e “boneco de lata” necessitavam de cérebro, coração para serem completos e demonstrar emoções e sentimentos, foi possível sensibilizar e envolve-los na atividade prática, onde cada aluno construiu seu boneco para colocar sentimentos. Foi uma atividade bastante produtiva, todos gostaram e conseguiram expressar o que sentiam.
A atividade foi desenvolvida durante o mês de maio, pela turma do 2º ano A da professora Leticia Sander.