Gestão de Indicadores Educacionais

A Gestão de Indicadores da SMED atua, com atenção especial, aos indicadores educacionais existentes, bem como à criação de novos índices que auxiliam no reconhecimento da realidade escolar. O uso de evidências visa às ações dos gestores das diferentes esferas, oferecendo-lhes ferramentas com informações consolidadas que podem balizar a tomada de decisões em direção à qualificação do sistema educacional e das unidades escolares. Nossa equipe busca, também, fomentar a cultura da avaliação, no sentido de olhar para os resultados como indicadores de planejamentos e de trajetórias do trabalho pedagógico, auxiliando, assim, na formulação de planos e metas que promovam a equidade e a qualidade no aprendizado.


Contatos:

E-mail: gestaodeindicadores@portoalegre.rs.gov.br

Telefone: 3289.1830

Curso de elaboração de instrumentos de avaliação.pdf

Painel de Gestão para EMEFS

Público alvo:

Gestores escolares e equipe técnica da SMED.


Objetivos:

  • Incentivar o uso de Indicadores Educacionais na prática de gestão escolar, de forma que as informações possam balizar uma melhor tomada de decisões.

  • Fomentar a cultura da avaliação escolar interna e externa, no sentido da utilização dos seus resultados para indicar planejamentos e trajetórias de trabalho pedagógico, bem como formulação de planos e metas para a escola.


Características:

  • A fonte de dados do Painel de Gestão tem de três tipos principais de planilhas: do INEP, de softwares da SMED (Ronda, Ergon, SIE) e de diferentes setores da SMED.

  • Apresenta dados consolidados de 2019* e outros de 2021, com atualização em tempo real.

  • Contempla números de matrículas por etapa, indicadores do INEP, informações sobre beneficiários de programas sociais (Bolsa Família e Vou à Escola), dados financeiros, de prestação de contas e de RH (formação e quadro docente da escola);

  • Permite a visualização gráfica através de ferramenta gratuita, o Google Data Studio.



*Tendo em vista o contexto pandêmico, e o IDEB ocorrer a cada dois anos, optamos por apresentar informações já consolidadas de 2019 e outras atualizadas de 2021.